RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


A Nova Msica Clssica Para Piano
Stamp

SuperStar: reality show global fracassa em audiência, mas deixa pequeno legado

Por Igor Miranda
Fonte: IgorMiranda.com.br
Postado em 11 de julho de 2014

O "SuperStar" estreou no começo de abril com um objetivo complicado, mas evidente: substituir o "The Voice Brasil" quando está fora de temporada. A proposta do "SuperStar" é trabalhar com bandas, enquanto o "The Voice" é destinado a cantores. Além disso, a TV Globo queria aproveitar o hype em torno de Fernanda Lima, reverenciada dentro e fora do Brasil por, involuntariamente, seduzir os marmanjos em eventos ligados à Federação Internacional de Futebol (Fifa).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

O programa também seria um dos primeiros - ou provavelmente o primeiro - da televisão brasileira a contar com interatividade apenas por meio de dispositivos móveis. A votação acontece por meio de smartphones, em um sistema que, curiosamente, deu problema logo no primeiro dia de audições.

Assistir vídeo no YouTube

Tinha tudo para dar certo. Mas passou longe disso. "SuperStar" enfrentou baixos índices de audiência e vai passar por mudanças na próxima edição. A primeira deve ser o dia: será transmitido às terças-feiras e não aos domingos, de acordo com informações do colunista Flávio Ricco. Outras, mais estruturais, devem ser anunciadas posteriormente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Apesar dos jurados do "The Voice Brasil" forçarem bastante a barra, eles têm um pouco de carisma. Já o júri do "SuperStar", composto por Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Fábio Jr e Ivete Sangalo, deixa a desejar em diversos campos. Os principais são a falta de carisma e de objetividade nas análises.

Assistir vídeo no YouTube

Para quem não está ambientado a ouvir termos técnicos e jargões da área musical, "SuperStar" pode soar confuso. "Riffs", "licks", "ganchos" e "oitavas" são alguns dos termos utilizados pelos jurados, que não conseguem passar a informação de forma objetiva ao público. E mesmo com vocabulário segmentado, o júri não sai do lugar comum nas análises. Basicamente, falam a mesma coisa várias vezes. Esse problema melhorou um pouco ao longo do reality, mas dificilmente será eliminado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Muitas análises, aliás, evidenciaram o cantor e deixaram a banda de lado. Ou seja, em diversos momentos, a sensação era a de que o importante mesmo era o cantor, como no "The Voice Brasil". Até mesmo a produção do reality show deixa os grupos em escanteio, pois, com exceção dos vocais, tudo é gravado anteriormente. Ou seja: os instrumentistas fingem que tocam, enquanto o som rola. É tudo playback, exceto pelas vozes. Soa falso, engessado e pouco autêntico.

Assistir vídeo no YouTube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

"SuperStar" deixa um legado positivo em relação à motivação, para que bandas invistam em trabalhos próprios, busquem profissionalização e tenham, de fato, uma brecha para estarem disponíveis a um grande público. A TV Globo disponibiliza, com este reality show, um espaço raríssimo com tamanha amplitude e em cadeia nacional.

Os espectadores do "SuperStar" ainda não estão preparados para canções de autoria própria dos grupos em um reality show do gênero. A queridinha Move Over deixou o programa às vésperas da final por uma música própria não ter convencido, enquanto que, nos covers, ocupava sempre as primeiras posições nas votações. Mas não deixa de ser uma proposta interessante - até porque, com muito talento, a banda Malta convenceu (e venceu) com muitos sons próprios. Aos poucos, o público pode ser "reeducado".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Espero que todas as bandas participantes do "SuperStar", bem como a próxima edição do programa, tenham sucesso. O Brasil precisa disso.

Assistir vídeo no YouTube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.
Mais matérias de Igor Miranda.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS