Canal Barbônico: "Jesus Cristo é o Pai do Rock, P#$%#@!!!"
Por Bruce William
Fonte: Canal Barbônico
Postado em 11 de dezembro de 2018
O metal cristão tem sua origem no começo dos anos 1970. Nomes como Resurrection Band, Messiah Prophet, Jerusalem e Jesus&Mary Jane são citadas como as primeiras bandas de metal cristão. Durante os anos 80, a banda Stryper ajudou a popularizar o gênero, se tornando a primeira banda de metal cristão a conseguir disco de platina.
Uma vez que o gênero metal é popularmente associado a uma imagem de sexo e satanismo, o metal cristão tem sido criticado com frequência e recebido certa resistência pela igreja tradicional. Apesar disso, as bandas de metal cristão têm persistido e cada vez mais se multiplicam, possuindo estilos que vão desde o evangelismo claro, como as primeiras formações do Stryper, conhecidos por atirar Bíblias e cobrarem dízimo ao público, a outras bandas como King's X, que tentaram evitar a associação ao metal cristão, embora demonstrassem uma forte influência cristã em muitas das suas letras.
Devido ao metal cristão ser grandemente caracterizado pelo contexto lírico, existem vários subgêneros relacionados. Nos anos 80, bandas de metal cristão fortemente influenciadas pelas bandas mainstream foram influenciadas pelo glam metal, caso do Stryper, Whitecross Holy Soldier e Neon Cross. Outras bandas foram influenciadas pelo speed e thrash metal, como Tourniquet, Deliverance, Vengeance Rising e Believer.
Em 1990 o Mortification se tornou a primeira banda de christian death metal a alcançar maior reconhecimento. Embora tocassem um estilo antigo de death metal muito próximo às raízes do thrash, seu álbum, Scrolls of the Megilloth, de 1992, ainda é considerado um clássico do death metal, e foi lançado nos mercados cristão e secular. Aproximadamente no mesmo período a banda Living Sacrifice estavam tocando thrash metal/death metal; também; o Paramaecium se tornou uma das maiores bandas de doom metal cristão, e influenciariam mais tarde bandas cristãs como Pantokrator.
Horde é extensamente considerada a primeira banda cristã de black metal. Como a banda tinha apenas um membro fixo e apenas um lançamento (em 1994), Horde iniciou uma controversa com a comunidade do metal extremo, pois se opunha aos temas mais comuns de satanismo. O título do único lançamento do Horde, Hellig Usvart, significa "Sacro unBlack". Assim, o termo unblack metal passou a ser usado algumas vezes por cristãos para se referir ao black metal cristão, com o intuito de se livrar da conotação negativa do black metal.
Antestor existia antes do lançamento de Hellig Usvart, mas a música deles era mais próxima do estilo death/doom (ou como eles chamavam, de "sorrow metal"), e não era musicalmente conhecido ainda como black metal. Eles, assim como Crimson Moonlight, Divine Symphony, e outros, fazem hoje um estilo sofisticado de black metal cristão, que pode ser comparado ao de produções de bandas mainstream do black metal. Como sempre, produções mais tradicionais e cruas de bandas do black metal, como Abdijah, Light Shall Prevail, Offerblod, Arch of Thorns, Flaskavsae, Eligbbor, Bedeiah, Dormant e Firethrone, continua a existir em selos como Sneeuwstorm Produkties eGES Productions, entre outros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família
"Um monte de notas que não vai a lugar nenhum", disse Gary Moore sobre Yngwie Malmsteen
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite
O triste motivo que fez Brian Johnson começar a usar a sua inseparável boina


The Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenho
A opinião de Renato Russo sobre o fato de o Sepultura cantar em inglês
A ordem expressa que motorista de Raul Seixas não podia descumprir de jeito nenhum
Postura: 12 coisas que você nunca deve dizer a um músico
Por que tanta gente reclama do Whiplash.Net?
Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa



