Metal: entrevistadas opinam sobre o papel da mulher na cena
Por Carlos Garcia
Fonte: Site Road to Metal
Postado em 29 de julho de 2015
A ideia desta matéria realizada pelo site Road to Metal (devidamente batizada "Maidens of Metal", também aproveitando o trocadilho com "Made of Metal) surgiu em março, no clima do mês da Mulher e do Dia Internacional das Mulheres, foi cogitado realizar um artigo especial, então foram colhidos e compilados depoimentos de algumas mulheres atuantes na cena Metal e Rock Pesado, buscando entrevistadas em diversos países, algumas mais experientes, outras que estão com uma carreira já em consolidação e outras ainda buscando espaço, para saber a opinião delas quanto ao papel hoje da mulher nessa cena, antes dominada pelo sexo masculino e também sobre os rótulos de "Female Fronted Band".
Antes, as raras pioneiras penavam com a discriminação e falta de apoio, mas buscaram seu lugar e conquistaram respeito, e hoje, elas estão em praticamente todas as área desta "indústria musical".
Confira alguns trechos abaixo:
"Eu acho que é importante para as mulheres no Metal não se preocuparem com os estereótipos, ou em encaixar em determinado papel ou movimento, e se concentrar apenas em realizar sua visão pessoal como artista. " London Wilde (Vocalista/Produtora - WildeStarr - EUA)
"Hoje as mulheres tentam contribuir com sua parcela a sério neste negócio... e seu objetivo é combinar sua ternura natural e poder... criar beleza e ser firme." Daria Piankova (Guitarrista – Concordea – Rússia)
"A mulher da cena hoje é consciente do seu direito e seu espaço, sente-se a vontade para falar, tocar, curtir, ir onde ela quiser, dizer suas opiniões , encarar quem quer que a afronte, de igual pra igual. E o cenário só tem a ganhar com isso!" Jana Lemos (Sakhet - Brasil)
"O importante é que não estejamos nos destacando apenas por ser mulher, mas sim por ter capacidade e atitude tanto quanto os homens. Hoje em dia ainda representamos uma minoria, mas esse número vem crescendo" Deisi Wolff (Soul Torment - Brasil)
"Talvez a cena Metal e Rock foi originalmente dominada por homens, mas hoje em dia as mulheres têm provado ser capazes de ser líder da matilha. Uma voz feminina pode facilmente equilibrar e complementar o peso da música neste gênero." Carla Van Huizen (La Ventura - Holanda)
"Uma coisa que eu acho que realmente é preciso, é se livrar do rótulo de "Female Fronted Metal", ele não diz nada sobre a música que uma banda realiza!" Marcela Bovio (Stream of Passion - México/Holanda)
Leia no Road a matéria completa:
http://goo.gl/ptwHfT
English Version:
http://goo.gl/s3Xiqj
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Amy Lee odiava um dos grandes hits do Evanescence - que superou 1 bilhão de plays no YouTube
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
Ozzy Osbourne sugeriu gravar último álbum com Zakk Wylde, revela o guitarrista
Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teórica
Por que Coca-Cola não contestou arte do primeiro disco do Judas Priest, segundo K.K. Downing
O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada


Ozzy Osbourne: "Eu detesto a expressão Heavy Metal!"
A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"
Veja foto rara de formação original do Metallica
Zakk Wylde: "Black Sabbath com o Dio não é Black Sabbath"
Tiozão com bandana do Sepultura é o que impede rock de furar bolha, diz produtora
Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos



