Judas Priest: como surgiu o agudo típico de Rob Halford
Por Igor Miranda
Fonte: Blabbermouth
Postado em 05 de novembro de 2019
O vocalista Rob Halford, do Judas Priest, é dono de um dos agudos mais conhecidos do heavy metal. O alcance privilegiado do cantor permite que ele dê alguns gritos bem "altos", com uso de vibrato e outros recursos técnicos.
Não à toa, diversas bandas do estilo foram influenciadas pelo Judas Priest. Nomes como Mercyful Fate/King Diamond, Primal Fear, Helloween e vários outros têm sonoridade bastante próxima à dos "Metal Gods", incluindo no aspecto vocal.
Em recente sessão de perguntas e respostas realizada nas redes sociais do Judas Priest, Rob Halford foi perguntado sobre como surgiu o seu típico agudo. Em resposta, ele revelou algumas dicas que, embora sejam bem gerais, podem ser úteis para outros vocalistas.
"Cantores precisam tentar de tudo. Tem tudo a ver com a descoberta de suas habilidades. Não é diferente de um baterista ou guitarrista - você tem o instrumento e cabe a você descobrir o que consegue fazer", afirmou, inicialmente.
Em seguida, Halford completou: "Apenas fique de frente ao microfone e deixe suas emoções te conduzirem. Sempre esteja aberto a sugestões e ideias de seus colegas de bandas, tipo 'pode tentar cantar desta forma?', 'pode tentar essa nota?', 'pode tentar nesse tom ou escala?', enfim".
Por fim, o lendário vocalista resumiu: "Para mim, foi apenas uma experiência. Começou a se desenvolver lentamente, não foi da noite para o dia".
Em entrevista concedida anteriormente, Rob Halford comentou sobre como manter a voz em forma, mesmo em idade avançada. "Se eu soubesse como, estaria vendendo a fórmula. Não sei, de verdade. Acho que mudou a minha vida quando larguei a bebida e as drogas há 33 anos, porque os vocais são uma performance física. Você precisa descansar e ter os componentes certos no lugar para dar a performance desejada em estúdio e, principalmente, na estrada. E a estrada é cansativa. [...] Você precisa se acostumar e fazer os ajustes corretos. É uma técnica, mais do que qualquer outra coisa".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
Elegant Weapons, banda de guitarrista do Judas Priest, lança segundo disco de estúdio
O grande problema que invalida o documentário do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath

Os álbuns do Judas Priest que Richie Faulkner gostaria de celebrar em turnê
O que motivou Rob Halford a aceitar abrir turnê do Kiss com o Judas Priest
Judas Priest anuncia coletânea "The Best of", que será lançada em junho
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980


