Richard Benson: "Eu estou pobre e doente, ajudem-me"
Por Giancarlo D'Anello
Postado em 05 de fevereiro de 2019
Primeiro uma postagem no Facebook de sua esposa, depois um apelo às câmeras de televisão da RepubblicaTV: o guitarrista de metal Richard Benson, personagem controverso da cena da música underground romana, recorreu às mídias sociais para relatar seu drama: "Fiquei totalmente sem dinheiro. Corro o risco de morrer em dois meses. Até mesmo um euro pode me ajudar". O músico de 61 anos de idade, uma fama mitológica construída entre concertos radicais e aparições em vários programas de TV italianos, aparece irreconhecível em vídeo, marcado no rosto e sem dentes.
Entre anedotas dos bons velhos tempos e a esperança de "morrer no palco", Richard e a esposa Ester relatam o problema cardiovascular e admitem ter vendido tudo o que Benson recebeu de herança dos pais por necessidade. A esposa havia explicado alguns dias antes a situação para os fãs através de um post no Facebook:
"Queridos amigos, quero desabafar e pedir uma ajuda sincera. Richard, meu amado marido, está doente. Há muito tempo que está se tratando com grande dificuldade, odiando médicos, hospitais e medicamentos, mas deve fazê-lo, mesmo que sejam tratamentos muito caros. O Estado italiano não oferece assistência médica adequada pois ele é um cidadão britânico. Mesmo assim ele possui força e o desejo de fazer concertos, de estar com seus fãs, mesmo que estes às vezes sejam um pouco violentos. Ele os ama e graças a eles, a vocês, Richard é capaz de combater tudo e todos e se manter vivo. Um pequeno gesto de sua parte será uma demonstração de sua afeição por mim e por Richard. Vocês são muitos. Até mesmo o valor de um maço de cigarros será, levando em consideração a soma de todos vocês, uma quantia que permitirá Richard de continuar a receber tratamento e estar entre vós.".
Os fãs mais antigos e os internautas, que conheceram sua obra através de vídeos virais no YouTube, ficaram divididos diante do pedido: houve aqueles que juram fidelidade eterna ao seu ídolo e aqueles que criticam a gestão nefasta de seus bens.
Quem é Richard Benson
Richard Benson é um verdadeiro ícone do thrash italiano: ele começou a ser conhecido nos anos setenta com seus shows radicais, onde o público o insultava e jogava comida e objetos no palco. Aos poucos ele se construiu como um personagem único, com histórias loucas e bizarras. Também foi membro da banda de rock progressivo italiana Buon Vecchio Charlie, e lançou o clássico e único disco da banda em 1971. Suas origens sempre foram envoltas em mistério, pois não era totalmente claro se Richard era realmente inglês ou se se chamava Riccardo Benzoni, como muitos fãs afirmam (no apelo do vídeo a coisa parece ter sido esclarecida de uma vez por todas, porque o músico mostra seu passaporte com o nome completo de Richard Philip Henry John Benson); ou mesmo suas turnês internacionais, nunca antes vistas, e suas improváveis amizades com estrelas do rock, como a história que conta de seu encontro com Brian Jones, o falecido guitarrista dos Stones, sob a Ponte do Brooklyn. Como apresentador de rádio musical experiente, ele logo se tornou uma figura muito popular das emissoras romanas privadas, e chegou às redes nacionais italianas com "Quelli della notte" (1985) e "I solati" (2003), e até no cinema em "Maledetto il giorno che ti ho incontrato" com Verdone.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O melhor disco de thrash metal da história, na opinião de Charlie Benante
Porque Gene Simmons tem o dobro da fortuna de Paul Stanley, com quem co-fundou o Kiss
David Gilmour elege os dois piores álbuns do Pink Floyd


Raul Seixas: Em carta psicografada, o alerta sobre a Sociedade Alternativa e as drogas?
Top 10: dez roqueiros que se foram aos 27 anos de idade
Gosto musical impediu que Metallica se tornasse um Maiden
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro
Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"



