Trintões: discos que foram lançados há mais de 30 anos e nunca saem de moda - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de agosto de 2020
O que faz com que um disco possa ser chamado de clássico? São vários fatores, entre os quais podemos destacar a qualidade das composições e a produção. Vale ressaltar também que clássicos são atemporais e podem ser ouvidos décadas após serem lançados, que continuarão causando muito impacto.
Um bom exemplo disso é "Back In Black", do AC/DC, que recebeu inúmeras homenagens em seu recente aniversário de 40 anos. Mesmo após quatro décadas (!!!), o trabalho continua muito relevante e influente, além de ouvido por muitas pessoas.
Tal qual o maior clássico da banda australiana, existem vários discos de rock e heavy metal que continuam marcantes, mesmo sendo lançados há décadas. Confira a seguir alguns discos que foram lançados há mais de 30 anos e que nunca saem de moda.
"Bonded by Blood" – EXODUS (1985): simplesmente, um dos maiores discos da história do thrash metal. Dez em cada dez bandas do estilo veneram o disco de estreia do EXODUS.
"The Real Thing" – FAITH NO MORE (1989): o terceiro disco da banda marca a estreia do vocalista Mike Patton. A mistura do rock and roll com funk, hip-hop e outros estilos é copiada até hoje, mas a genialidade apresentada em "The Real Thing" dificilmente será repetida por alguma outra banda.
"...And Justice For All" – METALLICA (1988): o disco mais complexo do METALLICA, que estava recomeçando sua carreira após a trágica morte de Cliff Burton. É um dos melhores álbuns da banda e causa a fúria de alguns pelo baixo inaudível.
"Reign In Blood" – SLAYER (1986): mesmo sendo lançado há 34 anos, mantém firme e forte o status de maior clássico da história do thrash metal. Pelo andar da carruagem, dificilmente alguém vai tirar esse prêmio da mão de Kerry King e sua turma.
"Scream Bloody Gore" – DEATH (1987): o primeiro álbum da banda do saudoso Chuck Schuldiner é, foi e sempre será uma espécie de manual de instruções do estilo mais desgraçado da história fonográfica, o death metal.
"Theatre Of Fate" – VIPER (1987): é um dos discos mais importantes e emblemáticos do metal nacional. Além de ajudar a abrir a porta de outros mercados para bandas brasileiras, é um clássico do power metal.
"Appetite For Destruction" – GUNS N´ ROSES (1987): o disco de estreia do GUNS N´ROSES é um dos maiores sucessos da história do rock and roll e continua sendo o primeiro contato de muita gente com a música pesada.
"Keeper of the Seven Keys - Parte 1 e Parte 2" – HELLOWEEN (1987 e 1988): os dois maiores clássicos do power metal, são fundamentais na discografia de qualquer fã do estilo até hoje.
"Seventh Son of a Seventh Son" – IRON MAIDEN (1988): é o trabalho que encerra um ciclo maravilhoso, já que foi o último com Adrian Smith na formação (o guitarrista voltaria 11 anos depois). É um dos discos mais cultuados pelos fãs da banda e tal qual o seu antecessor "Somewhere In Time", apresenta uma sonoridade diferente da usual, com presença notável de sintetizadores.
"Operation: Mindcrime" – QUEENSRYCHE (1988): um clássico absoluto e imortal, "Operation: Mindcrime" é um dos maiores discos conceituais da história do metal e é um dos trabalhos que ajudou o metal progressivo a se consolidar.
Em breve, a parte 2. Aguarde!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A melhor banda de rock nacional da história, segundo Ricardo Feghali (Roupa Nova)
O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
A música que gerou desentendimento entre membros dos Titãs, mas se tornou um grande hit
Metal Progressivo: os dez melhores álbuns do estilo
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)
Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA
Dupla sertaneja desvirtua clássico do Pink Floyd


