G3: Joe Satriani criou projeto pois sucesso o isolou de todos
Por Igor Miranda
Fonte: Blabbermouth
Postado em 15 de janeiro de 2018
O guitarrista Joe Satriani afirmou ter criado o projeto G3, lançado inicialmente em 1996, porque o sucesso o isolou das pessoas, especialmente de seus amigos músicos. A revelação foi feita em entrevista à rádio 107.7 The Bone (transcrita pelo Blabbermouth).
Questionado se ele pensava que o G3 duraria por tanto tempo, Joe Satriani respondeu: "Sim, com certeza. Vou te dizer: toda a coisa começou comigo estando frustrado pelo sucesso me isolar de todo mundo, todos os meus amigos que eram músicos".
"Quando criança, sempre pensava que quando fosse um rock star, estaria saindo com todos os meus amigos, farreando, tocando guitarra, falando do meu próximo disco, mas o oposto estava acontecendo", explicou Satriani. "Sempre estava em outro país, outra cidade e meus amigos estavam em outro lugar e eu ficaria preso em um quarto de hotel, ou tocando as mesmas 20 músicas todas as noites. Pensei: 'isso não é legal, está me fazendo ficar menos social como guitarrista'."
Foi daí que surgiu a ideia para o G3. "Voltei e tive uma reunião com os caras da Bill Graham Management. Disse: 'o que podemos fazer para me formalizar fazendo uma jam com meus amigos?'. Era só uma ideia maluca. Algumas horas depois, disseram: 'Ok, podemos fazer nosso festival, mas não pode ser como o Lollapalooza ou algo grande, precisa ser controlável'", contou o guitarrista.
Satriani, então, contou que pensou em três guitarristas para o projeto porque "se fossem seis, tocando toda noite, todos tocariam 15 minutos". "Seria difícil atrair alguém como Steve Vai dizendo: 'você vai tocar 15 minutos, o que acha'. Ele diria: 'eu toco duas horas sozinho'. Montamos tudo para cada um tocar uma hora. Poderia tocar, promover seu novo disco, fazer o que quiser e, no fim, nos juntaríamos para uma jam de meia hora", afirmou.
Segundo o músico, foi difícil convencer empresários e promotores de eventos a comprarem a ideia, no auge do grunge e da música alternativa. "Isso foi em 1995. Demorou um ano para convencer outros artistas e empresários de que seria uma boa ideia ter três guitarristas tocando juntos toda noite. Todos os empresários diziam: 'não quero meu artista parecendo ruim diante de alguém'. Minha ideia era: basicamente, se eu estivesse na plateia, eu não ligaria. Se Jeff Beck, Eric Clapton e Jimi Hendrix aparecessem para tocar, eu ficaria muito satisfeito [...] Depois de 12 meses, fialmente consegui o 'sim' de Steve Vai e Eric Johnson", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"

Joe Satriani tentou levar Eddie Van Halen para o G3, mas nunca conseguiu


