Rolling Stones: como Jimmy Page conheceu a banda e como acabou tocando em "Scarlet"
Por Igor Miranda
Postado em 31 de agosto de 2020
O guitarrista Jimmy Page revelou, em entrevista ao The Times, como conheceu os músicos dos Rolling Stones e como acabou participando das gravações da música "Scarlet". A faixa foi produzida em 1974, mas não havia sido lançada oficialmente até o último mês de julho, quando saiu como single.
Rolling Stones - Mais Novidades
"Scarlet", que também traz o baixista Ric Grech (Blind Faith, Traffic), integra o relançamento de "Goats Head Soup" (1973). O material chega a público no próximo dia 4 de setembro em CD e vinil.
Inicialmente, Page relembrou brevemente de quando conheceu o vocalista Mick Jagger e o guitarrista Keith Richards. "Conheci Mick e Keith em um daqueles festivais de blues bem antigos. Estávamos todos na parte traseira de uma van indo de um lugar para o outro juntos", afirmou.
Sobre a sessão em estúdio que gerou "Scarlet", o guitarrista do Led Zeppelin relembra que as gravações aconteceram na casa do guitarrista Ronnie Wood, em Richmond, nos Estados Unidos. Na época, Wood ainda não havia entrado para a banda. Ele não toca na música.
"Ele tinha um estúdio no porão e nos chamou para gravar. Keith estava lá e Ian Stewart (road manager da banda e tecladista em estúdio) também estaria. Então, eu pensei: 'isso será ótimo, vamos em frente'. Ronnie, na verdade, não toca nela", afirmou.
Jimmy Page comentou, ainda, que prestou bastante atenção quando Keith Richards começou a tocar. "Ele chegou com um riff que soava como um contrafluxo. Foi ótimo trabalhar com Keith em um processo iniciado do zero", disse.
O músico destacou que ouviu recentemente a gravação e se lembra de todo o processo que a gerou. "Eu me recordo de ter feito todas aquelas partes de guitarra. Soa tudo bem sólido e todos estão em ótima forma", concluiu.
Um clipe de "Scarlet" foi divulgado recentemente. Assista.
Em publicação anterior nas redes, Jimmy Page já havia falado um pouco sobre a música. A formação em estúdio era composta por Keith Richards, Jimmy Page, Ric Grech, Ian Stewart e um baterista não identificado, mas que era o engenheiro de som na época.
O trabalho foi concluído em outra sessão, na noite seguinte, quando Jimmy Page gravou alguns solos de guitarra. Mick Jagger concluiu os vocais em seguida. A música acabou não sendo lançada na época, porém, recentemente, Page foi avisado por Mick Jagger que a canção seria divulgada na nova edição de "Goats Head Soup".
Curiosamente, o vínculo entre Rolling Stones e Led Zeppelin já havia se estendido em outros trabalhos. Conforme apontado pelo Ultimate Classic Rock, o baixista John Paul Jones fez os arranjos de corda em "She's A Rainbow", dos Stones, enquanto Jimmy Page tocou na trilha sonora de "A Degree of Murder", de Brian Jones. Ian Stewart, que não era membro original dos Stones, tocou piano em "Rock and Roll" e "Boogie With Stu", do Led.
Houve, ainda, outras parcerias em shows e projetos diferentes no futuro, como a ocasião em que Jimmy Page tocou na música "One Hit (To the Body)", dos Rolling Stones. Ele foi à sessão acreditando que o trabalho seria usado em um disco solo de Keith Richards.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
A música de Bruce Dickinson que imagina Jesus na era dos influenciadores digitais
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Mick Jagger revela quem deveria interpretá-lo em um filme sobre os Rolling Stones
John Corabi não faz mais parte do The Dead Daisies
O melhor timbre de guitarra de todos os tempos para Slash; "pesado pra caramba"
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Somewhere in Time" do Iron Maiden
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
O que Quiet Riot precisaria ter feito para ser do tamanho do Guns N' Roses?
Brian Johnson revela segredo obscuro de Angus Young, guitarrista do AC/DC
Iron Maiden: Steve Harris não foi o primeiro baixista?
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar

Os dois Beatles que poderiam ter entrado nos Rolling Stones segundo Keith Richards
John Lennon recomendou que Mick Jagger não conhecesse Elvis Presley
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
O sensato motivo pelo qual Mick Jagger evita falar de política nos shows dos Rolling Stones
Mick Jagger explica como a fama pode destruir a vida de um jovem artista de sucesso
A música que Neil Young admitiu na própria letra que ele roubou de outra banda
O conselho que Keith Richards deu a Jimmy Page a respeito do Led Zeppelin
Rick Wakeman comenta suas músicas favoritas do Pink Floyd, Deep Purple, Rolling Stones



