Chris Cornell e Jimmy Page: discutindo sobre o fenômeno do Led Zeppelin
Por Andre Damas
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 18 de novembro de 2014
Jimmy Page, guitarrista e arquiteto sonoro do imortal LED ZEPPELIN, recentemente voltou a ser ouvido em todos as rádios onde os satélites americanos alcancem ao conceder entrevista para o Late Show With David Letterman, mas foi na noite passada – mais precisamente no palco do teatro no Ace Hotel, no centro de Los Angeles – que ele encontrou, talvez, o entrevistador mais simpático possível: Chris Cornell, o guitarrista e vocalista das influenciadamente zeppelianas SOUNDGARDEN e AUDIOSLAVE.
Ele, Page, é autor de um livro, também chamado Jimmy Page, que minuciosamente deixa tudo às entre linhas justamente por não conter muitas linhas: o registro, lançado em edição limitada, é quase todo fotográfico, com poucas legendas e, portanto, poucas explicações. Foi focando nisso que ele, Cornell, arrancou algumas informações à respeito das fotos que pouco dizem de Page.
"De todos os registros que já fiz, eu não acho que eu tenho feito um com fitas", salientou Cornell quando a dupla se flagrou olhando para uma famosa foto do ZEPPELIN na pista de um aeroporto, adornados com colares havaianos e segurando as caixas que continham as fitas para o que resultaria no disco Led Zeppelin II. Mas isso era só um detalhe que distingue o LED ZEPPELIN do SOUNDGARDEN e de milhares de outras bandas. Como o álbum foi gravado em diversos estúdios americanos em 1969 e, portanto, as fitas estavam sempre em mãos do grupo, Page teve autonomia para corrigir os erros de sua banda passada, o YARDBIRDS, que não produziu singles que também fossem compactados em álbuns. Daí surgiu a famosa aversão do LED por singles. "O disco todo foi gravado e, em seguida, foi levado para a gravadora. É por isso que nós fomos capazes de dizer: 'nada de singles'", comentou Page.
Entre as muitas fotos conhecidas, como esta do aeroporto, também há as desconhecidas (ou pouco divulgadas, como queiram), com explicações igualmente íntimas do guitarrista para Chris. Contando ainda com bem-vindas fotos registradas pelos amigos Ian Stewart (tecladista dos ROLLING STONES) e Linda McCartney (ex-esposa de PAUL MCCARTNEY), o livro pode ser considerado um item de colecionador.
Mais fragmentos do bate-papo entre Page e Cornell, ainda não disponível em áudio, estão disponíveis no link abaixo (em inglês).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
Por que o hino beneficente do heavy metal não pegou, segundo Regis Tadeu
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
Por que Yngwie Malmsteen não é tão difícil quanto dizem, segundo Zakk Wylde
A atitude de Sting que deixava Stewart Copeland e Andy Summers sem espaço
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Cinco músicas "lado b" do Black Sabbath que todos deveriam ouvir ao menos uma vez
A sincera opinião de Regis Tadeu sobre o maestro Andre Matos
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters não tocaria nem por 1 milhão: "Tá de sacanagem, né?"

Os 50 melhores discos ao vivo dos anos 70 segundo a Spin; Led Zeppelin ficou longe do topo
O show de Eric Clapton que impressionou Jimmy Page e terminou com os dois tocando juntos
O clássico do Led Zeppelin que levou quase 30 anos para entrar nas paradas britânicas
A reação de Robert Plant do Led Zeppelin ao ouvir Mark Tremonti cantando Frank Sinatra
As cinco músicas mais experimentais gravadas pelo Led Zeppelin
Pete Townshend (The Who) admite que só foi gostar de Led Zeppelin recentemente
A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A briga violenta que fez com que Senadores tentassem proibir a entrada do Led nos Estados Unidos
O disco que deixou Ozzy Osbourne de queixo caído antes mesmo da estreia do Black Sabbath
Led Zeppelin: O lendário e estranho encontro da banda com Elvis Presley
Porque Ian Gillan acha o Black Sabbath mais importante do que o Led Zeppelin e o Deep Purple



