Rolling Stones: como Jimmy Page conheceu a banda e como acabou tocando em "Scarlet"
Por Igor Miranda
Postado em 31 de agosto de 2020
O guitarrista Jimmy Page revelou, em entrevista ao The Times, como conheceu os músicos dos Rolling Stones e como acabou participando das gravações da música "Scarlet". A faixa foi produzida em 1974, mas não havia sido lançada oficialmente até o último mês de julho, quando saiu como single.
Rolling Stones - Mais Novidades
"Scarlet", que também traz o baixista Ric Grech (Blind Faith, Traffic), integra o relançamento de "Goats Head Soup" (1973). O material chega a público no próximo dia 4 de setembro em CD e vinil.
Inicialmente, Page relembrou brevemente de quando conheceu o vocalista Mick Jagger e o guitarrista Keith Richards. "Conheci Mick e Keith em um daqueles festivais de blues bem antigos. Estávamos todos na parte traseira de uma van indo de um lugar para o outro juntos", afirmou.
Sobre a sessão em estúdio que gerou "Scarlet", o guitarrista do Led Zeppelin relembra que as gravações aconteceram na casa do guitarrista Ronnie Wood, em Richmond, nos Estados Unidos. Na época, Wood ainda não havia entrado para a banda. Ele não toca na música.
"Ele tinha um estúdio no porão e nos chamou para gravar. Keith estava lá e Ian Stewart (road manager da banda e tecladista em estúdio) também estaria. Então, eu pensei: 'isso será ótimo, vamos em frente'. Ronnie, na verdade, não toca nela", afirmou.
Jimmy Page comentou, ainda, que prestou bastante atenção quando Keith Richards começou a tocar. "Ele chegou com um riff que soava como um contrafluxo. Foi ótimo trabalhar com Keith em um processo iniciado do zero", disse.
O músico destacou que ouviu recentemente a gravação e se lembra de todo o processo que a gerou. "Eu me recordo de ter feito todas aquelas partes de guitarra. Soa tudo bem sólido e todos estão em ótima forma", concluiu.
Um clipe de "Scarlet" foi divulgado recentemente. Assista.
Em publicação anterior nas redes, Jimmy Page já havia falado um pouco sobre a música. A formação em estúdio era composta por Keith Richards, Jimmy Page, Ric Grech, Ian Stewart e um baterista não identificado, mas que era o engenheiro de som na época.
O trabalho foi concluído em outra sessão, na noite seguinte, quando Jimmy Page gravou alguns solos de guitarra. Mick Jagger concluiu os vocais em seguida. A música acabou não sendo lançada na época, porém, recentemente, Page foi avisado por Mick Jagger que a canção seria divulgada na nova edição de "Goats Head Soup".
Curiosamente, o vínculo entre Rolling Stones e Led Zeppelin já havia se estendido em outros trabalhos. Conforme apontado pelo Ultimate Classic Rock, o baixista John Paul Jones fez os arranjos de corda em "She's A Rainbow", dos Stones, enquanto Jimmy Page tocou na trilha sonora de "A Degree of Murder", de Brian Jones. Ian Stewart, que não era membro original dos Stones, tocou piano em "Rock and Roll" e "Boogie With Stu", do Led.
Houve, ainda, outras parcerias em shows e projetos diferentes no futuro, como a ocasião em que Jimmy Page tocou na música "One Hit (To the Body)", dos Rolling Stones. Ele foi à sessão acreditando que o trabalho seria usado em um disco solo de Keith Richards.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
A última grande música de rock antes de o McDonald's perder as cores, segundo Rick Beato
A notícia traumática sobre o Metallica que Cliff Burton deu a Scott Ian do Anthrax
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
A melhor música feita por David Bowie, mas que foi um fracasso nas paradas
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
A música do Led Zeppelin que John Bonham sabotou de tanto que odiava
Quando Raul Seixas fingiu ser gringo para tentar conquistar Rita Lee - e se deu mal

A banda que vendeu 100 milhões de discos e Keith Richards chamou de poser
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard
Rolling Stones anuncia reedição do álbum "Foreign Tongues" com 5 faixas extras
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
A "banda de merda" com quem Mick Jagger odiava ser comparado, e que o tempo sepultou
A vingança de Janis Joplin contra os Rolling Stones por prática que não concordava



