Rafael Bittencourt homenageia o saudoso Andre Matos com belo texto
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de junho de 2022
O músico Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, homenageou o vocalista Andre Matos nesta quarta-feira (8 de junho), dia que a morte do cantor e compositor completa três anos. Os dois músicos foram parceiros de banda por cerca de uma década e gravaram três discos juntos: "Angels Cry" (1993), "Holy Land" (1996) e "Fireworks" (1998).
Rafael escreveu um belo texto, publicado nas redes sociais do Angra. Leia abaixo as palavras escritas pelo guitarrista.
"Hoje, 8 de junho, completa três anos da morte de Andre Matos, um músico de espírito e talento singular que enriqueceu a vida dos que o conheceram, e com quem tive o privilégio de trabalhar e desenvolver estreita amizade por quase uma década.
Pode-se dizer que fundamos juntos o Angra, uma banda que há 30 anos inspira e influencia todo o cenário musical brasileiro e também o internacional.
Em entrevistas costumam me perguntar como foram esses três anos sem o André. Como avalio essa falta etc. Inicialmente, vivi a frustração de saber que nunca poderíamos re-aproximar em vida, seja pessoalmente ou profissionalmente. Mas, é curioso admitir que ele é mais presente na minha vida hoje do que esteve nos últimos 22 anos, desde que saiu do Angra. Lidar com a morte de alguém que lhe importa é sempre penoso, mas por ser inevitável, encontramos maneiras. Eu converso mentalmente com sua memória, imerso em diálogos retóricos que me deram a chance de me harmonizar com sua alma complexa e fascinante.
Mas o que mais colaborou para a cicatrização das feridas foi o respeito acolhedor de inúmeras pessoas que cultivam um carinho especial pelas músicas e o legado de nossa parceria. Na missa de 7º dia, foi cumprimentado pelos fãs como um ente da família, aquilo me sensibilizou demais.
Pela mesma razão, sou frequentemente convidado para homenageá-lo, Dei meus depoimentos na biografia Andre Matos, O Maestro do Heavy Metal, editora Estética Torta; e também para o documentário ‘O Maestro do Rock’, de Anderson Bellini.
Três anos após sua passagem, essa falta é substituída por inúmeras memórias e do que construímos juntos na primeira fase do Angra, que definiu o futuro da banda e do heavy metal no Brasil".
Andre Matos foi vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman, além de ter lançado álbuns como artista solo. A sua morte pegou o mundo de surpresa e gerou muitas homenagens.
Morte de Andre Matos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Descubra a incrível história do cantor Seal sobre o Alice in Chains
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
A melhor música de rock de cada ano entre 2010 e 2019, segundo a Loudwire
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Andre Matos: Morreu a lenda do Metal nacional
Andre Matos: "estou arrasado com essa notícia trágica", diz Tobias Sammet
Angra emite comunicado oficial da banda sobre a morte de Andre Matos
Rafael Bittencourt: "O Brasil perde um talento insubstituível"
Andre Matos: em vídeo, Kiko Loureiro fala sobre a morte do parceiro
Herman Li: "sem Angra, não existiria Dragonforce", diz guitarrista
Regis Tadeu: O Angra foi formado em torno do Andre Matos
O erro que Marcelo Barbosa vê na atual polêmica entre amplificadores e simuladores
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
O engraçado primeiro cachê que Alírio Netto do Angra recebeu na vida
Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos


