Soundgarden: Kim Thayil revela seus 10 álbuns favoritos do grunge
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 03 de abril de 2019
O guitarrista Kim Thayil, do Soundgarden, falou em entrevista à Rolling Stone sobre seus 10 álbuns de grunge prediletos. O músico escolheu nomes esperados, como Nirvana e Pearl Jam, e mergulhou em grupos mais alternativos, como Skin Yard e U-Men.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Confira, a seguir, as escolhas de Kim Thayil, com um trecho de seu comentário para cada álbum.
Nirvana - "Bleach" (1989): "Escolhi 'Bleach' pela força de 'Negative Creep', que seria uma música incrível como hardcore ou como metal-grunge. Também amo os riffs de 'Blew' e 'Swap Meet'. [...] Era um disco muito popular entre nossa banda quando estávamos em turnê."
Green River - "Dry As A Bone" (1987): "O primeiro disco, 'Come On Down', é um pouco mais grunge, mas não é tão memorável como 'Dry As A Bone'. O disco 'Rehab Doll' é como se eles estivessem tocando o glam de L.A., algo que nunca gostei. 'Dry As A Bone' me traz uma vibe que tinha o Dead Boys e Aerosmith."
Melvins - "Gluey Porch Treatments" (1987): "Poderia escolher quase tudo do Melvins, mas escolho esse por ser o disco de estreia. Eles fizeram muitos álbuns mais inventivos e melhor produzidos, mas eu gosto de pensar neles nesse período. Era a banda mais lenta da cena, mas começaram a ser os mais rápidos."
U-Men - EP "U-Men" (1984): "Há um debate sobre o U-Men ser ou não ser grunge. Certamente, eles são proto-grunge. Todos estavam de olho neles. Foram diferentes de todas as bandas de Seattle no começo dos anos 1980, que eram meio new wave ou butt-rock adolescente."
Malfunkshun (apenas menção): "Na falta de um disco real do Malfunkshun, digo apenas que tudo do Malfunkshun deveria estar nessa lista. Há um álbum chamado 'Another Pyrrhic Victory' com duas músicas deles. E a compilação 'Deep Six' tinha outras. São músicas incríveis. E há um álbum póstumo, 'Return to Olympus'. Eles eram muito inspiradores e influentes por serem muito pesados."
Skin Yard - "Hallowed Ground" (1988): "Não acho que ninguém do Soundgarden curtiu o primeiro disco do Skin Yard, mas gostávamos deles como pessoas e do quão único era o que eles estavam fazendo. Então, eles ficaram mais pesados e melhoraram os discos. Em 'Hallowed Ground', eles estavam entrando no ritmo."
Mudhoney - "Superfuzz Bigmuff" (1988): "O Mudhoney tinha muita presença com Mark (Arm, vocalista e guitarrista). Sempre gostei de Steve (Turner) tocando guitarra. [...] Coloco 'Superfuzz Bigmuff' na lista por causa da música 'In 'n' Out of Grace', minha favorita deles."
Tad - "God's Balls" (1989): "Escolho esse disco por causa do background poético de Kurt (Danielson, baixisat). Acho que essa percepção contribuiu para a banda. E eu amo o jeito inventivo de Gary (Thorstensen) de tocar guitarra."
Screaming Trees - "Clairvoyance" (1986): "Não sei como você os chamaria, mas eles eram grunge, pelo menos na moda. Eles usavam flanela independentemente de nós. Eu gosto de 'Clairvoyance' por causa da música 'Clairvoyance', mas minha favorita é 'I See Stars', seguida de 'Orange Airplane'. Depois, eles meio que 'engordaram' o som. A influência deles para Seattle foi significativa. Eles nos colocaram na gravadora SST."
Alice in Chains - "Facelift" (1990): "O Alice In Chains veio de uma cena diferente, mas começaram a tocar conosco, com o Pearl Jam e o Nirvana. Amo o groove e o riff de 'It Ain't Like That'. Queria ter composto aquela música e é por isso que eu amo esse disco."
Pearl Jam - "Ten" (1991): "'Ten' foi um super álbum com super hits. Fala por si só. Todos tiveram 'Ten' na coleção em algum momento. [...] Pessoalmente, é importante para mim porque conheço essas músicas de um contexto de palco. Eu os vi ao vivo algumas vezes antes do disco sair, como Mookie Blaylock e como Pearl Jam."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Mikael Åkerfeldt (Opeth) fala sobre parceria musical com Mike Portnoy


O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
Top 40: os músicos mais ricos do hard rock e metal
Pra convencer: dez álbuns de metal para quem não gosta de metal


