Plan X1: Lançado em plataformas digitais trabalho de 20 anos atrás
Por José Alves
Postado em 08 de dezembro de 2020
A banda brasileira de rock progressivo Plan X1 tem uma trajetória interessante: Em 2000 gravou seu primeiro trabalho (o album Frist Impression) e lançou apenas de forma independente uma pequena série limitada em cd, entretanto, foi um dos primeiros grupos naquela época (2002) a lançar seu trabalho por uma gravadora digital, quando estavam iniciando as primeiras experiências com o mp3. E, foi assim que foram contratados pela BMGV Music Online por dois anos.
O tempo passou e agora, com o advento das plataformas digitais, o Plan X1 resolveu lançar, após quase 20 anos, este primeiro trabalho em empresas como Spotify, Deezer, Apple Music, entre outras.
O trabalho é conceitual mas tem uma sonoridade bem acessível e é influenciado por bandas como Alan Parsons Project, Manfred Mann, Barclay James Harvest e Pink Floyd e tem também um forte apelo do rock melódico dos anos 70. Quem quiser dar uma conferida, no link abaixo estão alguns endereços disponíveis para a audição, afinal, nunca é demais conhecer mais um pouco do Rock Made in Brazil.
Plan X1 - Um progressivo brasileiro diferente
Sempre que se fala em rock progressivo, a maioria das pessoas relaciona o estilo com os medalhões como Yes, Genesis, ELP, King Crimsom entre outros que surgiram entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970.
Fugindo desse formato, no ano de 2000 um grupo brasileiro - Plan X1 - resolveu mostrar que o progrock não se resume a estes ícones e lançou um trabalho conceitual denominado "First Impression" composto pelo tecladista da banda (Edu Oliveira). Segundo ele, as músicas do album se passam durante uma suposta viagem de avião, quando o protagonista vai refletindo sobre vários temas para passar o tempo.
O Plan X1 nessa época (2000) era formado por Alec Mendonça (vocal e baixo), Leo Mendes (teclados), Edu Oliveira (teclados e composições), Carlos Ivan Silva (guitarras) e Felipe Palmer (bateria). Eles não negam suas fortes influências de grupos setentistas como Alan Parsons Project, Barclay James Harvest, Manfred Mann e até Pink Floyd, que segundo o Plan X1, trouxeram toda a inspiração não só para as composições como também para os arranjos, que também têm elementos do rock melódico dos anos 1970.
O grupo resolveu relançar este trabalho agora em 2020 nas plataformas digitais e ele está disponível tanto em aplicativos como Spotify, Deezer, Apple Music etc, como também em sites como o Youtube por exemplo. Para fins de registro do rock nacional e até como curiosidade musical, creio que vale a pena uma audição e até, para os que gostam de fazê-lo, um embarque numa "viagem sonora".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
Volbeat oficializa guitarrista e volta a ser quarteto
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Por que Diabolus in Musica é o pior álbum do Slayer, de acordo com o Loudwire
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio


As bandas de rock que não saíam dos ouvidos do saudoso piloto Ayrton Senna
A banda que Iggor Cavalera considera "mil vezes" mais importante que Beatles e Stones
Rock In Rio I: Pra quem tem menos de quarenta anos fica difícil imaginar
Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas


