AC/DC: como Malcolm Young quase jogou fora o riff de "Back in Black"
Por Igor Miranda
Postado em 30 de novembro de 2020
O AC/DC apresenta em "Back in Black", faixa-título do lendário álbum lançado em 1980, alguns de seus riffs de guitarra mais marcantes. O que nem todo fã sabe é que por pouco essa música não chegou aos ouvidos do público.
Em entrevista à Tiny TV, transcrita pelo Ultimate Guitar, o guitarrista Angus Young revelou que seu irmão, o saudoso Malcolm Young, quase descartou os riffs principais da música "Back in Black". A música começou a ser composta ainda em 1979, na turnê de divulgação do álbum anterior, "Highway to Hell".
Durante o bate-papo, Angus estava explicando o que define um bom riff de guitarra para ele. "Para responder a isso, diria apenas para que ouvissem o álbum 'Powerage' (1978). Lá, tem uma música chamada 'Riff Raff' com um riff incrível. No disco 'Let There Be Rock' (1977), eu diria que 'Bad Boy Boogie' tem um sabor específico. Soa fácil, mas Malcolm consegue dar uma variação rítmica que nem todos dão conta de fazer", afirmou, inicialmente.
Em seguida, ele contou sobre a história relacionada aos riffs de "Back in Black". "Outro grande exemplo é a música 'Back in Black'. Algumas partes dela me faziam pensar: 'não sei como você (Malcolm) faz isso'. Da primeira vez, ele fez em um violão e tocou em uma fita. Estávamos na turnê de 'Highway to Hell'. Ele me mostrou e falou que estava descartando riffs, pois queria dar uma limpada, tinha tantas fitas, então iria descartar aquelas com os riffs ruins", disse.
Foi aí que Angus precisou intervir, já que Malcolm estaria descartando um dos maiores sucessos do AC/DC. "Ele me mostrou algumas das ideias que pretendia descartar e eu falei: 'O quê? Você vai se livrar disso? Se você vai se livrar disso, dê para mim, eu vou dizer que fui eu quem compus, me dê agora!'", relembrou o músico, aos risos.
Ainda bem que Angus convenceu o irmão a preservar os riffs que deram origem a "Back in Black". A música, certamente, ajudou a impulsionar as vendas do álbum, que registra, de modo oficial, mais de 29 milhões de cópias comercializadas mundialmente - o número estimado, com mercados que não foram contabilizados, é de 50 milhões.
A entrevista pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Riki Rockett acusa Bret Michaels de ter sabotado turnê de 40 anos do Poison
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
A poderosa mensagem passada pelo Arch Enemy em "Nemesis", clássico escrito em ônibus de turnê
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
A razão que fez Freddie Mercury se recusar a tocar clássico do Queen: "Som horrível"

Show do AC/DC na Austrália é registrado por sismógrafo
AC/DC abre turnê australiana resgatando "Jailbreak" para o repertório
A música do AC/DC que Brian Johnson cantou pela primeira vez no Rock in Rio
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) lembra quando tocou Led Zeppelin com vocalista do AC/DC
De AC/DC a ZZ Top: Origens dos nomes de bandas e artistas de rock


