Chris Cornell e Jimmy Page: discutindo sobre o fenômeno do Led Zeppelin
Por Andre Damas
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 18 de novembro de 2014
Jimmy Page, guitarrista e arquiteto sonoro do imortal LED ZEPPELIN, recentemente voltou a ser ouvido em todos as rádios onde os satélites americanos alcancem ao conceder entrevista para o Late Show With David Letterman, mas foi na noite passada – mais precisamente no palco do teatro no Ace Hotel, no centro de Los Angeles – que ele encontrou, talvez, o entrevistador mais simpático possível: Chris Cornell, o guitarrista e vocalista das influenciadamente zeppelianas SOUNDGARDEN e AUDIOSLAVE.
Ele, Page, é autor de um livro, também chamado Jimmy Page, que minuciosamente deixa tudo às entre linhas justamente por não conter muitas linhas: o registro, lançado em edição limitada, é quase todo fotográfico, com poucas legendas e, portanto, poucas explicações. Foi focando nisso que ele, Cornell, arrancou algumas informações à respeito das fotos que pouco dizem de Page.
"De todos os registros que já fiz, eu não acho que eu tenho feito um com fitas", salientou Cornell quando a dupla se flagrou olhando para uma famosa foto do ZEPPELIN na pista de um aeroporto, adornados com colares havaianos e segurando as caixas que continham as fitas para o que resultaria no disco Led Zeppelin II. Mas isso era só um detalhe que distingue o LED ZEPPELIN do SOUNDGARDEN e de milhares de outras bandas. Como o álbum foi gravado em diversos estúdios americanos em 1969 e, portanto, as fitas estavam sempre em mãos do grupo, Page teve autonomia para corrigir os erros de sua banda passada, o YARDBIRDS, que não produziu singles que também fossem compactados em álbuns. Daí surgiu a famosa aversão do LED por singles. "O disco todo foi gravado e, em seguida, foi levado para a gravadora. É por isso que nós fomos capazes de dizer: 'nada de singles'", comentou Page.
Entre as muitas fotos conhecidas, como esta do aeroporto, também há as desconhecidas (ou pouco divulgadas, como queiram), com explicações igualmente íntimas do guitarrista para Chris. Contando ainda com bem-vindas fotos registradas pelos amigos Ian Stewart (tecladista dos ROLLING STONES) e Linda McCartney (ex-esposa de PAUL MCCARTNEY), o livro pode ser considerado um item de colecionador.
Mais fragmentos do bate-papo entre Page e Cornell, ainda não disponível em áudio, estão disponíveis no link abaixo (em inglês).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps