Soundgarden: Kim Thayil revela seus 10 álbuns favoritos do grunge
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 03 de abril de 2019
O guitarrista Kim Thayil, do Soundgarden, falou em entrevista à Rolling Stone sobre seus 10 álbuns de grunge prediletos. O músico escolheu nomes esperados, como Nirvana e Pearl Jam, e mergulhou em grupos mais alternativos, como Skin Yard e U-Men.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Confira, a seguir, as escolhas de Kim Thayil, com um trecho de seu comentário para cada álbum.
Nirvana - "Bleach" (1989): "Escolhi 'Bleach' pela força de 'Negative Creep', que seria uma música incrível como hardcore ou como metal-grunge. Também amo os riffs de 'Blew' e 'Swap Meet'. [...] Era um disco muito popular entre nossa banda quando estávamos em turnê."
Green River - "Dry As A Bone" (1987): "O primeiro disco, 'Come On Down', é um pouco mais grunge, mas não é tão memorável como 'Dry As A Bone'. O disco 'Rehab Doll' é como se eles estivessem tocando o glam de L.A., algo que nunca gostei. 'Dry As A Bone' me traz uma vibe que tinha o Dead Boys e Aerosmith."
Melvins - "Gluey Porch Treatments" (1987): "Poderia escolher quase tudo do Melvins, mas escolho esse por ser o disco de estreia. Eles fizeram muitos álbuns mais inventivos e melhor produzidos, mas eu gosto de pensar neles nesse período. Era a banda mais lenta da cena, mas começaram a ser os mais rápidos."
U-Men - EP "U-Men" (1984): "Há um debate sobre o U-Men ser ou não ser grunge. Certamente, eles são proto-grunge. Todos estavam de olho neles. Foram diferentes de todas as bandas de Seattle no começo dos anos 1980, que eram meio new wave ou butt-rock adolescente."
Malfunkshun (apenas menção): "Na falta de um disco real do Malfunkshun, digo apenas que tudo do Malfunkshun deveria estar nessa lista. Há um álbum chamado 'Another Pyrrhic Victory' com duas músicas deles. E a compilação 'Deep Six' tinha outras. São músicas incríveis. E há um álbum póstumo, 'Return to Olympus'. Eles eram muito inspiradores e influentes por serem muito pesados."
Skin Yard - "Hallowed Ground" (1988): "Não acho que ninguém do Soundgarden curtiu o primeiro disco do Skin Yard, mas gostávamos deles como pessoas e do quão único era o que eles estavam fazendo. Então, eles ficaram mais pesados e melhoraram os discos. Em 'Hallowed Ground', eles estavam entrando no ritmo."
Mudhoney - "Superfuzz Bigmuff" (1988): "O Mudhoney tinha muita presença com Mark (Arm, vocalista e guitarrista). Sempre gostei de Steve (Turner) tocando guitarra. [...] Coloco 'Superfuzz Bigmuff' na lista por causa da música 'In 'n' Out of Grace', minha favorita deles."
Tad - "God's Balls" (1989): "Escolho esse disco por causa do background poético de Kurt (Danielson, baixisat). Acho que essa percepção contribuiu para a banda. E eu amo o jeito inventivo de Gary (Thorstensen) de tocar guitarra."
Screaming Trees - "Clairvoyance" (1986): "Não sei como você os chamaria, mas eles eram grunge, pelo menos na moda. Eles usavam flanela independentemente de nós. Eu gosto de 'Clairvoyance' por causa da música 'Clairvoyance', mas minha favorita é 'I See Stars', seguida de 'Orange Airplane'. Depois, eles meio que 'engordaram' o som. A influência deles para Seattle foi significativa. Eles nos colocaram na gravadora SST."
Alice in Chains - "Facelift" (1990): "O Alice In Chains veio de uma cena diferente, mas começaram a tocar conosco, com o Pearl Jam e o Nirvana. Amo o groove e o riff de 'It Ain't Like That'. Queria ter composto aquela música e é por isso que eu amo esse disco."
Pearl Jam - "Ten" (1991): "'Ten' foi um super álbum com super hits. Fala por si só. Todos tiveram 'Ten' na coleção em algum momento. [...] Pessoalmente, é importante para mim porque conheço essas músicas de um contexto de palco. Eu os vi ao vivo algumas vezes antes do disco sair, como Mookie Blaylock e como Pearl Jam."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
Baterista confirma que o Bad Company tocará no Rock and Roll Hall of Fame
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"


Kim Thayil, guitarrista do Soundgarden, lança biografia em 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
Os 100 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Classic Rock
Bruce Dickinson aponta a característica que havia em comum entre Andre Matos e Chris Cornell
Dez hits do heavy metal que podem ser ouvidos por quem não gosta do estilo
Black Metal: cinco bandas do lado depressivo do satanismo


