Confira 5 clássicas bandas que Lou Reed já declarou que detestava
Por André Garcia
Postado em 31 de agosto de 2022
Parte da excêntrica trupe do artista plástico Andy Warhol na segunda metade dos anos 60, o velvet Underground surgiu com um rock chocantemente transgressor e vanguardista. Enquanto os Beatles ainda cantavam "Yesterday", Lou Reed já compunha viscerais letras sobre drogas, sadomasoquismo, e a decadente vida no underground novaiorquino.
Dessa forma, não demorou para que ele se destacasse como um dos nomes mais proeminentes do rock americano, posição que consolidou com álbuns como "Transformer", produzido por David Bowie. Sem papas na língua, era notório também por sua brutal e impiedosa sinceridade quando o assunto era seus colegas de profissão.
E, conforme publicado pela Far Out Magazine, há cinco clássicas bandas que já foram alvo da língua afiada de Lou Reed.
Roxy Music
"Eu não gosto deles. Eu assisti eles um show do [David] Bowie, e todo mundo estava lá esperando para ser impressionado. Eles me entediaram, e fui embora na metade pegar uma bebida. Ouvi falar que algumas coisas deles se comparam às minhas, mas não sei do que estavam falando. Eu já estou fazendo essas coisas tem um bom tempo, agora que, de repente, as pessoas estão comentando."
Frank Zappa
"Ele é provavelmente a pessoa menos talentosa que eu já ouvi na vida. É um pretensioso acadêmico de meia-tijela, que não consegue tocar nada. Ele não consegue tocar rock n roll, porque é um fracassado. É por isso que ele usa roupas engraçadas. Ele não é feliz consigo mesmo, e com toda razão."
Em 1995, entretanto, Lou Reed mostrou ser capaz de mudar de ideia, e se redimiu fazendo o discurso de indicação de Frank Zappa ao Rock and Roll Hall of Fame, reconhecendo seu talento e contribuição para a música.
The Doors
O movimento hippie surgiu nos Estados Unidos na costa oeste, mais especificamente em San Francisco, e relacionadas àquela cena estavam bandas como Grateful Dead, Jefferson Airplane e The Doors.
Certa vez Lou Reed declarou: "Nós [do Velvet Underground] tínhamos grandes objeções a toda a cena de San Francisco. Era simplesmente enfadonha, uma farsa, e sem talento. Eles não conseguiam tocar e certamente não sabiam compor."
Em entrevista para a PBS em 1987, ele disse que seus contemporâneos sessentistas "eram simplesmente idiotas e pretensiosos de doer. E, quando eles tentaram ser artísticos, ficou ainda pior que o rock n roll estúpido. Por rock estúpido me refiro a [bandas] tipo The Doors."
The Who
"'Tommy' é tão… Jesus, como as pessoas caem naquela? Tão desprovido de talento, e como letrista [Pete Townshend] é profundamente sem talento; filosoficamente bobo, para dizer o mínimo. Como na música 'The Seacher' ['The Seeker', na verdade]: 'Eu perguntei a Timothy Leary…' Eu não perguntaria a Timothy Leary nem que horas são, fala sério."
Beatles
À PBS em 87, Lou Reed foi curto e grosso a respeito do quarteto mais famoso de Liverpool dizendo "Eu nunca gostei dos Beatles. Sempre achei eles um lixo." No entanto, como era "de lua", no começo dos anos 70 ele já tinha revelado sua admiração pelo Fab Four:
"Eles simplesmente fazem músicas uma atrás da outra. Eles devem ser os compositores mais incríveis de todos, impressionantemente talentosos. Eu não acho que as pessoas tenham se dado conta de quão triste foi a separação dos Beatles."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps