Machinaria: grupo lança série de vídeos exclusivos para o YouTube
Por Eduardo Macedo
Fonte: MS Metal Agency Brasil
Postado em 10 de maio de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A banda sulista MACHINARIA confirmou o lançamento de uma série de vídeos, exclusivos para o seu canal oficial no YouTube, contendo oito episódios, explicando todo o conceito do seu debut "Sacred Revolutions… Profane Revelations", faixa a faixa.
O termo Inquisição refere-se a várias instituições dedicadas à supressão da heresia no seio da Igreja Católica. A Inquisição foi criada inicialmente para combater o sincretismo entre alguns grupos religiosos, que praticavam a adoração de plantas e animais e utilizavam mancias (artes advinhatórias).
Em muitos casos também queimavam em praça pública os livros avaliados pelos inquisidores como símbolos do pecado. O "Index" ou "Index Librorum Prohibitorum" era a lista de livros proibidos cuja circulação tinha de ser controlada pela Inquisição. Os livros autorizados eram impressos com um "imprimatur" (que seja publicado) oficial. Assim, era evitada a introdução de conteúdo considerado herege pela Igreja.
"Iconoclast"
A primeira faixa do álbum começa com uma rítmica tribal seguida por um coral que nos remete aos cantos litúrgicos, muito utilizados nos ritos eclesiásticos. Esta faixa alia musicalmente o secular àquilo que era considerado divino, o selvagem ao homem dito civilizado, dois mundos que jamais poderiam conviver em harmonia sob os preceitos das doutrinas vigentes na época.
Aqui o que vemos é a harmonização daquilo que era heterogêneo aos olhos da igreja, levando musicalmente à um questionamento sobre a noção de certo e errado ditada pela elite cultural de uma época. Tem um tema tenso que se desenvolve ao longo da canção com uma levada cadenciada e mantendo as influências advindas da música tribal e ocidental.
Faz uma crítica à Igreja Católica sobre a polêmica de extirpar a pluralidade religiosa, determinando, sob o uso da violência, a ideia de que só poderia haver uma religião absoluta, onde todos aqueles que optassem por um caminho alheio às crenças cristãs deveriam ser submetidos as mais cruéis formas de tortura, estipulando uma era de terror contraditória aos ensinamentos morais que formaram a base da religião.
Esta faixa remete à prerrogativa que tinha o catolicismo medieval de permitir ou não a veneração de imagens santas, prática comum entre pagãos e outras religiões. O próprio termo "iconoclasta" significa literalmente "quebrador de imagem".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
O vazio deixado pelo Edguy
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
A música que Bob Dylan considera sua maior composição sobre coração partido
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Johnny Ramone achava que Joey Ramone era um "pé no saco"
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
"Nocturnal" - o disco (quase) perdido do Shaman
"Eu odeio perder", disse Johnny Ramone ao falar sobre luta contra câncer
"Tinha um prato de cocaína", conta ex Barão Vermelho sobre encontro com Lobão
O dia que Raul Seixas e Tim Maia brigaram porque um preferia maconha e outro cocaína
Shinoda conta como era trabalhar com Chester Bennington: 'Eu dava ideias e ele as trazia à vida"



Mike Portnoy: a reação ao ouvir garoto de 8 anos tocando cover do Dream Theater
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, continua andando de metrô
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
As duas mulheres que conduziram a reunião do Guns N' Roses
G.G. Allin: o extremo dos extremos
Antes de morrer, John Lennon contou para Pelé que não sabia quanto tempo de vida tinha



