Metallica: longa tour de "Master Of Puppets" contribuiu para "AJFA" ser tão técnico
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de janeiro de 2021
Lançado em setembro de 1988, "...And Justice For All" figura entre os melhores álbuns do METALLICA, além de ser o trabalho mais técnico da banda, musicalmente falando (cuidado esse que foi deixado de lado na produção, é bom que se diga). O disco, que marca a estreia oficial do baixista Jason Newsted, tem algumas das músicas mais complexas gravadas pela banda, como "Blackened", "The Shortest Straw", "The Frayed Ends Of Sanity", além da gigantesca faixa-título.
O guitarrista Kirk Hammett foi um dos responsáveis pelo álbum. Além de (obviamente) tocar guitarra em todas as músicas, ele também ajudou na composição de quatro das nove faixas. O músico, que está na banda desde 1982, falou sobre a complexidade das músicas durante o filme "Icons", produzido e veiculado pela Gibson, que teve trechos transcritos e publicados pelo site Metal Injection nesta terça-feira (5 de janeiro).
Segundo Kirk, a extensa turnê de divulgação de "Master Of Puppets" (1986) contribuiu para que as músicas de "... And Justice For All" fossem tão difíceis de tocar. "Após fazer a turnê com Ozzy [Osbourne] e tocar em todos os shows principais, começamos a aproveitar o fato de que, quando você está em turnê, o nível de sua habilidade de tocar é muito alto - 100%, e de repente, todos esses riffs estão saindo". E alguns desses riffs foram escritos na estrada, conforme Kirk explicou em seguida. "Nós experimentamos isso pela primeira vez. Escrevemos riffs durante a turnê de ‘Master Of Puppets’ e muitos desses riffs acabaram em "... And Justice For All".
Em outro trecho, Kirk afirma que na época que "... And Justice For All" foi escrito, era "importante" não apenas saber tocar, mas mostrar para todos que você sabia tocar. "No final dos anos 80, a cultura musical se direcionou para a proficiência musical, quão capaz você era com seu instrumento e quão virtuoso você poderia ser com sua técnica".
"...And Justice For All" foi lançado dia 7 de setembro de 1988. O álbum tem uma sonoridade um pouco diferente da apresentada nos três primeiros álbuns. Para alguns fãs, é o último trabalho que o quarteto lançou antes de "se vender" para o mainstream.
FONTE: Metal Injection
https://metalinjection.net/editorials/back-in-the-day/kirk-hammett-explains-why-metallicas-and-justice-for-all-was-so-technical
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps