Adam Wakeman: O lançamento do álbum Jazz Sabbath em Curitiba
Por André Molina
Fonte: Sinners Rock Beer
Postado em 11 de março de 2020
O tecladista do Black Sabbath e do Ozzy Osbourne, Adam Wakeman, esteve na capital paranaense na última sexta-feira (06 de março) para acompanhar o guitarrista do Jethro Tull, Martin Barre, em show no Tork ‘n’ Roll. O evento em homenagam aos 50 anos de trajetória da banda inglesa contou também com a tecladista Dee Palmer.
Black Sabbath - Mais Novidades
Filho do lendário tecladista Rick Wakeman, que tocou na fase clássica do Yes, Adam aproveitou o dia para lançar o álbum de seu novo projeto: Jazz Sabbath, que conta com reeleituras do Black Sabbath no formato jazz.
Fruto de uma brincadeira, o disco conta com versões instrumentais de canções consagradas do Black Sabbath como "Fairies Wear Boots", "Evil Woman", "Rat Salad", "Iron Man", "Hand of Doom", "Changes" e "Children of the Grave".
No release de divulgação, Adam Wakeman utiliza o pseudônimo "Milton Keanes" argumentando que as canções fazem parte de um álbum lançado em 13 de Fevereiro de 1970, antes do grupo formado por Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward lançar o disco de estreia. Segundo Milton Keanes, que teria sofrido um infarto, grande parte do que fez a carreira da banda teria sido "roubado" do lendário Jazz Sabbath. Uma piada para ilustrar como Adam Wakeman imagina como seriam as músicas do Black Sabbath no formato jazz.
Milton Keanes ainda promete provar suas acusações após 50 anos, diz a piada:
"Formado em 1968, o Jazz Sabbath era considerado por muitos a vanguarda do novo movimento jazz que saía da Inglaterra naquela época. O aguardado álbum de estreia estava destinado a nunca ser lançado. Até agora. O álbum foi cancelado quando surgiu a notícia de que o membro fundador e pianista Milton Keanes foi hospitalizado com um ataque cardíaco massivo que o deixou lutando por sua vida. A gravadora decidiu engavetar o álbum e cancelar o lançamento programado por compaixão e devido à incerteza financeira de lançar um álbum de estreia de uma banda sem seu líder musical. Quando Milton foi finalmente liberado do hospital em Setembro de 1970, ele descobriu que uma banda de Birmingham, convenientemente chamada ‘Black Sabbath’, havia então lançado dois álbuns com versões metal do que ele afirma serem as suas músicas".
Em seguida, na piada de Adam, as gravações do Jazz Sabbath foram perdidas em um incêncio e, 50 anos depois, foram encontradas as faixas originais e remixadas.
Prometido para estar disponível oficialmente no mercado no mês de abril, o álbum foi lançado pessoalmente por Adam no Tork ‘n’ Roll no quiosque de merchandising do show de Martin Barre. Na ocasião, Adam autografou o disco e conversou com fãs.
Vale mencionar que Adam Wakeman teve a autorização do Black Sabbath para realizar tal projeto. O músico é muito amigo do guitarrista Tony Iommi, participou de turnês com o Black Sabbath e, como músico de apoio, gravou o disco ao vivo da banda "The End".
Ao ouvir o Jazz Sabbath chega-se a conclusão de que o trabalho deverá agradar mesmo quem gosta do estilo e tem afinidade com jazz. Não espere guitarras distorcidas e sim muito piano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
O hit de Raul que quase fez Ira! encerrar atividades: "Um dos piores momentos da carreira"
A opinião de Andre Matos sobre a Legião Urbana e Renato Russo
A música que nasceu para zoar canções cafonas e se tornou uma ótima balada triste e pesada

Exibição em homenagem a Ozzy Osbourne supera expectativas e é prorrogada até final de setembro
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Em entrevista de 1984, Tony Iommi contou o que ele curtia (e não curtia) ouvir
Lars Ulrich: a diferença entre o Purple, o Led e o Sabbath



