Tom Morello: falando sobre amplificadores, pedais e guitarra Arm The Homeless
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 07 de março de 2019
Tom Morello, guitarrista do RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e PROPHETS OF RAGE, foi entrevistado pelo site Ultimate Guitar e também falou sobre a sua icônica guitarra, Arm The Homeless.
Seguem alguns trechos:
Jornalista: Fale um pouco da sua guitarra Arm The Homeless.
"Esta guitarra tem estado comigo há 30 anos e a história dela é meio 'irregular'".
"Quando me mudei para Hollywood, eu queria ter uma guitarra feita sob encomenda, porque Steve Vai e alguns dos meus guitarristas favoritos tinham uma. Então, fui a uma loja de guitarras com o meu 1º cheque que recebi do meu primeiro emprego de verdade, sabe?"
"Foi provavelmente a pior guitarra que eu já toquei e foi tudo culpa minha, porque escolhi o braço da guitarra, escolhi outra coisa e aquilo outro, tipo, não sou um luthier e não tinha ideia se deveria ser desse jeito ou outro".
"Então, peguei essa guitarra fedorenta e é claro que nos anos seguintes eu a destruí completamente, sendo que a única coisa que sobrou dela foi esse pedaço de madeira (corpo da guitarra)".
"Ela teve um milhão de braços diferentes, sendo que esse atual eu encontrei em uma lixeira, na Santa Monica Boulevard (Los Angeles)".
"A guitarra possui captadores diferentes, assim como a parte eletrônica é completamente alterada. mas então, finalmente eu desisti, sabe? Estava tentando pegar uma guitarra que seria o meu som perfeito, mas estava batendo a cabeça contra a parede e apenas disse: 'Eu vou parar agora de mexer nela. Esta vai ser a minha guitarra do jeito que está e vou apenas criar com o que eu tenho em mãos'".
"Isso foi muito libertador, porque eu não estava mais perseguindo sons e em vez disso, abracei o som que tinha e usei para fazer música".
Jornalista: Vamos falar brevemente sobre este cubo da Marshall que eu sei que você o tem há anos...
"Foi na mesma época em que eu finalmente desisti da minha guitarra tentando fazer com que ela fosse a que eu queria em mente, e decidi que ela seria o que eu tinha em mãos".
"Há muitos anos atrás, mais de 30 anos, todo o meu equipamento havia sido roubado em um fatídico Dia dos Namorados, assim, no final de semana seguinte, fui nessa mesma loja e comprei este cubo da Marshall de 50 watts e um Peavey Cabinet 4x12".
"Na época - e quero dizer, sem ofensa - peguei a Peavey e desparafusei a parte da frente, e acho que isso contribuiu para o tipo de som único que sai dela".
"Eu passava horas tentando criar o tom que queria e falhava miseravelmente, até que um dia, em 1988, passei 02 ou 03 horas com a guitarra Arm The Homeless junto com esse amplificador e disse: 'Isso é bom. Eu vou parar de bater a minha cabeça contra a parede e este será o meu tom'. Marquei os volumes e timbres do amplificador e nunca mais mudei desde então".
Jornalista: Vamos mergulhar na sua pedaleira agora...
"Então, basicamente, esses são todos os pedais que usei durante 03 décadas. Este é um MXR Phase 90, que eu uso somente para o começo da música 'Killing in The Name', do RAGE AGAINST THE MACHINE".
"Tenho o pedal do equalizador, que uso exclusivamente para aumentar o volume das músicas… Então, quando me apresento em clubes e você não confia no técnico de som da casa, tipo, num solo de guitarra que está por vir, sei que vai soar barulhento porque eu ligo essa pedal bem na hora".
"Possuo também 02 pedais Delay idênticos, só assim para que eu não precise ficar mudando as configurações. Um é apenas uma espécie de um longo atraso que acompanha o seu prazer astral, e o outro, é apenas uma diferença de 03 configurações entre eles, onde ele vai e volta num ritmo de pingue-pongue".
Confira a performance do RAGE AGAINST THE MACHINE da canção "Know Your Enemy", onde Tom Morello toca com a guitarra Arm The Homeless.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps