Rolling Stones: como Jimmy Page conheceu a banda e como acabou tocando em "Scarlet"
Por Igor Miranda
Postado em 31 de agosto de 2020
O guitarrista Jimmy Page revelou, em entrevista ao The Times, como conheceu os músicos dos Rolling Stones e como acabou participando das gravações da música "Scarlet". A faixa foi produzida em 1974, mas não havia sido lançada oficialmente até o último mês de julho, quando saiu como single.
Rolling Stones - Mais Novidades
"Scarlet", que também traz o baixista Ric Grech (Blind Faith, Traffic), integra o relançamento de "Goats Head Soup" (1973). O material chega a público no próximo dia 4 de setembro em CD e vinil.
Inicialmente, Page relembrou brevemente de quando conheceu o vocalista Mick Jagger e o guitarrista Keith Richards. "Conheci Mick e Keith em um daqueles festivais de blues bem antigos. Estávamos todos na parte traseira de uma van indo de um lugar para o outro juntos", afirmou.
Sobre a sessão em estúdio que gerou "Scarlet", o guitarrista do Led Zeppelin relembra que as gravações aconteceram na casa do guitarrista Ronnie Wood, em Richmond, nos Estados Unidos. Na época, Wood ainda não havia entrado para a banda. Ele não toca na música.
"Ele tinha um estúdio no porão e nos chamou para gravar. Keith estava lá e Ian Stewart (road manager da banda e tecladista em estúdio) também estaria. Então, eu pensei: 'isso será ótimo, vamos em frente'. Ronnie, na verdade, não toca nela", afirmou.
Jimmy Page comentou, ainda, que prestou bastante atenção quando Keith Richards começou a tocar. "Ele chegou com um riff que soava como um contrafluxo. Foi ótimo trabalhar com Keith em um processo iniciado do zero", disse.
O músico destacou que ouviu recentemente a gravação e se lembra de todo o processo que a gerou. "Eu me recordo de ter feito todas aquelas partes de guitarra. Soa tudo bem sólido e todos estão em ótima forma", concluiu.
Um clipe de "Scarlet" foi divulgado recentemente. Assista.
Em publicação anterior nas redes, Jimmy Page já havia falado um pouco sobre a música. A formação em estúdio era composta por Keith Richards, Jimmy Page, Ric Grech, Ian Stewart e um baterista não identificado, mas que era o engenheiro de som na época.
O trabalho foi concluído em outra sessão, na noite seguinte, quando Jimmy Page gravou alguns solos de guitarra. Mick Jagger concluiu os vocais em seguida. A música acabou não sendo lançada na época, porém, recentemente, Page foi avisado por Mick Jagger que a canção seria divulgada na nova edição de "Goats Head Soup".
Curiosamente, o vínculo entre Rolling Stones e Led Zeppelin já havia se estendido em outros trabalhos. Conforme apontado pelo Ultimate Classic Rock, o baixista John Paul Jones fez os arranjos de corda em "She's A Rainbow", dos Stones, enquanto Jimmy Page tocou na trilha sonora de "A Degree of Murder", de Brian Jones. Ian Stewart, que não era membro original dos Stones, tocou piano em "Rock and Roll" e "Boogie With Stu", do Led.
Houve, ainda, outras parcerias em shows e projetos diferentes no futuro, como a ocasião em que Jimmy Page tocou na música "One Hit (To the Body)", dos Rolling Stones. Ele foi à sessão acreditando que o trabalho seria usado em um disco solo de Keith Richards.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
Bruce Dickinson escolhe qual turnê do Iron Maiden é a sua preferida
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Blaze revela músicas escritas para o Iron Maiden que pararam no seu disco solo
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
O clássico do Aerosmith que fez namorada de Slash terminar com ele
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
Motörhead: o que Lemmy dizia a quem não queria cheirar cocaína com ele
A banda que Keith Richards acha que Paul McCartney sente falta de ter
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
A banda clássica que Keith Richards chamou de "bando de pulgas"
A canção punk que os Stones lançaram nos anos 70, e que causou problemas com Keith Richards
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
O conselho inesperado que Mick Jagger do Rolling Stones deu para Joe Satriani
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"
O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito
O disco dos Rolling Stones que Mick Jagger mais odiou gravar; "As relações eram terríveis"
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo a Classic Rock
Após hesitar, Keith Richards escolhe seu álbum favorito dos Rolling Stones



