Supla: como o vocalista ajudou a formar Dr. Sin e Angra involuntariamente
Por Igor Miranda
Postado em 05 de novembro de 2020
O vocalista Supla revelou, em entrevista ao Flow Podcast, que formou, de forma involuntariamente, duas grandes bandas da música pesada brasileira. São elas: o Dr. Sin e o Angra, ambas criadas no início da década de 1990.
Supla foi o responsável por colocar em contato os músicos de ambas as bandas. Eles chegaram a integrar, em momentos diferentes, o grupo de apoio do vocalista em estúdio e em shows.
Os trechos da entrevista foram transcritos pelo Whiplash.Net, com sutis adaptações para o texto escrito.
Supla e Dr. Sin
Inicialmente, o "Charada Brasileiro" contou sobre a história da formação do Dr. Sin. O baixista Andria Busic, o baterista Ivan Busic e o guitarrista Edu Ardanuy tocam no segundo álbum do cantor, autointitulado "Supla" e lançado em 1991.
"Havia a banda do Wander Taffo, grande guitarrista já falecido, e havia dois meninos tocando com ele, os irmãos Busic. Eu tinha um contrato com a EMI e precisava montar uma banda. Falei: ok, vou chamar esses dois caras que tinham um bom visual e tocavam bem", afirmou, de início.
Ainda faltava um guitarrista - e foi aí que Edu Ardanuy foi sugerido a Supla. "Perguntei que guitarrista poderia chamar e falaram que tinha um cara de Santana (bairro de São Paulo), cabeludo, chamado Edu Ardanuy. Vi o cara tocar e falei: 'putz, nem precisa fazer tudo isso' (risos). Em algumas músicas, até podia soltar a franga, pois eu adoro Yngwie Malmsteen, Joe Satriani, Steve Vai. O Edu também achava que não adiantava fazer milhões de notas e não servir para nada", disse.
Depois da gravação do álbum e de algumas apresentações feitas com Supla, os músicos saíram para formar um projeto próprio, o Dr. Sin, onde Andria também assumiria os vocais. "Eles geraram uma grana, comprara um puta equipamento e formaram o Dr. Sin. E eu falei: 'pô, e eu?'. Eu tinha vários shows para fazer no 'Noites de Terror' do Playcenter. Como ficava? Daí eles me ajudaram a montar outra banda", contou o vocalista.
Supla e Angra
As indicações feitas pelos caras do Dr. Sin foram, justamente, três músicos que tocariam com o Angra em seguida: o baixista Luís Mariutti, o baterista Ricardo Confessori e o guitarrista Kiko Loureiro. O Angra foi formado em 1991, com Andre Matos no vocal e Rafael Bittencourt na guitarra, além de Mariutti, mas Loureiro e Confessori só entraram depois, em 1992 e 1992, respectivamente.
"Primeiro veio o Luís Mariutti no baixo, gente finíssima e toca muito bem. Depois veio o Confessori, que toca esquisito daquele jeito, por ser canhoto, mas toca muito. E o Kiko", relembrou.
Embora o trio do Dr. Sin tenha feito algumas performances ao vivo com Supla, como na atração televisiva "Programa Livre", a turnê em si trazia Kiko Loureiro, Luís Mariutti e Ricardo Confessori ao lado do cantor. "Tiveram até alguns shows em que eu chamei o Edu para tocar com o Kiko. Foi muito legal, os dois virtuosos tocando", disse.
Confira o trecho da entrevista em que Supla conta essa história no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
Livro que retrata o Big Four do thrash metal será lançado em novembro
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O álbum do Aerosmith que Joe Perry acha que em vários momentos nem parece Aerosmith
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994

Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
"Vivo isso 25 horas por dia": na Globo, Supla nega ser personagem


