Trump "provoca" Guns N' Roses e toca versão de "Live and Let Die" em discurso
Por Igor Miranda
Postado em 07 de agosto de 2020
O comitê que cuida da campanha de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos que busca a reeleição, parece estar disposto a provocar o Guns N' Roses - mais especificamente, o vocalista Axl Rose. Durante um discurso feito em uma fábrica de Clyde, Ohio, a versão da banda para a música "Live and Let Die", original de Paul McCartney & Wings, foi reproduzida no sistema de som.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Confira:
A canção já havia sido usada por Trump, em maio, ao visitar uma fábrica de máscaras faciais no Arizona. Na ocasião, o presidente foi criticado por utilizar, em meio à pandemia, uma música cujo título traduzido é "viva e deixe morrer".
Dias após o ocorrido, o próprio Guns N' Roses provocou Donald Trump e lançou uma camiseta com os dizeres: "Live N' Let Die With Covid 45" - algo como "viva e deixe morrer com covid-45". O número 19 deu lugar ao 45 pelo fato de Trump ser o 45° presidente dos Estados Unidos.
O produto pode ser adquirido no site oficial da banda por US$ 25. A renda é 100% destinada à ONG MusiCares, que auxilia músicos e funcionários do segmento musical em situação de necessidade.
Neste novo evento em Ohio, Donald Trump contaria com a presença do governador do estado, Mike DeWine. Porém, o governador foi diagnosticado com Covid-19 pouco antes de se encontrar com o presidente americano.
Críticas de Axl Rose a Trump
Entre os membros do Guns N' Roses, Axl Rose é quem mais se posiciona contra Donald Trump. O cantor já fez uma série de críticas e provocações ao presidente dos Estados Unidos e pessoas relacionadas a ele.
Em fevereiro deste ano, por exemplo, ele divulgou uma imagem de um homem usando um boné com a frase "make the White House great again" - algo como "faça a Casa Branca ser ótima de novo". A frase faz uma espécie de piada com o slogan usado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas eleições de 2016: "make America great again".
O vocalista também já reclamou publicamente sobre o uso de músicas do Guns N' Roses sem autorização em eventos políticos. Em 2018, o comitê de Donald Trump tocou "Sweet Child O'Mine" durante um comício. "O Guns N' Roses, como muitos outros artistas, se opõe ao uso não-autorizado de suas músicas em eventos políticos e pediu formalmente para que não sejam usadas em comícios do Trump ou eventos associados a Trump", disse Rose, na ocasião.
Mais recentemente, no início de junho, Rose criticou Trump por culpar "anarquistas" do movimento antifa (sigla para "antifascistas") e veículos de comunicação por "fazerem o que está dentro do alcance para fomentar o ódio e a anarquia", além de, segundo ele, divulgarem "notícias falsas". Na ocasião, o presidente se referia aos protestos contra a injustiça racial após a morte de George Floyd.
Sem citar diretamente o nome do presidente ou as publicações dele, Axl Rose se manifestou sobre o assunto. "A mídia não está fazendo o que está dentro do alcance delas para fomentar ódio e anarquia. Esse é você! Enquanto testemunharmos o que você está fazendo, que você é FAKE NEWS e uma pessoa ruim, repulsiva e com uma agenda doentia, podemos trabalhar além de você por um futuro melhor e mais forte", afirmou o cantor.
Relembre, a seguir, algumas das ocasiões em que Axl Rose criticou Donald Trump:
Uso de músicas sem autorização
Diversos músicos e bandas já se posicionaram para criticar a veiculação de suas canções em campanhas de Donald Trump. Entre eles, estão Guns N' Roses, Ozzy Osbourne, Aerosmith, Linkin Park, Twisted Sister, R.E.M. e Neil Young.
No fim do último mês de julho, vários artistas de rock e outros estilos divulgaram uma carta aberta exigindo que políticos dos Estados Unidos passem a pedir autorização antes de utilizar suas músicas em eventos nesse sentido - neste caso, não direcionado apenas a Donald Trump, mas a todos os gestores públicos. A iniciativa foi mobilizada pela organização sem fins lucrativos Artist Rights Alliance (ARA).
Nomes como Mick Jagger e Keith Richards (ambos Rolling Stones), Steven Tyler e Joe Perry (ambos Aerosmith), Elton John, Lionel Richie, R.E.M., Green Day, Panic! at the Disco, Blondie, Linkin Park, Sheryl Crow, Sia, Lorde, Elvis Costello e Cyndi Lauper, entre outros, assinaram o texto feito pela ARA. São mais de 50 artistas e bandas solicitando atenção neste ponto.
Veja, abaixo, alguns artistas que já se posicionaram contra o uso de músicas em eventos políticos de Donald Trump:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Guns N' Roses: Trump criticado por tocar "Live and Let Die" em fábrica de máscaras
Guns N' Roses vende camiseta provocando Trump em menção a "Live and Let Die"
Guns N' Roses faz uma "homenagem" a Donald Trump no show do México
A ameaça de quatro palavras que iniciou a briga entre Axl Rose e Vince Neil
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Bret Michaels ficou em dúvida entre Slash ou C.C. DeVille no Poison
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
As duas bandas que se reuniram após ex-esposas quebrarem membros no divórcio
A opinião de Slash sobre Dave Mustaine e "Rust In Peace", clássico do Megadeth


