Por que Iommi geralmente não toparia uma reunião do Black Sabbath como do Live Aid
Por Igor Miranda
Postado em 15 de julho de 2020
O guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, comentou sobre os 35 anos da reunião da banda no Live Aid, evento realizado no dia 13 de julho de 1985. O festival beneficente teve edições realizadas em Londres, Inglaterra, e Filadélfia, nos Estados Unidos - e o grupo se apresentou nesta segunda.
Black Sabbath - Mais Novidades
Na época, foi a primeira ocasião em que o Black Sabbath se apresentava com sua formação original, incluindo o vocalista Ozzy Osbourne, o baterista Bill Ward e o baixista Geezer Butler, desde 1978. Na época, cada um estava em seu próprio caminho e Tony Iommi trabalhava, em estúdio, no que seria seu álbum solo - o que acabou se transformando em "Seventh Star" (1986), lançado sob o nome do Sabbath.
"A reunião foi ótima. Foi ótimo estar com os caras de novo. Foi um pouco surreal, para ser honesto, porque, basicamente, eu estava trabalhando em estúdio. Era algo pouco usual para mim sair do estúdio. E, cá estamos, em poucos dias, no palco diante de todas aquelas pessoas", afirmou o guitarrista, em entrevista à SiriusXM transcrita pelo NME.
Em seguida, o músico comentou que o Sabbath ensaiou por apenas uma hora para fazer aquele show. "Nunca fizemos algo desse tipo antes. Sempre ensaiamos para um show propriamente dito", disse.
Apesar disso, deu tudo certo. "Foi um breve ensaio de uma hora e, no dia seguinte, estávamos no palco. Fiquei um pouco nervoso, pois não sabemos como as coisas vão acontecer, com o equipamento e tudo. Não subíamos no palco juntos há muito tempo. Você meio que precisa fazer e ver o que vai acontecer", afirmou.
O curioso baixo de Geezer Butler no Live Aid
A reunião do Black Sabbath no Live Aid chamou atenção, inicialmente, pelo visual glam de Ozzy Osbourne. Porém, outro detalhe se destacou para os fãs: o baixo diferentão usado por Geezer Butler. O músico tocou em um modelo da marca BC Rich - que o deixou bem irritado.
"Recentemente, me perguntaram sobre o baixo que eu usei no Live Aid. Sim, eu ainda o tenho. É um BC Rich personalizado, que usei apenas naquele show", afirmou Butler, inicialmente, em uma recente postagem on Twitter.
Em seguida, o músico revelou por que não gostou nem um pouco daquele baixo. "Bati meu dedo polegar naquela ponta afiada e mal pude tocar aquele maldito instrumento. Foi bem no nervo e minha mão toda ficou dormente", afirmou.
Black Sabbath no Live Aid
O show de reunião do Black Sabbath no Live Aid contou com três músicas: "Children of the Grave", "Iron Man" e "Paranoid".
Na época, Ozzy Osbourne estava em carreira solo, enquanto o Black Sabbath estava em uma espécie de hiato: o vocalista Ian Gillan deixou a banda após a turnê de "Born Again" (1983) para voltar ao Deep Purple. Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward (que voltou após a saída de Gillan) tentaram seguir com outro cantor, David Donato, mas optaram por demiti-lo após uma curiosa entrevista.
O guitarrista passou a desenvolver um trabalho solo, sem o baixista e o baterista, que acabou se tornando outro disco do Sabbath: "Seventh Star" (1986).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Alice Cooper afirma que vício em crack quase o matou
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Em 2024, Geezer Butler afirmou que formação clássica do Black Sabbath não voltaria a se reunir
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
A opinião de Ozzy Osbourne a respeito de seus parceiros do Black Sabbath
Tony Iommi: surpreendendo ao eleger seu "Deus do Rock"


