Sepultura: Quadra revisita thrash de Beneath e Arise, diz Andreas
Por Igor Miranda
Postado em 21 de dezembro de 2019
Conforme noticiado anteriormente, o Sepultura lançou, nesta sexta-feira (20), mais uma nova música de seu próximo álbum, "Quadra". A faixa, intitulada "Last Time", integra o disco que chega a público em 7 de fevereiro de 2020, pela Nuclear Blast.
Em material de divulgação, Andreas Kisser disse que "Quadra" soa como uma volta às raízes, mas com certa atualização. "Em 'Quadra', sentimos o desejo de revisitar aquela velha sensação do thrash dos álbuns 'Beneath the Remains' e 'Arise', só que com o olhar de hoje em dia", afirmou.
Ele complementa: "Adicione a isso as percussões tribais, os elementos de orquestra, os corais, as melodias e os vocais limpos e você terá um resumo completo de toda a nossa carreira, apoiada em uma abordagem bem contemporânea".
Por fim, o guitarrista comentou que o Sepultura não presta "muita atenção ao passado", nem se "preocupa tanto com o futuro". "Estamos vivendo o momento, tentando fazer o Sepultura melhorar um pouco todos os dias. É isso que mantém nossa força", disse.
"Quadra" terá proposta conceitual. A capa, criada por Christiano Menezes (Darkside Books), "representa as diferentes regiões, fronteiras, tradições que todos nós viemos e tivemos durante o nosso processo de vida". "Olhe para a moeda. Você dá importância ao dinheiro? Ele não está presente apenas na capa, mas na cabeça de todo mundo. Seja a regra do seu próprio jogo!", diz a banda.
Veja a capa:
Em nota anterior, Andreas Kisser falou sobre o conceito. "Em português, além de outros significados, 'Quadra' significa 'quadra esportiva': uma área terrestre limitada, com demarcações, onde um jogo acontece com suas determinadas regras. Somos de diferentes 'Quadras'. Todos os países têm fronteiras, tradições, cultura, religiões, leis, educação e um conjunto de regras onde a vida acontece", diz, inicialmente.
O músico completa: "Nossas personalidades, o que acreditamos, como vivemos, como construímos sociedades e relacionamentos... tudo depende desse conjunto de regras com as quais crescemos. Conceitos de criação, deuses, morte e ética. Somos escravizados pelo conceito do dinheiro. Quem é pobre ou rico, é assim que medimos pessoas e bens. Independentemente de sua 'Quadra', você precisa de dinheiro para sobreviver. É a regra principal do jogo 'vida'".
Por fim, é explicada a relação do conceito com a capa do álbum. "A moeda é forjada com o crânio do senador, que representa o conjunto de leis em que vivemos. O mapa mundial na cabeça representa as fronteiras das nações, com linhas imaginárias separando pessoas por conceitos de raça e do que é sagrado", afirma.
Quatro partes
Também em material de divulgação, Andreas Kisser explicou que "Quadra" é dividido em quatro partes. Cada "momento" do disco traz uma proposta diferente.
"O álbum foi composto desta forma: dividido em quatro - três faixas para cada lado - como se fosse um disco de vinil duplo com os lados A, B, C e D", afirmou ele, inicialmente.
"O lado A, aberto por 'Isolation', é mais tradicional, thrash, e representa o discurso do Sepultura, mas sempre com elementos novos. Por isso, 'Isolation' tem essa característica rápida e tradicional. O lado B é mais percussivo, com ritmos brasileiros. O C vai um pouco mais além com o violão, sendo mais instrumental como característica geral. E o D é aquela coisa mais groovada, lenta, com melodia", disse.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
O guitarrista que faria Eric Clapton ficar apenas na guitarra base, se dividissem o palco
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música boa escondida no pior disco do Metallica, segundo a Louder
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
O clássico do prog setentista apontado pelo Hall da Fama como essencial ao rock moderno
Vanguardistas do metal japonês, Sigh anuncia novo álbum, "Goh-Ka"
O grande problema do Bon Jovi que irritava Taylor Hawkins, segundo o próprio
A melhor banda de rock para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O elemento das letras de Raça Negra e Negritude Júnior que impressionava Renato Russo
Dave Grohl relembra como era o caótico apartamento em que Lemmy Kilmister morava


A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O disco do Sepultura que explodiu as "regras do metal", segundo a Classic Rock
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Por que Steve Vai teve dificuldade de tocar Sepultura na guitarra? Andreas Kisser responde
O que impediu o Ratos de Porão de ser tão grande quanto o Sepultura, conforme João Gordo



