Rafael Sperduto: guitarrista carioca lança seu primeiro EP autoral, Missing You
Por Lorraine Perillo
Postado em 26 de setembro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
No último dia 23 de setembro, Rafael Sperduto – mais conhecido por comandar uma das guitarras da Brazilian Maiden – lançou seu mais novo EP instrumental. O álbum conta com quatro músicas autorais gravadas por ele, em seu home studio, com15 minutos de muito rock and roll misturado com uma pitada de blues.
Rafael se apaixonou pela guitarra e começou a dominá-la aos 13 anos e, aos 16, passou a dar aula, tornando-se profissional. Tendo os mestres do rock como ídolos, já passou por bandas como Playmobille, Guitar 3P, Fato Consumado e os covers Brazilian Maiden (Iron Maiden Tribute) e Painkiller (Judas Priest Tribute).
O EP está liberado em todas as plataformas digitais.
A arte da capa, assinada pelo artista plástico Will Barcellos, mostra o próprio Rafael, mas de uma forma um pouco diferente. Segundo o artista, o desenho é uma pintura feita com a união de duas técnicas: o stencil e o pontilhismo, usando o carimbo de guitarra como marca gráfica. "Eu usei tinta nanquim preta sobre o papel e criei o desenho em cima de uma foto dele. O carimbo foi uma escolha do próprio Rafael, pra deixar os desenhos mais parecidos com a imagem que ele sempre teve para o álbum. A ideia era retratá-lo de uma forma única e original." Cada música tem uma arte própria criada por Will – e você pode conferir ali embaixo -, com elementos e cores que descrevem a própria música.
Gravado em 2019 e finalizado em 2020, "Missing You" promete mudar a forma como você aprecia o som das seis cordas.
POR DENTRO DE "MISSING YOU", por Rafael Sperduto:
"Camel Cowboy"
"Sabe aqueles típicos filmes de cowboy, onde o personagem principal é um texano percorrendo paisagens inóspitas, antes de chegar às imperiosas highways estadunidenses? Agora imagina essa mesma cena, só que com uma mistura de escalas árabes (orientais) – retratadas aqui com um camelo - e a sonoridade americana do blues. Acho que fusão cultural seria a expressão chave pra definir o título da música."
"Sex on the Beach"
"Um dia de calor, surfe, parapentes, futevôlei, mate gelado e biscoito Globo e todos os prazeres que um dia praiano pode proporcionar. Esse clima de verão inspira a composição da música "Sex on the Beach", que faz um jogo de palavras envolvendo o famoso drink e o prazer - às vezes, literalmente sexual - de estar na praia."
"Missing You"
"Expressão da mais bela palavra do português: saudade. É a minha música mais antiga e a mais demorada. Comecei a compor em 1998 e só finalizei em 2019. Ela expressa bem tanto situações cotidianas quanto a saudade que eu sentia da música como protagonista da minha história de vida.
"Missing You" não poderia deixar de ser o grande destaque deste EP, que representa, sobretudo, um belo início... Ou um vitorioso recomeço."
"WOODPECKERS BROTHERS"
"Os irmãos pica-pau, no meio da floresta, fazem música de sonoridade marcante, com o único meio que possuem: uma saborosa árvore. Acredito que não exista imagem melhor para ilustrar meu elaborado instrumento, afinal, ele também já foi uma árvore. Eu utilizei a técnica de "two hands tapping" para me inspirar na mata e compor a música que encerra este EP. Além da guitarra, o único som presente na faixa é o de tambores, que representam tanto a floresta quanto as religiões de matriz africana, com as quais eu tenho uma ligação particular."
Facebook:
https://www.facebook.com/rafaelsperduto
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps