Bruce Marques: Músico catarinense lança EP gravado durante isolamento
Por Dane Souza
Postado em 24 de maio de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Você ficou em casa nesses últimos meses? #EleFicou. Bruce Marques, guitarrista, vocalista e integrante das bandas Yellow Box, Villagrand, Ulbricht, Rota 88 e RitaLeeze - ufa! - aproveitou o confinamento para produzir em duas semanas e de forma 100% independente seu primeiro trabalho em carreira solo. Batizado de 'Fraldas, Louças e Sessões Experimentais de Quarentena', o demo EP traz cinco faixas autorais compostas pelo músico ao longo dos últimos 20 anos, com temáticas de amor, temperos pop, rock, folk e funk, e a intenção de soar cru, sem muitas edições e efeitos.
Com os bares fechados e shows cancelados por conta da atual pandemia, Bruce utilizou seu tempo vago para resgatar suas antigas composições embalado pela melhor motivação possível: a chegada de seu primeiro filho. O nascimento foi o gatilho para a criação da principal canção do disco, batizada de "Vicente, Meu Amigo". Já três das outras quatro músicas estavam guardadas desde a época do Ensino Médio e foram reformuladas: "Filosofia de Um Amor Não Correspondido" surgiu de uma dor-de-cotovelo em 2001, "Sentado na Esquina" retrata parte da rotina que ele vivia em 2002, e "Música Hippie" brotou envolvida pela atmosfera da Praia da Solidão, que faz divisa com o Canto do Morcego em Itajaí, a qual frequentava quase que diariamente no início dos anos 2000. Outra canção de amor veio em 2009, "Quero Ficar Com Você", que tem uma pegada dançante e dificilmente vai te deixar parado.
Bruce revela que "há leves desafinações, ‘coisas’ um pouco fora do tempo, imperfeições propositais como se uma banda de ‘Bruces’ estivesse tomando uma gelada e tocando ao vivo na sala de casa, e não como se fossem músicos robôs automatizados e perfeitos. Tentei ser o mais orgânico possível". Com pouco conhecimento em softwares de gravação, mas muito foco e dedicação, ele levou o isolamento ao pé da letra e utilizou somente equipamentos disponíveis em casa durante a quarentena: um tecladinho de infância, cajon, chocalhos, tamborzinho de percussão, hashis - de comer sushi! - como baquetas, violão de nylon microfonado como contrabaixo, guitarra com "cordas velhas" passando por um pedalboard plugado em um mini-amp de 1 watt, além de gravar várias vozes com um microfone de palco. "Tudo isso em uma mesa de som pequena ligada na entrada de microfone do computador ‘velho de guerra’", explica. Sem experiência prévia e com simplicidade, também fez a mixagem e a masterização das faixas, contando apenas com dicas de alguns amigos antes de finalizar cada uma.
A capa de "Fraldas, Louças e Sessões Experimentais de Quarentena" mostra todos os instrumentos utilizados na gravação, e o demo EP está disponível nas principais plataformas digitais, inclusive no YouTube. Você pode acompanhar as novidades na página do artista no Facebook e no perfil @brucemarquesrock no Instagram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
"Se viraram bem sem mim" - Adrian Smith relembra audição frustrada para grande banda em 1991
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
O gênero musical que faz sucesso com as massas mas é "satânico", segundo Billy Corgan
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
Dave Mustaine descarta chamar ex-membros para última tour do Megadeth
Guitarrista Tyler Bates deixa a banda de Marilyn Manson
A atitude respeitosa tomada por Nuno Bettencourt no último show de Ozzy Osbourne
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026

Iron Maiden e os gigantes que abriram seus shows: "Era difícil entrar depois deles"
Fotos de Infância: Evanescence
Músicas Ruins: blog elege as piores de grandes bandas do Rock/Metal
Lemmy Kilmister: "Estou pronto para morrer. Minha vida foi boa"
Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico
A resposta de Lobão após João Gordo o questionar sobre apoio a Jair Bolsonaro


