Green River: relançando o 1º EP, um dos embriões do grunge

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Brunelson T., Fonte: Rock in The Head
Enviar correções  |  Ver Acessos

Um dos primórdios do grunge de Seattle, o grupo GREEN RIVER anunciou o relançamento do 1º EP da banda, "Come on Down" (1985).

Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rockRock Brasileiro da Década de 70

Este EP foi um disco que mergulhou em seu universo sonoro e que ficou fora de sintonia com o seu próprio tempo. Foi hard rock? Punk rock? Heavy Metal? Foi legal?

Com o benefício do retrospecto, sabemos que foi um dos blocos de construção do que Mark Arm (vocalista) chamaria de grunge, mas em 1985 esse disco havia sido um silencioso divisor de águas.

Não foi apenas o som cru da guitarra, lamacento e lento que torna essa banda importante em seu lugar na história do rock, mas os membros do GREEN RIVER continuariam a liderar alguns dos maiores nomes do gênero: MUDHONEY, MOTHER LOVE BONE e consequentemente, o PEARL JAM.

Em 1986, eles assinaram com a Sub Pop Records e alguém poderia argumentar em voz alta que, sem o GREEN RIVER em 1984, talvez não houvesse registros da Sub Pop hoje.

O EP, "Come on Down", foi remasterizado a partir das fitas master originais do produtor original e engenheiro de gravação, Chris Hanzsek (que trabalhou com o SOUNDGARDEN, MELVINS e etc), bem como as transferências de fitas por Jack Endino (que trabalhou com NIRVANA, SOUNDGARDEN e etc).

O relançamento também incluirá a icônica capa original, uma capa interna impressa com as letras das músicas e 01 foto da fita original, além da inclusão de uma música bônus nunca antes lançada.

GREEN RIVER se formou em 1984 na cidade de Seattle. O grupo tinha Mark Arm nos vocais e Steve Turner na guitarra (que depois viram a formar o MUDHONEY), Jeff Ament no baixo e Stone Gossard na guitarra (que depois viriam a formar o MOTHER LOVE BONE e o PEARL JAM) e Alex Vincent na bateria.

Em 1985, o futuro guitarrista do MOTHER LOVE BONE, Bruce Fairweather, iria entrar no lugar de Steve Turner.

A banda encerrou as atividades em 1988, onde Mark Arm (e o próprio Steve Turner antes da sua saída) estavam querendo levar um som mais sujo (vide MUDHONEY), enquanto Jeff e Stone queriam um som mais acessível (vide MOTHER LOVE BONE).

O grupo lançou 02 EP's, "Come on Down" (1985) e "Dry as a Bone" (1987), e apenas 01 álbum de estúdio, "Rehab Doll" (1988). Desde então, a banda realizou alguns encontros comemorativos e shows beneficentes nos anos de 1993, 2008 e 2009, já com os 03 guitarristas no palco.

Venha beber do lodo que deu início a tudo, sendo um dos primeiros discos do grunge já lançados.

Track-list:

1. Come on Down
2. New God
3. Swallow My Pride
4. Ride of Your Life
5. Corner of My Eye
6. Tunnel of Love
7. Your Own Best Friend (inédita)

Confira o áudio da canção que abre esse EP e que leva o mesmo nome do disco:




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Green River"


Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rockEnjaulados
Os crimes mais chocantes da história do rock

Rock Brasileiro da Década de 70Rock Brasileiro da Década de 70


Sobre Brunelson T.

Vocalista/guitarrista da banda Terrakiuz.

Mais matérias de Brunelson T. no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336