Evolução: A música e a tecnologia
Por Michel Sales
Postado em 15 de março de 2020
Desde os tempos remotos, as poesias trovadorescas acompanhadas por sons já visavam à musicalidade como forma de evocar atenção. E no decorrer das eras, é curioso notar o quanto a tecnologia tem recriado maneiras de replicar as mais criativas sonoridades.
Em 1878, em Saint Louis - EUA, um fonógrafo registrou a primeira gravação em uma folha de alumínio. Já o ano de 1887, o gramofone passou a reproduzir sons de discos. Logo depois, em 1935, houve a criação de uma fita magnética de rolo e do gravador cassete, conhecido como Magnetofone. Com a popularização dos discos de vinil, os artistas passaram a reproduzir e promover álbuns completos.

Durante os anos de 1972 a 1976, os japoneses desenvolveram as fitas e o aparelho VHS, proporcionando uma grande procura pela qualidade sonora e de imagem. Pouco tempo depois surgiram as fitas K7 que prevaleceram por longos anos até a coisa toda evoluir para a popularidade dos CDs (Compact Discs).
Já em 1996 surgiu o primeiro filme em DVD: Twister. Depois, o Walk-Man transformou-se em Disc-Man e a música digital, o MP3 Player, ficou popular no mundo a partir de 1997. No inicio do século 21, Steve Jobs apresentou o primeiro Ipod, logo também surgiu o Iphone, o Home-Theater e o Blu-Ray, aparelhos que ampliaram a qualidade de imagem e audição.
Ou seja, a tecnologia que comporta a música está sempre evoluindo e encantando as multidões, marcando presença nos filmes, no teatro, na rádio, no celular, na TV, no computador, nos shows, nos bares e até mesmo na sonoridade dos bichos, o importante é perceber que a música é uma constante em nossa vida, seja você curtindo Pop, Rock, Metal, Neoclássico, Sinfônico, Alternativo, Eletrônico, Folk, Punk, Blues, etc., estilos musicais que também são capazes de caracterizar identidades específicas, segmentando ideologias, vestimentas e comportamentos.

No mais, a música tematiza, atenta e instiga, representando expressões diversas de sentimentos humanos dentro das mais diferentes culturas, incorporando trejeitos e podendo ser absorvida universalmente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
Cinco músicas dos Rolling Stones com riffs excelentes que envelheceram muito mal
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
George Lynch anuncia turnê tocando apenas material do Dokken
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
A música envolvente do Ghost inspirada em serial killer enigmático que nunca foi capturado
O dia que Kurt Cobain ligou para Max Cavalera para saber onde poderia descolar drogas
O dia que Digão assistiu ensaio da Legião Urbana sem saber que era a banda

O hino do Rock que todos conhecem mas só emplacou na 3ª vez em que foi lançado
Lars Ulrich concorda quando Bruce Dickinson diz que Maiden é superior ao Metallica
Led Zeppelin: A controvérsia sobre as origens do nome da banda
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia
Rolling Stone: Os 500 melhores álbuns da história em lista da revista
A banda Slipknot é satânica? O que diz Corey Taylor?


