Como a sexy Tawny Kitaen salvou Whitesnake e a gravadora da falência
Por Igor Miranda
Postado em 12 de janeiro de 2021
O cineasta Marty Callner foi o diretor de vários videoclipes clássicos dos anos 80, incluindo os produzidos pelo Whitesnake para divulgar o álbum "1987". As músicas "Still of the Night", "Here I Go Again" e "Is This Love" ganharam clipes que, na visão dele, fizeram sucesso graças à modelo Tawny Kitaen.
Callner contou, nas redes sociais, como o impacto causado por Kitaen naqueles videoclipes não só alavancou as vendas do Whitesnake, que estava à beira da falência, como da própria gravadora da banda, a Geffen. O diretor também publicou uma foto ao lado de David Coverdale e da modelo - os dois namoraram e até se casaram naquela época, divorciando-se em 1991.
"Quando conheci David Coverdale, nos encontramos para almoçar. Ele tinha 5 dólares e um preservativo em sua carteira. Não tinha seguro de carro e estava hospedado no hotel Mondrian (ele não tinha dinheiro, mas o dono gostava dele), cantando jingles para o New York Seltzer (refrigerante) e basicamente fora do mercado", afirmou o cineasta, inicialmente, desmistificando a ideia de que o sucesso do álbum "Slide It In", lançado pelo Whitesnake em 1984, deixou a banda em boa situação financeira.
Em seu texto, Marty Callner continua: "Fui abordado pelo empresário de David, Howard Kaufman, que também representava o Heart, com quem eu trabalhava na época. Howard e John Kolodner me perguntaram se eu faria um clipe barato para o Whitesnake, porque a Geffen Records não tinha dinheiro para investir no projeto. Gostei da música e decidi ir em frente. Fizemos nosso primeiro vídeo, 'Still of the Night', que era uma canção de 9 minutos, com alguns músicos que nem tocavam no disco", disse.
O diretor sabia que o resultado inicial das filmagens não era bom, mas uma ideia envolvendo Tawny Kitaen, então namorada de David Coverdale, logo surgiu em sua cabeça. "Perto do final da filmagem, eu sabia que não tínhamos um clipe. Daí entrou Tawny Kitaen em minha casa, com David, e eu imediatamente perguntei se ela poderia estar no clipe. Eu sabia que seria a camada perfeita. Ela tinha tanta magia, tanto carisma, era tão sexy, tão doce, eu a amei imediatamente", afirmou.
Foi necessário, então, recorrer à Geffen para solicitar um orçamento extra. O problema é que a gravadora também estava afundada em dívidas, sem recursos para investir no clipe. "Pedi à Geffen US$ 35 mil para filmar Tawny em 16mm. O Mondrian me daria locação grátis e usaríamos um Jaguar deles, que mais tarde se tornaria infame em 'Here I Go Again' (junto do meu, risos). A Geffen disse 'não', os empresários disseram 'não', estávamos numa situação difícil", disse.
Dinheiro do próprio bolso
Apesar da recusa, Marty Callner não desistiu. Ele tirou dinheiro do próprio bolso para financiar os vídeos. Estava convicto de que aquele projeto daria certo.
"Virei para minha esposa Aleeza, meu anjo, e perguntei se deveríamos emprestar a eles o dinheiro para terminar o clipe. Ela disse: 'se você acredita, faça isso'", declarou.
Por fim, ele afirmou: "Graças a Aleeza, o resto é história. O Whitesnake acabou salvando a Geffen Records, começamos a fazer vídeos inovadores, incluindo 'Here I Go Again' e 'Is This Love'. Eles venderam milhões de discos, e Tawny se tornou uma superstar maior do que já era".
"1987" e o sucesso do Whitesnake
Lançado em 7 de abril de 1987, o álbum autointitulado do Whitesnake, também chamado de "1987", vendeu 8 milhões de cópias somente nos Estados Unidos. Boa parte desse sucesso é creditado, justamente, aos videoclipes das três músicas citadas anteriormente, que eram tocados exaustivamente na MTV - e todos eles traziam atuação de Tawny Kitaen.
Primeiro single do disco, "Still of the Night" demorou um pouco a engrenar em popularidade - tanto que chegou apenas à 79ª posição das paradas americanas. Com o tempo e a farta reprodução na MTV, a música passou a fazer sucesso de forma gradativa.
Em seguida, a regravação de "Here I Go Again" (a original consta no álbum "Saints & Sinners", de 1982) foi divulgada como single. O Whitesnake, enfim, emplacou: primeiro lugar nas paradas americanas e compacto de ouro no Reino Unido.
Para aproveitar o bom momento, "Is This Love" também foi promovida como single. Novamente, a banda obteve um bom resultado comercial, atingindo a segunda posição nos charts dos Estados Unidos.
Dívida
Todo esse sucesso serviu, em parte, para pagar as dívidas de David Coverdale antes do lançamento de "1987". Em entrevista à Rock Candy Magazine, no ano de 2018, o cantor relembrou: ""Eu estava preparado para o sucesso de '1987'? Profissionalmente, sim. Validou o trabalho duro daquele disco. O fato de termos dado seis passos para frente e quatro para trás antes dele não foi culpa só dos caras das formações anteriores. Algumas decisões empresariais não foram boas para nós".
Neste bate-papo, ele também atribuiu o sucesso do Whitesnake à MTV. "Foi ridículo aquele período, quando a MTV virou aquele monstro global. Eu ia para um quarto de hotel e quase sempre a MTV já estava na TV. E a cada 10 clipes exibidos, nove eram ou 'Still Of The Night', ou 'Is This Love', ou 'Here I Go Again'. Eu estava com Tawny em Los Angeles e não podia ir a lugar nenhum. Se parássemos em um sinal vermelho na Sunset Strip, éramos perseguidos por paparazzi", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps