Genial Mind: GPUs NVIDIA ajudam a oferecer músicas de acordo com gosto dos usuários
Por Luiz Valloto
Fonte: NVIDIA
Postado em 03 de outubro de 2016
Com a popularização dos sites de música, a forma de ouvir canções na internet mudou ao longo dos anos. Se antes o único jeito de conhecer trilhas novas era sintonizar em uma rádio ou ao assistir TV, agora é possível conectar-se a sites como o Spotify, Deezer e Apple Music e navegar pelas centenas de álbuns e artistas disponíveis. Pensando na popularização cada vez maior desses serviços, o Mestre em Inteligência artificial formado pela PUC-RJ, Matheus Masson, criou o site Genial Mind, que usa a inteligência artificial para recomendar automaticamente novas músicas baseadas em seu gosto pessoal.
Atualmente integrado ao Spotify – e com planos de expansão para outros serviços como Apple Music e Deezer -, o site Genial Mind é gratuito e se conecta ao perfil do usuário, assumindo o papel do tocador de música. No site, é possível selecionar a opção de recomendação de canções, que oferece opções ainda mais variadas do que a mesma ferramenta tradicionalmente oferecida pelo Spotify.
"O Genial Mind usa uma técnica de treinamento de Redes Neurais programada em CUDA (linguagem de programação para GPUs criada pela NVIDIA) onde os áudios são transformados em imagens para serem processados pela rede. No Spotify, esse recurso é feito somente com base no seu próprio perfil, enquanto no Genial Mind, a inteligência artificial amplia o leque ao oferecer também músicas que pessoas com gostos similares estão reproduzindo em suas playlists", explica Masson.
"A inteligência artificial pode ser usada em diversos meios e o Genial Mind é uma das formas divertidas de se entender a importância dessa tecnologia em nosso cotidiano. Como o treinamento de redes neurais é feito a partir de imagens relacionadas em cada uma das músicas disponíveis, o uso de processadores gráficos e a nossa linguagem de programação CUDA oferecem um ganho de processamento muito superior em relação à mesma ação quando somente processados em CPUs", explica Marcio Aguiar, Gerente de Vendas Enterprise da NVIDIA na América Latina.
Matheus conta que o Genial Mind já possui mais de 700 mil informações de música e mais de 600 mil perfis de usuários cadastrados em serviços como Spotify e LastFM. E, quanto mais pessoas ouvirem músicas novas, mais canções serão adicionadas e oferecidas aos usuários da ferramenta.
"Por exemplo, se o usuário ouve muito Beatles e Caetano Veloso, o Genial Mind oferecerá músicas que sejam similares ao estilo desses dois artistas ou de algumas de suas músicas", explica. "O diferencial é a forma como oferecemos. No Genial Mind conseguimos recomendar ao usuário músicas de interesse dele e que ele ainda não conheça", complementa.
Para fazer toda essa programação de Redes Neurais, Matheus conta que adquiriu uma GeForce GTX 980, que ele usa em casa para fazer a programação prévia e ensiná-las a conhecerem cada dia mais músicas e artistas. Já o programa rodando em sua fase de produção e já recomendando as músicas, roda em uma plataforma com NVIDIA Tesla K40 instalada na PUC do Rio de Janeiro, placa esta que foi doada através do programa de doação de hardware que a NVIDIA oferece a comunidade acadêmica.
"Como o treinamento de Redes Neurais se baseia em reconhecimento de imagens, a GPU é muito mais indicada do que uma CPU no desenvolvimento. Dessa forma, as GPUs da NVIDIA representam uma diminuição de tempo incrível durante a programação. O que antes levava até cinco semanas para treinar a Rede Neural no armazenamento de dados de 300 mil músicas via processador tradicional, atualmente eu consigo fazer em, no máximo, oito horas via processador gráfico", diz.
Além da ferramenta de inteligência artificial para recomendação de músicas, o Genial Mind também possui outros recursos inexistentes no Spotify, como a ferramenta de busca que oferece uma resposta de forma mais organizada e o reagrupamento da playlist baseado em diferentes parâmetros, como, por exemplo, reproduzir primeiramente as canções mais agitadas e deixar as mais lentas no final.
Para experimentar o Genial Mind, visite o site oficial.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A música do Led que John Paul Jones penou para tocar; "o riff mais difícil que eu escrevi
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O único verso de "Há 10 Mil Anos Atrás", de Raul Seixas, ainda sem explicação
Para Lobão, a maior banda de rock do mundo dos dias de hoje é brasileira
Paul McCartney relembra a dificuldade de superar o fim dos Beatles com The Wings


Gosto musical impediu que Metallica se tornasse um Maiden
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro
Slipknot deixou cantor Latino com medo durante o Rock In Rio
Bruce Dickinson: Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose
Nando Reis diz que álcool e cocaína ajudaram a desgastar relação com membros dos Titãs
LGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais



