Chris Cornell e Jimmy Page: discutindo sobre o fenômeno do Led Zeppelin
Por Andre Damas
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 18 de novembro de 2014
Jimmy Page, guitarrista e arquiteto sonoro do imortal LED ZEPPELIN, recentemente voltou a ser ouvido em todos as rádios onde os satélites americanos alcancem ao conceder entrevista para o Late Show With David Letterman, mas foi na noite passada – mais precisamente no palco do teatro no Ace Hotel, no centro de Los Angeles – que ele encontrou, talvez, o entrevistador mais simpático possível: Chris Cornell, o guitarrista e vocalista das influenciadamente zeppelianas SOUNDGARDEN e AUDIOSLAVE.
Ele, Page, é autor de um livro, também chamado Jimmy Page, que minuciosamente deixa tudo às entre linhas justamente por não conter muitas linhas: o registro, lançado em edição limitada, é quase todo fotográfico, com poucas legendas e, portanto, poucas explicações. Foi focando nisso que ele, Cornell, arrancou algumas informações à respeito das fotos que pouco dizem de Page.
"De todos os registros que já fiz, eu não acho que eu tenho feito um com fitas", salientou Cornell quando a dupla se flagrou olhando para uma famosa foto do ZEPPELIN na pista de um aeroporto, adornados com colares havaianos e segurando as caixas que continham as fitas para o que resultaria no disco Led Zeppelin II. Mas isso era só um detalhe que distingue o LED ZEPPELIN do SOUNDGARDEN e de milhares de outras bandas. Como o álbum foi gravado em diversos estúdios americanos em 1969 e, portanto, as fitas estavam sempre em mãos do grupo, Page teve autonomia para corrigir os erros de sua banda passada, o YARDBIRDS, que não produziu singles que também fossem compactados em álbuns. Daí surgiu a famosa aversão do LED por singles. "O disco todo foi gravado e, em seguida, foi levado para a gravadora. É por isso que nós fomos capazes de dizer: 'nada de singles'", comentou Page.
Entre as muitas fotos conhecidas, como esta do aeroporto, também há as desconhecidas (ou pouco divulgadas, como queiram), com explicações igualmente íntimas do guitarrista para Chris. Contando ainda com bem-vindas fotos registradas pelos amigos Ian Stewart (tecladista dos ROLLING STONES) e Linda McCartney (ex-esposa de PAUL MCCARTNEY), o livro pode ser considerado um item de colecionador.
Mais fragmentos do bate-papo entre Page e Cornell, ainda não disponível em áudio, estão disponíveis no link abaixo (em inglês).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
O guitarrista do próprio país que The Edge acha que todo mundo deveria agradecer
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Rob Halford não sabe como Judas Priest sobreviveu às gravações de "Screaming for Vengeance"
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
O motivo pelo qual Slash não quer saber de filme sobre o Guns N' Roses
A letra que fez Hammett e Hetfield, do Metallica, chorarem
Bruce Dickinson: Use Your Illusions? Aquele formato é uma bosta!


Quem é o homem carregando o feixe de galhos que está na capa do "Led Zeppelin IV"
As duas maiores performances de John Bonham no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Mansão que pertenceu a Aleister Crowley e Jimmy Page será aberta ao público
O bluesman que tirava Jimmy Page do sério; "Só de lembrar, eu fico arrepiado"
O veterano do metal industrial que deixou de sair com uma garota pra virar babá do Led Zeppelin
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A música do Led Zeppelin IV que Jimmy Page disse que não dava para reproduzir
Led Zeppelin e a fala que Robert Plant tem vergonha mas não tem como apagar da história
Bruce Dickinson: com escolha inusitada, ele lista os 3 cantores que são a base do metal



