Evolução: A música e a tecnologia
Por Michel Sales
Postado em 15 de março de 2020
Desde os tempos remotos, as poesias trovadorescas acompanhadas por sons já visavam à musicalidade como forma de evocar atenção. E no decorrer das eras, é curioso notar o quanto a tecnologia tem recriado maneiras de replicar as mais criativas sonoridades.
Em 1878, em Saint Louis - EUA, um fonógrafo registrou a primeira gravação em uma folha de alumínio. Já o ano de 1887, o gramofone passou a reproduzir sons de discos. Logo depois, em 1935, houve a criação de uma fita magnética de rolo e do gravador cassete, conhecido como Magnetofone. Com a popularização dos discos de vinil, os artistas passaram a reproduzir e promover álbuns completos.
Durante os anos de 1972 a 1976, os japoneses desenvolveram as fitas e o aparelho VHS, proporcionando uma grande procura pela qualidade sonora e de imagem. Pouco tempo depois surgiram as fitas K7 que prevaleceram por longos anos até a coisa toda evoluir para a popularidade dos CDs (Compact Discs).
Já em 1996 surgiu o primeiro filme em DVD: Twister. Depois, o Walk-Man transformou-se em Disc-Man e a música digital, o MP3 Player, ficou popular no mundo a partir de 1997. No inicio do século 21, Steve Jobs apresentou o primeiro Ipod, logo também surgiu o Iphone, o Home-Theater e o Blu-Ray, aparelhos que ampliaram a qualidade de imagem e audição.
Ou seja, a tecnologia que comporta a música está sempre evoluindo e encantando as multidões, marcando presença nos filmes, no teatro, na rádio, no celular, na TV, no computador, nos shows, nos bares e até mesmo na sonoridade dos bichos, o importante é perceber que a música é uma constante em nossa vida, seja você curtindo Pop, Rock, Metal, Neoclássico, Sinfônico, Alternativo, Eletrônico, Folk, Punk, Blues, etc., estilos musicais que também são capazes de caracterizar identidades específicas, segmentando ideologias, vestimentas e comportamentos.
No mais, a música tematiza, atenta e instiga, representando expressões diversas de sentimentos humanos dentro das mais diferentes culturas, incorporando trejeitos e podendo ser absorvida universalmente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
De Europe a Entombed, 15 das melhores bandas da Suécia, de acordo com a Metal Hammer
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
O músico que Paul McCartney nunca quis nos Beatles: "Um pedido bastante simples"
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Bruce Dickinson diz qual a primeira música que cantou após vencer a luta contra o câncer
O convite deselegante que Axl Rose fez para Alice Cooper gravar música do Guns N' Roses
O motivo que fez Clive Burr sair do Iron Maiden, segundo Steve Harris



As perdas que levaram Renato Russo e Humberto Gessinger ao isolamento e sofrimento
Fotos de Infância: Skid Row
Bon Jovi: chocando companheiros de banda com confissão
Chris Cornell: jornalista foi a último show e percebeu algo errado
Saúde: mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais
Fotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith



