Green River: relançando o 1º EP, um dos embriões do grunge
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 08 de junho de 2018
Um dos primórdios do grunge de Seattle, o grupo GREEN RIVER anunciou o relançamento do 1º EP da banda, "Come on Down" (1985).
Este EP foi um disco que mergulhou em seu universo sonoro e que ficou fora de sintonia com o seu próprio tempo. Foi hard rock? Punk rock? Heavy Metal? Foi legal?
Com o benefício do retrospecto, sabemos que foi um dos blocos de construção do que Mark Arm (vocalista) chamaria de grunge, mas em 1985 esse disco havia sido um silencioso divisor de águas.
Não foi apenas o som cru da guitarra, lamacento e lento que torna essa banda importante em seu lugar na história do rock, mas os membros do GREEN RIVER continuariam a liderar alguns dos maiores nomes do gênero: MUDHONEY, MOTHER LOVE BONE e consequentemente, o PEARL JAM.
Em 1986, eles assinaram com a Sub Pop Records e alguém poderia argumentar em voz alta que, sem o GREEN RIVER em 1984, talvez não houvesse registros da Sub Pop hoje.
O EP, "Come on Down", foi remasterizado a partir das fitas master originais do produtor original e engenheiro de gravação, Chris Hanzsek (que trabalhou com o SOUNDGARDEN, MELVINS e etc), bem como as transferências de fitas por Jack Endino (que trabalhou com NIRVANA, SOUNDGARDEN e etc).
O relançamento também incluirá a icônica capa original, uma capa interna impressa com as letras das músicas e 01 foto da fita original, além da inclusão de uma música bônus nunca antes lançada.
GREEN RIVER se formou em 1984 na cidade de Seattle. O grupo tinha Mark Arm nos vocais e Steve Turner na guitarra (que depois viram a formar o MUDHONEY), Jeff Ament no baixo e Stone Gossard na guitarra (que depois viriam a formar o MOTHER LOVE BONE e o PEARL JAM) e Alex Vincent na bateria.
Em 1985, o futuro guitarrista do MOTHER LOVE BONE, Bruce Fairweather, iria entrar no lugar de Steve Turner.
A banda encerrou as atividades em 1988, onde Mark Arm (e o próprio Steve Turner antes da sua saída) estavam querendo levar um som mais sujo (vide MUDHONEY), enquanto Jeff e Stone queriam um som mais acessível (vide MOTHER LOVE BONE).
O grupo lançou 02 EP's, "Come on Down" (1985) e "Dry as a Bone" (1987), e apenas 01 álbum de estúdio, "Rehab Doll" (1988). Desde então, a banda realizou alguns encontros comemorativos e shows beneficentes nos anos de 1993, 2008 e 2009, já com os 03 guitarristas no palco.
Venha beber do lodo que deu início a tudo, sendo um dos primeiros discos do grunge já lançados.
Track-list:
1. Come on Down
2. New God
3. Swallow My Pride
4. Ride of Your Life
5. Corner of My Eye
6. Tunnel of Love
7. Your Own Best Friend (inédita)
Confira o áudio da canção que abre esse EP e que leva o mesmo nome do disco:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O lendário guitarrista que perdeu parte de um dedo e depois o ofereceu como prêmio aos fãs
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Rod Smallwood desconversa ao ser perguntado sobre planos futuros do Iron Maiden
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Deep Purple lança vídeo oficial da música "Splat!"
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A crise no Sepultura repete os clichês de tretas da história do rock and roll
O subgênero do rock que as letras são horríveis e sem significado, segundo Frejat





