O guitarrista que foi chamado para os Stones por Mick Jagger mas rejeitado por Keith Richards
Por Bruce William
Postado em 09 de março de 2025
Quando Mick Taylor deixou os Rolling Stones em 1974, a banda enfrentou dificuldades para encontrar um substituto à altura. O grupo testou diversos guitarristas antes de escolher Ronnie Wood, que permanece na formação até hoje. Entre os músicos considerados estava Harvey Mandel, um experiente guitarrista norte-americano que já havia tocado com Canned Heat, Charlie Musselwhite e John Mayall, além de ter uma carreira solo consolidada.
Rolling Stones - Mais Novidades
Mandel foi convidado diretamente por Mick Jagger para se juntar à banda em sessões de gravação na Alemanha. Em entrevista à Guitar World com recorte do Ultimate Guitar, ele relatou que recebeu uma ligação inesperada no meio da noite e, inicialmente, achou que era uma brincadeira. "Era o Mick Jagger ao telefone, me chamando para ir à Alemanha. Ele não mencionou nada sobre audição para entrar nos Stones, apenas queria que eu gravasse com eles." No dia seguinte, o guitarrista pegou um voo e se juntou à banda no estúdio.
Durante as sessões para o álbum "Black and Blue" (1976), Mandel gravou partes de guitarra em faixas como "Hot Stuff" e "Memory Motel." No entanto, apesar da empolgação de Jagger, o guitarrista logo percebeu que não tinha o apoio de Keith Richards. Segundo Mandel, a postura de Richards foi fria desde o primeiro momento, ao contrário da recepção calorosa de Jagger e dos demais membros da banda. "Keith não me cumprimentou, não apertou minha mão. Ele ficou distante e não parecia muito receptivo."
A relação distante entre Mandel e Richards pode ter sido um dos fatores decisivos para sua não inclusão no grupo. Pouco tempo depois, Ronnie Wood apareceu no estúdio, e a preferência de Richards ficou clara. "O Mick queria que eu ficasse, mas Keith queria Ronnie Wood. E, no fim das contas, foi a palavra de Keith que valeu." Richards e Wood já tinham uma longa amizade, o que pesou na decisão final.
Apesar da situação, Mandel não guarda ressentimentos em relação à banda, elogiando especialmente a forma como Charlie Watts e Bill Wyman o trataram. "Eles tinham meus discos, foram muito gentis e respeitosos comigo." Ainda assim, ele acredita que poderia ter sido o novo guitarrista dos Stones caso a escolha dependesse apenas de Jagger. "Se não fosse pelo Keith, eu teria ficado."
A história de Harvey Mandel com os Rolling Stones mostra como, além do talento musical, fatores como afinidade e relações pessoais desempenham um papel crucial em grandes bandas. No fim, a decisão de Richards prevaleceu, e Ronnie Wood se tornou o parceiro definitivo de guitarra nos Stones. Enquanto isso, Mandel seguiu sua trajetória no blues e no rock, deixando sua marca em diversas gravações do gênero.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Guitarrista diz que novo álbum do Soundgarden terá "canções de ninar psicodélicas"
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Guitarrista do Every Time I Die morre durante evento de wrestling
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
A música que Mark Knopfler gravou em uma guitarra barata e diz ter feito "tudo errado"
Guitarrista Tommy Thayer confirma que o Kiss gravou uma nova música
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
A canção do Metallica que fala sobre a saída de Jason Newsted
Pixies confirma show em São Paulo para abril de 2027


O lendário guitarrista que Keith Richards esnobou: "Não me impressiona…"
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
O Rolling Stone que quase estragou uma das maiores gravações de Jimi Hendrix
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
A banda dos anos sessenta com a qual Mick Jagger odiava ser confundido; "é uma merda"
O megahit dos Rolling Stones de 1981 que Keith Richards mandou apagar da fita
Os dois cantores de soul que Mick Jagger declarou que tentou imitar
O músico que foi demitido dos Rolling Stones por ser considerado feio demais
A lenda da música que agradeceu a Deus por ter caído nas graças de Clapton e Richards
Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone
A opinião de Sting em 1985 sobre David Bowie, Mick Jagger, Michael Jackson e Prince


