Silent Cry: pioneiros do doom-gothic metal apresentam nova abordagem
Por Eliton Tomasi
Fonte: SOM DO DARMA
Postado em 02 de novembro de 2016
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
São mais de 20 anos de carreira e uma discografia composta por obras de extrema relevância para o cenário do heavy metal brasileiro. Especialmente no segmento do doom-gothic metal, estilo que se desenvolveu no Brasil a partir da própria história do Silent Cry. Elas se fundem, aliás. De forma que é bastante seguro dizer que o doom-gothic metal, no Brasil, não seria o mesmo sem o Silent Cry.
A permanência é quase pressuposta de qualquer pioneiro de um determinado movimento artístico, especialmente na música. É sempre mais seguro continuar percorrendo o caminho conhecido, e consagrado, do que se engendrar continuadamente pelo novo. Em "Hypnosis", novo disco do Silent Cry, há sim muito da sonoridade tradicional da banda. Fãs do clássico "Remembrance" não vão se decepcionar. Mas no que se refere à abordagem artística e conceitual, o Silent Cry transcendeu sua própria história.
Conceitualmente, "Hypnosis" dialoga sobre aceitação e desprendimento, temas distantes às letras depressivas e suicidas do início de carreira. Reflexo direto de experiências vividas por Dilpho Casto, guitarrista, vocalista, compositor e fundador do Silent Cry.
"A proposta inicial do Silent Cry era integralmente emocional. Deixávamos a musical fluir de forma espontânea e com isso não nos preocupávamos muito com o conteúdo de nossas letras. Hoje a proposta do Silent Cry continua sendo integralmente emocional, com a diferença que passamos por vivências que queremos trazer para nossa música, de forma que ela seja mais atrativa e atraente para nós mesmos", declara o músico.
As vivências que Dilpho se referem são voltadas à área holística do auto-conhecimento e meditação. Esses elementos estão tão presentes em "Hypnosis" que, segundo Dilpho, as músicas podem funcionar como mantras.
"Se Hypnosis existe é devido as minhas experiências nessa área. A banda estava praticamente parada, quando passei a compor durante acampamentos de meditação em meio a natureza, onde a inspiração fluiu livremente. Experiências de técnicas de respiração conscientes pranayama, meditação e yoga são coisas que mudaram a minha vida e a da Joyce. Em Hypnosis há uma abordagem grande voltada a isso. O disco pode ser um condutor. Se o ouvinte prestar atenção na letra e relaxar sob as melodias, será possível descansar um pouco a mente e sentir o momento presente. As músicas foram originalmente compostas com esse propósito."
"Hypnosis" foi produzido por Ricardo Confessori (Angra/Shaman) que também gravou as baterias do álbum. O disco saiu pela Megahard Records e está à venda no site da gravadora.
http://www.megahardrecords.com.br/silent-cry-hypnosis-cd-gothic-symphonic-metal-frete-gratis.html
Além de Dilpho e da vocalista Joyce Vasconcelos, completam a atual formação do Silent Cry o guitarrista Douglas Nilson e o baixista Roberto Freitas.
Um vídeo-letra da faixa título do álbum está disponível.
Mais Informações:
www.facebook.com/silentcrybr
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
O segredo do sucesso do Metallica, na opinião do guitarrista Kerry King
Os 20 maiores guitarristas do Brasil, em lista feita por Regis Tadeu
Jimi Hendrix: De Seattle para a eternidade


Gothic/Doom/Atmospheric/Neoclassical: Os melhores discos - Parte 1
Os álbuns que marcaram Pierre Cortes, do Violent Noise



