"A 1ª vez que vi Yoko, ela estava deitada numa cama no estúdio", diz Ringo Starr
Por Igor Miranda
Postado em 13 de julho de 2020
O baterista Ringo Starr, dos Beatles, concedeu uma entrevista especial para a jornalista Ana Maria Bahiana, da "Folha de S. Paulo". Em meio aos vários assuntos abordados, o músico falou de sua relação com Yoko Ono, viúva de John Lennon, parceiro de banda de Starr.
Durante o bate-papo, Ringo destacou que a imprensa atribuiu um papel muito pesado a Yoko, a culpando pelo rompimento dos Beatles. O músico disse que nunca se sentiu desconfortável com a então esposa de John e que chegou a tocar em outros trabalhos do casal.
"Nunca me senti desconfortável com ela. Na verdade, trabalhei em vários projetos dela e do John. Toquei nos primeiros discos da Plastic Ono Band. É importante apoiar os amigos, apoiar uns aos outros. Já dei até conselho para ela", diz ele, rindo muito, de acordo com a reportagem.
O músico completa, em tom de brincadeira: "Você sabe como ela canta, não é? (Imita os sons desconexos de Yoko) Um dia eu disse: 'Yoko, você devia fazer um disco, cantar suas canções'. E ela gravou um álbum cantando as composições dela. Da próxima vez que encontrei com ela, eu disse: 'em vez de cantar, você devia voltar àqueles ruídos que fazia' (ri muito)".
Em seguida, Ringo contou da primeira vez que viu Yoko. "Eu me lembro muito bem porque entrei no estúdio e ela estava deitada em uma cama. No estúdio (risos)! Nenhum de nós trazia suas esposas para o estúdio. Acho que minha primeira mulher, Maureen, que Deus a tenha, deve ter passado no máximo uns 45 minutos comigo no estúdio, em todo o tempo em que estivemos casados. Ela chegava, dizia 'oi, tudo bem?' e ia embora. Era o estúdio, estávamos trabalhando. E lá estava Yoko e a cama, e eu fiquei meio confuso", disse.
O eterno Beatle destacou que a situação foi explicada em seguida. "John esclareceu tudo para mim. Ele me disse: 'sabe quando você chega em casa e Maureen pergunta como foi seu dia, e você responde: 'foi bem, gravamos umas faixas, tomamos uma xícara de chá'... Yoko e eu estamos planejando saber tudo um do outro. Ela vai saber o que estou fazendo e eu vou saber o que ela está fazendo. Depois dessa conversa, tudo ficou claro para mim", afirmou.
Por fim, Starr comentou sobre as críticas feitas ao suposto papel de Yoko Ono no fim dos Beatles. "Acho que a imprensa pôs Yoko em um lugar muito esquisito. Sempre me senti bem com Yoko e John. Quando eu vou a Nova York, sempre guardo um tempo para ver Yoko. A última vez foi no verão do ano passado. Tenho sempre que ir vê-la e dizer alô", disse.
A entrevista completa pode ser conferida no site do jornal "Folha de S. Paulo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Anos após ser atacada por morcego, vocalista do The Pretty Reckless é picada por aranha
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Bret Michaels entende que 2027 é o ano ideal para a volta do Poison
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
O que Dave Mustaine mais sente falta de sua época no Metallica

John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Paul McCartney anuncia novo álbum, "The Boys of Dungeon Lane"
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Paul McCartney responde às perguntas mais pesquisadas da internet sobre ele
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
George e o músico que teve a ideia do Concert For Bangladesh; "eu só estava tentando ajudar"
O pior álbum dos Beatles para os próprios integrantes dos Beatles


