Andre Matos quase saiu do Angra antes de "Fireworks"; banda ensaiou com Falaschi
Por Igor Miranda
Fonte: YouTube
Postado em 09 de junho de 2019
Em um vídeo divulgado no seu canal de YouTube, o guitarrista Kiko Loureiro se recordou de uma história curiosa a respeito do Angra e do vocalista Andre Matos, que faleceu neste sábado (8). O guitarrista comentou que o cantor chegou a deixar a banda antes mesmo do álbum "Fireworks" (1998) começar a ser feito.
"Teve um momento em que o Andre saiu da banda, logo após a turnê do 'Holy Land' (1996). Ele não queria mais: queria fazer o Virgo, que era um trabalho solo dele e não iria fazer o 'Fireworks', que foi o terceiro álbum", comentou Kiko.
Edu Falaschi, que viria a substituir Andre Matos pouco tempo depois, acabou até ensaiando com o Angra, mas um executivo da gravadora francesa da banda resolveu agir. "E aí, por algum motivo, o cara da França, da gravadora, que era muito ativo para a banda por sermos grandes na França, veio ao Brasil. Iria ter um show do Whitesnake com Megadeth e ele era fã da banda, não lembro. Aí ele veio para esse show e também para resolver o problema que estava na banda. Inclusive, Edu Falaschi ensaiou com a gente nesse período. Já chegamos a falar sobre isso abertamente, o Andre não queria fazer parte do Angra", afirmou.
A atitude do executivo francês acabou garantindo a permanência de Andre Matos. "Esse cara da França, engenhosamente... fomos em um restaurante e estávamos nós três na mesa, porque ele armou isso. Em uma hora, ele ficou de canto e lembro daquela lavação de roupa suja, eu e ele conversando abertamente e essa conversa fez com que o Andre voltasse para a banda, para os ensaios", disse.
O processo de composição de "Fireworks" funcionou de uma forma um pouco mais distante de Andre Matos, segundo Kiko Loureiro. "Foi aí que ele trouxe a música 'Lisbon', trouxe 'Fairy Tale' - que a banda não gostou, então ele acabou usando no Shaman -, 'Wings of Reality' e outras composições. Ele participou, mas você pode perceber que são músicas mais isoladas. Em 'Speed', eu fiz a música e ele a letra. Teve 'Rainy Nights', certa colaboração, mas já distanciado. Aí, fizemos o álbum, a banda cresceu mais, fez turnês maiores e aí ele não queria mesmo", afirmou.
Por fim, Kiko comenta que gostaria de ter uma conversa com Andre no estilo da que teve pouco mais de 20 anos atrás para uma eventual reunião do Angra. Porém, com o falecimento do cantor, o bate-papo nunca acontecerá.
Assista ao vídeo de Kiko Loureiro na íntegra:
Morte de Andre Matos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps