Além do Rammstein: destaques da cena musical alemã recente - parte 2
Por Karen Batista
Fonte: Alternativo Alemão
Postado em 28 de maio de 2015
Prosseguindo com a série sobre os destaques recentes da cena alternativa alemã, que estreou com EISBRECHER, MAERZFELD e LORD OF THE LOST, mais três bandas que estão em alta por lá atualmente serão apresentadas ao público brasileiro nesta matéria.
Só uma ressalva antes: esta série em particular é sobre as bandas que têm feito sucesso ou estão em ascensão ATUALMENTE na cena alternativa da Alemanha. Vários leitores perguntaram da outra vez sobre várias outras bandas, e o fato é que algumas das bandas citadas não estão em destaque exatamente agora. Além do que a série será dividida em vários artigos com três bandas cada, e que bandas fora do escopo desta série podem, eventualmente, entrar para uma outra série de artigos. Então, pra quem não viu sua banda preferida aí, calma que uma hora falo dela! ;-)
Dito isto, a série de hoje começa com o UNZUCHT. Com um nome que singelamente significa "fornicação" (pronuncia-se como "untzurrrt"), o Unzucht é uma das bandas que mais tem se destacado ultimamente na cena alternativa alemã, misturando dark rock com elementos industriais.
Contudo, eles o fazem em um estilo muito próprio, que o distingue de outras bandas sob o mesmo rótulo - além de criar um interessante contraste entre o vocal mais melódico e emotivo de Daniel Schulz e os vocais mais agressivos do guitarrista Daniel De Clercq (também responsável pelos elementos eletrônicos no som da banda). A banda conta ainda com o baixista Alex Blaschke e o baterista Toby Fuhrmann. Atualmente os rapazes estão em turnê de promoção de seu atual álbum, "Venus Luzifer", em referência à bela, misteriosa e demoníaca personagem do intenso clipe de "Unendlich":
Para os fãs de Neue Deutsche Härte, o trabalho dos berlinenses do OST+FRONT é um prato cheio, com todas as características do gênero: metal pesado com elementos eletrônicos, vocal grave mais falado que cantado, estética militar, macabra e agressiva e apelo forte ao shock value (com direito a clipe pornô BDSM e música sobre canibalismo, respectivamente ‘Ich liebe es" e "Denkelied", esta última sobre o serial killer Karl Denke, "o canibal de Ziebice").
Mas o grande diferencial do OST+FRONT está no conceito criado por Patrick Lange, seu idealizador, compositor, único músico de estúdio (embora ao vivo conte com integrantes fixos) e vocalista, sob a persona "Herrmann Ost+Front". A banda foi idealizada como uma espécie de musical, em que são contadas diferentes histórias sobre a perversidade humana, com letras em várias camadas de interpretação e compreensão. Atualmente, Patrick -- que também é percussionista no OOMPH! sob o nome artístico Okusa e acaba de fundar um grupo de música medieval, o NORDHAMMER -- trabalha no terceiro álbum de estúdio da banda.
E por fim, algo bem diferente: eis MEINHARD, o "alquimista sonoro". Não é à toa que o homem assim se intitula: o som do cara, difícil de rotular, mistura os mais refinados dos elementos sonoros e estéticos do dark rock, do goth pop e do dark cabaret.
O trabalho do músico Meinhard von Falkenberg ganhou visibilidade especial neste ano ao ser o ato de abertura da última turnê do incensado BLUTENGEL. Atualmente, Meinhard trabalha em um novo álbum - seu terceiro, sucessor de "Alchemusic I - Solve" e do temático ‘Beyond Wonderland", obviamente inspirado na obra-prima de Lewis Carroll.
Alguém já conhecia/curtia essas bandas? Se ainda não, o que acharam? Quais suas preferidas? E claro, se quiserem ler sobre mais bandas da cena, fiquem no aguardo de mais artigos desta série (e de outras futuras séries, por que não?) e sigam a página Rock, Metal e Alternativo Alemão no Facebook abaixo.
https://www.facebook.com/RockMetalAlternativoAlemao
Além do Rammstein - Destaques da cena musical alemã recente
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps