Arena: Clive Nolan fala sobre o novo álbum Double Vision
Por André Luiz Paiz
Fonte: 80minutos
Postado em 08 de maio de 2018
Clive Nolan é a mente criadora à frente do respeitado grupo de rock progressivo Arena. Além disso, participa de diversos projetos e possui uma respeitada carreira solo. O tecladista/compositor costuma fazer com êxito, todos os trabalhos a que se propõe.
O Arena está promovendo o lançamento do seu mais novo álbum de estúdio: "Double Vision". Os fãs ficam alvoroçados sempre que o grupo anuncia um novo trabalho, pois nunca é possível saber com antecedência o que está por vir. Assim, Clive topou um bate-papo exclusivo com o 80 Minutos para falar um pouco sobre este novo lançamento, sobre o Pendragon - outro projeto em que participa - e também sobre a sua carreira solo.
Confira um trecho da entrevista:
1. Olá Clive, obrigado por falar com o 80 Minutos.
Olá André!
2. O Arena está lançando um novo álbum chamado "Double Vision". Como você está se sentindo e o que podemos esperar dele?
Nós estamos extremamente positivos em relação a este trabalho. Ele foi crescendo e acabou se tornando algo bem especial. Acredito que você encontrará um set de músicas poderosas com grandes mensagens e atmosferas.
3. Você pode nos contar um pouco sobre a composição das músicas de "Double Vision". Quando o processo começou?
Durante o ano passado, os caras da banda apareciam ocasionalmente trazendo ideias musicais e eu as fui complementando. Até que, no início deste ano, eu me tranquei em uma sala até unir todas as peças para transformá-las em músicas. Algumas delas eu escrevi sozinho, como a faixa épica "Legend Of Elijah Shade", já em outros casos, eu as construí ao redor de algum riff ou ideia que surgiu dos outros caras.
4. O conceito do novo álbum tem alguma relação com o conceito do álbum "The Visitor"?
Há uma certa conexão entre eles. A intenção deste novo álbum foi a de olhar para os antigos álbuns do Arena e também ao redor deles para identificar o que nos influenciou naquele período. Além disso, "Double Vision" não é um álbum conceitual, mas certamente um dos temas principais é a "percepção". Como sempre, as letras variam entre diversos níveis, permitindo ao ouvinte que este faça a sua própria dedução. Entretanto, posso dizer que "The Legend Of Elijah Shade" explora algumas das questões não resolvidas no álbum "The Visitor". A faixa "The Mirror Lies" fala um pouco sobre a hipocrisia de algumas bandas de rock que estão por aí, que fazem de tudo para se destacar depreciando o trabalho de outros colegas do mesmo meio. "Zhivago Wolf" lida com a nossa capacidade de misturar recordações para criar memórias novas e distorcidas.
5. Ainda sobre o álbum "The Visitor", eu o considero como um dos melhores álbuns do Arena, em conjunto com o último álbum - "The Unquiet Sky" - e, obviamente, com o clássico "Contagion". Apesar de ter sido um álbum muito bem-sucedido, Paul Wrightson acabou saindo do grupo logo em seguida. Pouco depois, saiu o baixista John Jowitt. Você pode nos contar um pouco sobre este período?
Eu acho que as mudanças de line up são inevitavelmente parte do desenvolvimento de uma banda. Quando você trabalha com pessoas com personalidades fortes, além das múltiplas possibilidades de como fazer as coisas e quais direções escolher, não é um fato surpreendente que algumas pessoas desistiram no meio da estrada. Eu ainda trabalho com Paul Wrightson, pois estamos gravando juntos em projeto neste momento, e vejo John ocasionalmente. Essas mudanças acontecem, mas o coração da banda segue batendo.
6. Após este período, Rob Sowden aterrissou para as gravações de "Immortal?", deixando o grupo após as gravações de "Pepper’s Ghost". Mesmo se tratando de outro período bem-sucedido, foi novamente uma mudança necessária?
Nós tivemos longas pausas entre as gravações dos álbuns que fizemos com Rob, então, na verdade, ele ficou bem menos conosco do que parece. Novamente, Rob tinha outros interesses para a sua carreira e nós tivemos que seguir em frente.
7. Até que, enfim, Paul Manzi chegou para "The Seventh Degree Of Separation" e encaixou muito bem. Como estão as coisas agora? Podemos dizer que o Arena está em um ótimo momento?
Sim, este line up está definitivamente funcionando muito bem!
Quer mais? Clive contou muito mais ao 80 Minutos e você pode conferir a entrevista completa no site do 80 Minutos.
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=11
Se você ainda não conhece a página do 80 Minutos, trata-se de um banco de dados gratuito de avaliação de álbuns. Lá, você pode dar a sua nota para cada álbum do seu artista favorito, além de colaborar com resenhas e matérias. Conheça e participe.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Dave Mustaine quer que o último show do Megadeth aconteça no espaço
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
John Paul Jones sobre o relacionamento do Led Zeppelin: "Não éramos amigos"
O significado de "cavalos-marinhos" na triste balada "Vento no Litoral" da Legião Urbana
O hit da Legião Urbana sem refrão que chamou atenção das rádios e com verso misterioso
A banda que fazia rock nacional dos anos 80 já nos anos 70
O Surto: "Fora Queen, só nós fizemos 250 mil cantarem no Rock in Rio"
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Bruce Dickinson: foi difícil evitar as drogas durante tours
Atores e música: As bandas de Russell Crowe, Keanu Reeves e Bruce Willis
A veterana e famosa banda detestada por Keith Richards, Eric Clapton e Gene Simmons



