Supla: como o vocalista ajudou a formar Dr. Sin e Angra involuntariamente
Por Igor Miranda
Postado em 05 de novembro de 2020
O vocalista Supla revelou, em entrevista ao Flow Podcast, que formou, de forma involuntariamente, duas grandes bandas da música pesada brasileira. São elas: o Dr. Sin e o Angra, ambas criadas no início da década de 1990.
Supla foi o responsável por colocar em contato os músicos de ambas as bandas. Eles chegaram a integrar, em momentos diferentes, o grupo de apoio do vocalista em estúdio e em shows.
Os trechos da entrevista foram transcritos pelo Whiplash.Net, com sutis adaptações para o texto escrito.
Supla e Dr. Sin
Inicialmente, o "Charada Brasileiro" contou sobre a história da formação do Dr. Sin. O baixista Andria Busic, o baterista Ivan Busic e o guitarrista Edu Ardanuy tocam no segundo álbum do cantor, autointitulado "Supla" e lançado em 1991.
"Havia a banda do Wander Taffo, grande guitarrista já falecido, e havia dois meninos tocando com ele, os irmãos Busic. Eu tinha um contrato com a EMI e precisava montar uma banda. Falei: ok, vou chamar esses dois caras que tinham um bom visual e tocavam bem", afirmou, de início.
Ainda faltava um guitarrista - e foi aí que Edu Ardanuy foi sugerido a Supla. "Perguntei que guitarrista poderia chamar e falaram que tinha um cara de Santana (bairro de São Paulo), cabeludo, chamado Edu Ardanuy. Vi o cara tocar e falei: 'putz, nem precisa fazer tudo isso' (risos). Em algumas músicas, até podia soltar a franga, pois eu adoro Yngwie Malmsteen, Joe Satriani, Steve Vai. O Edu também achava que não adiantava fazer milhões de notas e não servir para nada", disse.
Depois da gravação do álbum e de algumas apresentações feitas com Supla, os músicos saíram para formar um projeto próprio, o Dr. Sin, onde Andria também assumiria os vocais. "Eles geraram uma grana, comprara um puta equipamento e formaram o Dr. Sin. E eu falei: 'pô, e eu?'. Eu tinha vários shows para fazer no 'Noites de Terror' do Playcenter. Como ficava? Daí eles me ajudaram a montar outra banda", contou o vocalista.
Supla e Angra
As indicações feitas pelos caras do Dr. Sin foram, justamente, três músicos que tocariam com o Angra em seguida: o baixista Luís Mariutti, o baterista Ricardo Confessori e o guitarrista Kiko Loureiro. O Angra foi formado em 1991, com Andre Matos no vocal e Rafael Bittencourt na guitarra, além de Mariutti, mas Loureiro e Confessori só entraram depois, em 1992 e 1992, respectivamente.
"Primeiro veio o Luís Mariutti no baixo, gente finíssima e toca muito bem. Depois veio o Confessori, que toca esquisito daquele jeito, por ser canhoto, mas toca muito. E o Kiko", relembrou.
Embora o trio do Dr. Sin tenha feito algumas performances ao vivo com Supla, como na atração televisiva "Programa Livre", a turnê em si trazia Kiko Loureiro, Luís Mariutti e Ricardo Confessori ao lado do cantor. "Tiveram até alguns shows em que eu chamei o Edu para tocar com o Kiko. Foi muito legal, os dois virtuosos tocando", disse.
Confira o trecho da entrevista em que Supla conta essa história no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith

Supla conta como Erasmo Carlos fez para ele sua última música antes de morrer
Supla: criticado após relatar preconceito por sua religião ser "o rock and roll"


