AC/DC: eles tentavam cooptar fãs antes de viciarem em Pink Floyd na faculdade
Por Igor Miranda
Postado em 18 de janeiro de 2021
O AC/DC é uma das bandas mais "diretas" do rock. Desde o início, a premissa musical é a mesma: apresentar um hard rock fortemente influenciado pelo blues, sem tanta complexidade nas letras ou nas melodias. E dá muito certo.
Em entrevista à Rolling Stone, o guitarrista Angus Young revelou que essa proposta artística era usada para convencer os fãs em algum momento de suas vidas. Eles buscavam, em especial, seduzir esse público em potencial antes de entrarem para a faculdade e serem conquistados pelo Pink Floyd, com seu rock progressivo mais elaborado.
Tal mentalidade vinha, inclusive, do saudoso guitarrista Malcolm Young, irmão mais velho de Angus e o verdadeiro líder do AC/DC. "Mal", como era chamado, também era o responsável por consolidar a sonoridade básica do AC/DC, de poucas mudanças ao longo de sua carreira.
"Malcolm costumava dizer: 'sim, dizem que soamos a mesma coisa - porque somos a mesma banda, nós somos assim'. Nunca quisemos conquistar território que não fosse nosso. E Malcolm sempre dizia: 'nós vamos pegá-los (o público) em algum momento... podemos pegá-los antes de irem para a faculdade e curtirem Pink Floyd ou algo assim' (risos). Mas nós os pegamos ainda na juventude", comentou Angus.
Outra característica que marcou a carreira do AC/DC é a aversão às tendências musicais. A banda nunca buscou se adequar ao que estava na moda, especialmente nas décadas de 1980 e 1990, quando muitos de seus contemporâneos no rock mudaram seus estilos para se alinhar ao que era tocado nas rádios e na MTV.
Angus atribuiu esse conceito a George Young, irmão mais velho dele e de Malcolm, que produziu vários álbuns no início do AC/DC. Ainda na década de 1960, antes de seguir como produtor, George ficou famoso como integrante do grupo pop/rock The Easybeats - então, ele sabia do que estava falando.
"Ele (George) dizia que se conformar (com as tendências) era como receber o beijo da morte. Ele sempre dizia que isso era o beijo da morte para qualquer uma das grandes bandas. Ninguém gosta de ver uma banda chegando e depois mudando quem são, tentando ser quem eles não são. Então, ele sempre dizia: 'é tão poderoso poder tocar ao vivo, então, a arte é transmitir esse poder em um disco e fazer justiça a ele'", afirmou Angus.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
Filho de Rick Wakeman, Adam declara seu amor pelo Marillion e Mark Kelly
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Bob Daisley chama de "verdadeiro crime" falta de crédito em clássico de Ozzy Osbourne
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível

AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A lenda do rock que ajudou o AC/DC a abrir caminho nos EUA, segundo Malcolm Young
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
O significado do termo "classic rock", segundo Brian Johnson do AC/DC
O clássico do rock and roll que fez guitarrista do Korn querer tocar guitarra
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Heavy Metal: os vinte melhores álbuns da década de 80
Os dois bateristas mais subestimados da história do rock, na opinião de Lars Ulrich


