Nirvana: mais trechos da entrevista inédita de 1989
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 18 de novembro de 2018
Uma entrevista inédita com os membros do NIRVANA, Kurt Cobain e Krist Novoselic, foi divulgada pelo jornalista John Robb. A entrevista havia acontecido em 1989, New York, quando a banda estava fazendo a sua turnê independente do 1º álbum de estúdio, "Bleach" (1989).
Na entrevista, tanto Cobain quanto Novoselic, falam sobre o desenvolvimento de um novo estilo de composição para as novas músicas da banda, com Robb pensando que essa poderia ter sido uma das primeiras descrições do hino grunge, a canção "Smells Like Teen Spirit".
Cobain descreveu a marca registrada do som grunge que o 2º disco do NIRVANA iria apresentar, "Nevermind" (1991), parecendo dar crédito ao MUDHONEY por terem feito o som primeiro.
"Está inclinado para mais músicas como 'About a Girl'", disse Cobain.
Descrevendo uma "nova música" em que estão trabalhando, Cobain falou: "Eu acho que estamos obtendo uma boa mistura agora, com o peso do 1º disco e a parte mais suave das novas músicas, como os dois extremos dos nossos estilos combinados - ao invés de apenas um monstro realmente pesado e implacável que foi o disco de estreia. Agora, estamos com uma música pop light".
"Estamos apenas combinando-os, praticamente o que eu acho que o MUDHONEY fez".
Cobain também disse a Robb no início da entrevista: "Eu tenho composto músicas há 06 anos neste estilo de som, sendo que nos últimos 02 anos, eu e Krist notamos que ficamos mais sérios sobre a nossa música, depois da banda ter passado por várias formações".
Ambos falaram de iniciar a banda em Aberdeen, Washington, para escapar de um futuro de extração madeireira - uma das principais indústrias de emprego da cidade.
"Eu sentei no meu quarto e toquei guitarra", disse Cobain, sobre evitar um futuro na indústria madeireira em sua cidade natal. Quando perguntado por Robb o que ele teria feito se não tivesse formado o NIRVANA, Cobain disse: "Continuaria tentando em outra banda... Eu provavelmente posso dizer que nunca aprendi a arte de trabalhar na indústria madeireira"
Cobain descreve as letras das novas músicas como sendo sobre "raiva, negatividade e com uma atitude típica de punk rock", antes de dizer a Robb, que ele achava mais difícil ficar "zangado" desde que saiu de casa e foi morar sozinho.
"Imagino que estou ficando mais feliz porque estou me libertando. Eu me vejo às vezes tornando as coisas difíceis para mim mesmo, então, ainda posso ter um pouco de raiva".
Ele continua: "Eu escrevi a maior parte do material do nosso álbum de estreia em Aberdeen… E todo o material do nosso 2º disco foi escrito em Olympia, onde as músicas estão ficando cada vez mais pop e mais pop, conforme estou ficando mais feliz e feliz. As letras são provavelmente sobre conflitos nos relacionamentos, emoções e sentimentos, mas quando escrevo uma música, as letras são as coisas menos importante, então, não me preocupo com isso. Eu posso ter dois ou três assuntos diferentes dentro de uma música e o título não significará nada para o resto da canção".
Cobain e Novoselic também falaram sobre a intensidade dos seus shows, sendo "um bom alívio" e uma "liberação" de raiva no palco. Eles também falaram que estão "amando a turnê pelos EUA" e que gostam de quebrar os instrumentos em palco no final dos shows.
Cobain pôde ser ouvido rindo, dizendo: "Na outra noite, eu pulei na bateria e Krist estava pegando garrafas de cerveja e jogando-as em nós... Eu só via elas se estourando em todo o lugar".
Cobain também descreve a formação inicial e variada da banda, com Jason Everman (2º guitarrista) tendo se juntado recentemente ao NIRVANA. Ele diz que o line-up crescente o ajudou a "concentrar-se mais nos vocais" e que a adição de Everman adicionou "muita força" ao seu som.
Confira a performance do NIRVANA numa loja de discos em 1989, Los Angeles, com a música "About a Girl".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
Vocalista reflete sobre onda de haters contra o Greta Van Fleet
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
Os "aditivos legais" que Dave Lombardo consumiu durante as gravações de "Reign in Blood"
O nome em "Livin' on a Prayer" que Jon Bon Jovi vetou: "Não posso cantar"
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
O que Ronnie James Dio disse a Scott Ian cinco anos depois de um envelope por baixo da porta
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Por que Nick Mason acha que o Pink Floyd teria sido uma péssima banda de heavy metal
O significado de "pedras que choram no mesmo lugar" em "Medo da Chuva" de Raul Seixas
David Gilmour: dissecando a magnífica "High Hopes"
Bruce Springsteen e a canção que mudou a história do rock para sempre

A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
As 10 melhores músicas do Nirvana, segundo a Paste Magazine
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Courtney Love e a estranha ligação entre Kurt Cobain e Madonna nos anos oitenta
A música do Nirvana que surpreendeu Dave Grohl e poderia estar num disco dos Beatles
The Pretty Reckless lança versão para "About You" com Dave Grohl e Pat Smear
Os momentos em que Eddie Vedder sempre acaba se lembrando de Kurt Cobain
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
A banda que "bateu" tão bem quanto o Nirvana, segundo Dave Grohl
Bandas que duraram pouco tempo, mas ficaram marcadas para sempre
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora



