Além do Rammstein: destaques da cena musical alemã recente - parte 5
Por Karen Batista
Postado em 27 de junho de 2021
Atualmente trabalhando em músicas inéditas ainda sem previsão de lançamento, o RAMMSTEIN continua sendo a banda de idioma alemão mais conhecida ao redor do mundo, e tudo indica que assim se manterão por muitos anos.
No entanto, várias outras bandas de idioma alemão têm se destacado tanto por álbuns elogiados pela crítica especializada como por shows lotados (antes da pandemia, evidentemente), além de uma base de fãs crescente na Alemanha e fora dela.
Nesta matéria — a quinta de uma série — mais três bandas alemãs serão recomendadas ao público brasileiro.
A primeira delas é o HELDMASCHINE.
Formada em 2011 na cidade de Coblença, a banda faz um som bastante característico do movimento musical Neue Deutsche Härte, a "Nova Dureza Alemã" — do qual o Rammstein foi o mais famoso expoente, atingindo fama internacional — com um som que mescla diferentes subgêneros do metal (como industrial, groove e alternativo) a elementos eletrônicos.
Atualmente, sua formação consiste em René Anlauff (vocal), Marco Schulte (baixo), Dirk Oechsle (bateria), Tobias Kaiser e Eugen Leonhardt (guitarras e vocais de apoio).
Para acompanhar as novidades sobre o Heldmaschine, siga a banda aqui.
A segunda banda de hoje, para trazer algo completamente diferente, é o DARTAGNAN.
Criado em Nuremberg no ano de 2015 e obviamente inspirado pelo personagem homônimo da obra "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas, o dArtagnan é um trio de folk rock formado pelo vocalista e multi-instrumentista Ben Metzner (que os fãs do metal medieval alemão poderão reconhecer como o Prinz Richard Hodenherz III do FEUERSCHWANZ) e o guitarrista Tim Bernard como membros fundadores, além do violinista Gustavo Strauss (que substituiu Felix Fischer, da formação original), e que tem como lema "Grandes feitos, heroísmo e belas mulheres. Existe coisa melhor?".
Para acompanhar o trabalho do dArtagnan, siga a banda no Facebook aqui.
E por último, uma banda que já fez de tudo um pouco em seus 25 anos de carreira, do medieval e do folk ao metal industrial e ao rock gótico: o LETZTE INSTANZ.
Fundada em Dresden em 1996, a banda flertou com praticamente todos os gêneros e subgêneros da cena alternativa alemã, tendo a presença do violino e do violoncelo (a cargo, respectivamente, de M. Stolz e Benni Cellini) como diferencial em todas as suas fases; não é à toa que, em vez de se apegar aos rótulos tradicionais, o Letzte Instanz prefere se descrever meramente como uma banda de "violin rock".
Outro aspecto distinto na sonoridade da banda é a voz marcante do vocalista Holly Loose. A formação atual também conta com Bernie Geef na guitarra, Michael Ende no baixo e Andy Horst na bateria.
Para acompanhar o trabalho do Letzte Instanz, basta seguir a banda no Facebook, aqui.
Finalmente, para conhecer outras bandas alemãs recomendadas nesta seção, confira as matérias anteriores.
Além do Rammstein - Destaques da cena musical alemã recente
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps