A reação de Phil Collins às menções ao Genesis no controverso filme Psicopata Americano
Por André Garcia
Postado em 29 de março de 2024
Nos anos 90, cinema e super-heróis parecia se comprovar uma combinação que não rolava - bastava ver os constrangedores filmes do Batman em meados daquela década. Após a virada para os anos 2000, entretanto, a coisa começou a mudar com o sucesso feito nas telonas pelo Homem-Aranha, o Homem de Ferro e os X-Men.
Em 2005, a DC aproveitou para também tirar proveiro daquela emergente fatia de mercado reimaginando o Batman e recontando sua origem sob a direção de Christopher Nolan com Batman Begins. O papel do Homem Morcego ficou com Christian Bale, que imediatamente foi alçado ao posto de astro de Hollywood.
Só que no circuito cult, ele já era conhecido desde 2000 por ter feito o papel do psicopata de Wall Street Patrick Bateman no terror satírico Psicopata Americano — adaptação do livro de mesmo nome. No filme, Bateman é fanático pelo Genesis, especialmente a fase da banda em que ela foi liderada por Phil Collins nos anos 80. Toda vez que ele fala da banda é com o entusiasmo e o profundo conhecimento de cada álbum de um fã de carteirinha. Quem torce o nariz para essa fase da banda fica até tentado a dar uma nova chance.
Em entrevista para Action Bronson em 2016 para a Stereogum, o velho Phil foi questionado sobre o que ele achou de ser mencionado no controverso filme.
"Sei lá. Todos nós recebemos o livro. Na época, pensei 'Como se precisássemos de mais um filme de serial killer', mas o livro nem li. Eu estava morando na Suíça e alguém me disse: 'Você viu Psicopata Americano? Você tem que ver, fizeram um monte de coisa com sua música'. Então eu assisti… e gostei do filme. Tenho que assistir de novo para ver se fiquei ofendido ou não".
No mesmo ano, em entrevista para o The Guardian, ele corroborou ter adorado o filme.
"[Eu fiquei] lisonjeado! [...] Achei o filme Psicopata Americano muito engraçado. Não sei se era para ser. Não acho que o fato de ele ser um psicopata esteja relacionado a ele gostar da minha música — minha música que era simplesmente onipresente naquela época [em que o filme se passa]."
Apesar das demonstrações públicas de aprovação, em entrevista também daquele mesmo ano para a Rolling Stone, Christian Bale disse que anteriormente Phil Collins não curtiu ver seu material no filme.
"Conheci a filha dele, Lily, em uma festa há cerca de um ou dois anos. Ela me contou que adorou Psicopata Americano, mas que seu pai tinha ficado chateado com as cenas com Genesis/Phil Collins."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps