Além do Rammstein: destaques da cena musical alemã recente - parte 6
Por Karen Batista
Postado em 01 de agosto de 2023
Desde os anos 90, o RAMMSTEIN é uma das bandas alemãs de maior renome internacional e, apesar dos percalços recentes, tudo indica que assim se manterá.
No entanto, várias outras bandas do país têm se destacado na cena local e merecem um reconhecimento também do público internacional. Por isso, nesta matéria — a sexta de uma série — mais três bandas alemãs serão recomendadas ao público brasileiro.
A primeira delas é o ANTITYPE.
Repaginando influências sonoras do rock alternativo dos anos 90 e 2000 — incluindo SOUNDGARDEN, LINKIN PARK e RAGE AGAINST THE MACHINE — com uma pegada moderna e aliando letras profundas e emotivas a um instrumental pesado e melodias cativantes, o ANTITYPE foi formado em 2022 por músicos talentosos e experientes: o vocalista Andreas Ohnhaus, o baixista Christian Hon Adameit, o baterista Jörn Schwarzburger e o guitarrista Rupert Keplinger.
O quarteto lançou seu álbum de estreia no ano passado, que você pode conferir aqui.
Além de estar a cargo das 6 cordas, da composição e da produção, Rupert já teve outro de seus projetos em destaque nesta coluna — o EISBRECHER — e também é o baixista da segunda recomendação desta matéria: o UNIVERSUM25.
Outro nome de destaque na formação é o vocalista Michael Robert Rein, notório por seu trabalho no IN EXTREMO. Os guitarristas Pat Prziwara e Gunnar Schroeder, além do baterista Alex Schwers, completam o quinteto.
O som característico do UNIVERSUM25 é uma mistura poderosa de riffs enérgicos, elementos eletrônicos atmosféricos e letras incrivelmente francas sobre o nosso mundo cada vez mais distópico. O resultado é uma experiência musical intensa e catártica, que desafia o status quo e convida os ouvintes a refletirem sobre as questões urgentes de nosso tempo.
Recentemente, a banda lançou seu álbum de estreia, que pode ser ouvido aqui.
E finalmente, a terceira recomendação: o A LIFE DIVIDED.
Formado por outro integrante do EISBRECHER — o guitarrista Jürgen Plangger, que aqui assume o cargo de vocalista — além de Tony Berger (guitarra), Tobias Egger (baixo) e Manuel Di Camillo (bateria), o A LIFE DIVIDED tem sido uma presença constante nas paradas musicais alemãs com seu metal alternativo diferenciado e, ainda assim, acessível.
Com vinte anos de estrada, a banda lançou seu quinto álbum de estúdio ainda neste mês de julho, disponível para audição aqui:
Para conhecer as bandas recomendadas anteriormente nesta série, confira as matérias anteriores abaixo.
Além do Rammstein - Destaques da cena musical alemã recente
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
Dave Mustaine diz que ex-integrantes não participarão da última tour do Megadeth
Rafael Bittencourt relembra sofrimento íntimo com Clorox no lugar indevido
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Tarja Turunen explica porque é difícil para ela ouvir os primeiros álbuns do Nightwish
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
O clássico do Sepultura que traz a mesma nota repetida inúmeras vezes
Além do Rammstein: destaques da cena musical alemã recente - parte 4
Sexo e rock n' roll; banda grava e vende pornô para bancar despesas
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
O que os fãs de rock e suas vertentes pedem para beber em um bar?
Regis Tadeu explica por que shows do Metallica são melhores que shows do Iron e Kiss
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
Prostitutas: As mais famosas e devassas do cenário Rock - Parte 1


