Plan X1: Lançado em plataformas digitais trabalho de 20 anos atrás
Por José Alves
Postado em 08 de dezembro de 2020
A banda brasileira de rock progressivo Plan X1 tem uma trajetória interessante: Em 2000 gravou seu primeiro trabalho (o album Frist Impression) e lançou apenas de forma independente uma pequena série limitada em cd, entretanto, foi um dos primeiros grupos naquela época (2002) a lançar seu trabalho por uma gravadora digital, quando estavam iniciando as primeiras experiências com o mp3. E, foi assim que foram contratados pela BMGV Music Online por dois anos.
O tempo passou e agora, com o advento das plataformas digitais, o Plan X1 resolveu lançar, após quase 20 anos, este primeiro trabalho em empresas como Spotify, Deezer, Apple Music, entre outras.
O trabalho é conceitual mas tem uma sonoridade bem acessível e é influenciado por bandas como Alan Parsons Project, Manfred Mann, Barclay James Harvest e Pink Floyd e tem também um forte apelo do rock melódico dos anos 70. Quem quiser dar uma conferida, no link abaixo estão alguns endereços disponíveis para a audição, afinal, nunca é demais conhecer mais um pouco do Rock Made in Brazil.
Plan X1 - Um progressivo brasileiro diferente
Sempre que se fala em rock progressivo, a maioria das pessoas relaciona o estilo com os medalhões como Yes, Genesis, ELP, King Crimsom entre outros que surgiram entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970.
Fugindo desse formato, no ano de 2000 um grupo brasileiro - Plan X1 - resolveu mostrar que o progrock não se resume a estes ícones e lançou um trabalho conceitual denominado "First Impression" composto pelo tecladista da banda (Edu Oliveira). Segundo ele, as músicas do album se passam durante uma suposta viagem de avião, quando o protagonista vai refletindo sobre vários temas para passar o tempo.
O Plan X1 nessa época (2000) era formado por Alec Mendonça (vocal e baixo), Leo Mendes (teclados), Edu Oliveira (teclados e composições), Carlos Ivan Silva (guitarras) e Felipe Palmer (bateria). Eles não negam suas fortes influências de grupos setentistas como Alan Parsons Project, Barclay James Harvest, Manfred Mann e até Pink Floyd, que segundo o Plan X1, trouxeram toda a inspiração não só para as composições como também para os arranjos, que também têm elementos do rock melódico dos anos 1970.
O grupo resolveu relançar este trabalho agora em 2020 nas plataformas digitais e ele está disponível tanto em aplicativos como Spotify, Deezer, Apple Music etc, como também em sites como o Youtube por exemplo. Para fins de registro do rock nacional e até como curiosidade musical, creio que vale a pena uma audição e até, para os que gostam de fazê-lo, um embarque numa "viagem sonora".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A reação das divas do metal a cantora de death metal que venceu concurso de Miss
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller

Tiozão com bandana do Sepultura é o que impede rock de furar bolha, diz produtora
Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos
Metallica: o que significa "Ride The Lightning"?
O clássico de Raul que alfineta três cantores da MPB e ironiza músicas de protesto
A concepção original de Eddie, mascote do Iron Maiden
Vício: Phil Anselmo relata como é ser viciado em heroína


