Rafael Bittencourt homenageia o saudoso Andre Matos com belo texto
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de junho de 2022
O músico Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, homenageou o vocalista Andre Matos nesta quarta-feira (8 de junho), dia que a morte do cantor e compositor completa três anos. Os dois músicos foram parceiros de banda por cerca de uma década e gravaram três discos juntos: "Angels Cry" (1993), "Holy Land" (1996) e "Fireworks" (1998).
Rafael escreveu um belo texto, publicado nas redes sociais do Angra. Leia abaixo as palavras escritas pelo guitarrista.
"Hoje, 8 de junho, completa três anos da morte de Andre Matos, um músico de espírito e talento singular que enriqueceu a vida dos que o conheceram, e com quem tive o privilégio de trabalhar e desenvolver estreita amizade por quase uma década.
Pode-se dizer que fundamos juntos o Angra, uma banda que há 30 anos inspira e influencia todo o cenário musical brasileiro e também o internacional.
Em entrevistas costumam me perguntar como foram esses três anos sem o André. Como avalio essa falta etc. Inicialmente, vivi a frustração de saber que nunca poderíamos re-aproximar em vida, seja pessoalmente ou profissionalmente. Mas, é curioso admitir que ele é mais presente na minha vida hoje do que esteve nos últimos 22 anos, desde que saiu do Angra. Lidar com a morte de alguém que lhe importa é sempre penoso, mas por ser inevitável, encontramos maneiras. Eu converso mentalmente com sua memória, imerso em diálogos retóricos que me deram a chance de me harmonizar com sua alma complexa e fascinante.
Mas o que mais colaborou para a cicatrização das feridas foi o respeito acolhedor de inúmeras pessoas que cultivam um carinho especial pelas músicas e o legado de nossa parceria. Na missa de 7º dia, foi cumprimentado pelos fãs como um ente da família, aquilo me sensibilizou demais.
Pela mesma razão, sou frequentemente convidado para homenageá-lo, Dei meus depoimentos na biografia Andre Matos, O Maestro do Heavy Metal, editora Estética Torta; e também para o documentário ‘O Maestro do Rock’, de Anderson Bellini.
Três anos após sua passagem, essa falta é substituída por inúmeras memórias e do que construímos juntos na primeira fase do Angra, que definiu o futuro da banda e do heavy metal no Brasil".
Andre Matos foi vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman, além de ter lançado álbuns como artista solo. A sua morte pegou o mundo de surpresa e gerou muitas homenagens.
Morte de Andre Matos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Savatage gravará show com orquestra no Anfiteatro da Pompeia
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Fernando Ribeiro critica religiões e rejeita música como arma política
A música do Van Halen baseada em um discurso de Malcolm X

Andre Matos: Morreu a lenda do Metal nacional
Regis Tadeu: O Angra foi formado em torno do Andre Matos
Kiko Loureiro: porque não falei com Andre Matos por vinte anos
Herman Li: "sem Angra, não existiria Dragonforce", diz guitarrista
Andre Matos quase saiu do Angra antes de "Fireworks"; banda ensaiou com Falaschi
Rafael Bittencourt: "O Brasil perde um talento insubstituível"
Andre Matos: "estou arrasado com essa notícia trágica", diz Tobias Sammet
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
A cena repugnante que o Angra presenciou em ônibus da turnê, segundo Ricardo Confessori


