Judas Priest: como surgiu o agudo típico de Rob Halford
Por Igor Miranda
Fonte: Blabbermouth
Postado em 05 de novembro de 2019
O vocalista Rob Halford, do Judas Priest, é dono de um dos agudos mais conhecidos do heavy metal. O alcance privilegiado do cantor permite que ele dê alguns gritos bem "altos", com uso de vibrato e outros recursos técnicos.
Não à toa, diversas bandas do estilo foram influenciadas pelo Judas Priest. Nomes como Mercyful Fate/King Diamond, Primal Fear, Helloween e vários outros têm sonoridade bastante próxima à dos "Metal Gods", incluindo no aspecto vocal.
Em recente sessão de perguntas e respostas realizada nas redes sociais do Judas Priest, Rob Halford foi perguntado sobre como surgiu o seu típico agudo. Em resposta, ele revelou algumas dicas que, embora sejam bem gerais, podem ser úteis para outros vocalistas.
"Cantores precisam tentar de tudo. Tem tudo a ver com a descoberta de suas habilidades. Não é diferente de um baterista ou guitarrista - você tem o instrumento e cabe a você descobrir o que consegue fazer", afirmou, inicialmente.
Em seguida, Halford completou: "Apenas fique de frente ao microfone e deixe suas emoções te conduzirem. Sempre esteja aberto a sugestões e ideias de seus colegas de bandas, tipo 'pode tentar cantar desta forma?', 'pode tentar essa nota?', 'pode tentar nesse tom ou escala?', enfim".
Por fim, o lendário vocalista resumiu: "Para mim, foi apenas uma experiência. Começou a se desenvolver lentamente, não foi da noite para o dia".
Em entrevista concedida anteriormente, Rob Halford comentou sobre como manter a voz em forma, mesmo em idade avançada. "Se eu soubesse como, estaria vendendo a fórmula. Não sei, de verdade. Acho que mudou a minha vida quando larguei a bebida e as drogas há 33 anos, porque os vocais são uma performance física. Você precisa descansar e ter os componentes certos no lugar para dar a performance desejada em estúdio e, principalmente, na estrada. E a estrada é cansativa. [...] Você precisa se acostumar e fazer os ajustes corretos. É uma técnica, mais do que qualquer outra coisa".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps