Sepultura: Iggor explica como criou bateria de "Refuse/Resist", unindo metal e samba
Por Igor Miranda
Postado em 07 de maio de 2021
O baterista Iggor Cavalera, conhecido pelo trabalho com o Sepultura de 1984 até 2006, divulgou um vídeo em seu canal no YouTube sobre uma das músicas mais importantes de sua carreira. Trata-se de "Refuse/Resist", a faixa de abertura do álbum "Chaos A.D.", de 1993.
Na filmagem, que faz parte da série "Beneath the Drums", Iggor busca dissecar os detalhes da linha de bateria de "Refuse/Resist". O músico também tocou a música na íntegra, com câmeras focando em pontos cruciais de sua performance.
De acordo com Iggor, "Refuse/Resist" apresenta uma bateria com "combinação de batidas pesadas e elementos de samba. "Especialmente nos tons mais agudos (de 10"), toco percussão no estilo de tamborim. Foi uma das primeiras músicas em que misturei elementos pesados a batidas de samba", afirmou.
O baterista destacou que foi "divertido brincar com esses elementos". "São parte das minhas raízes na bateria, de quando eu era criança. Muitos desses elementos ainda estão comigo hoje em dia", disse.
A temática de "Refuse/Resist" também foi abordada por Iggor Cavalera, que definiu a música como "politicamente engajada, ainda relevante no momento em que vivemos". "Quando a escrevemos, estávamos nos referindo a coisas que aconteciam não só no Brasil, mas em outras partes do mundo, nos referindo ao controle da mídia, controle da polícia, sendo também uma forte afirmação contra o fascismo", comentou.
Retomando aspectos mais técnicos, Iggor Cavalera citou que a bateria no álbum "Chaos A.D." consiste em "bumbo duplo, surdo no meio e afinação aguda do tom e da caixa, trazendo à tona os elementos do samba". "Acho que foi o primeiro álbum em que experimentei tocar com surdo no meio", pontuou.
Assista ao vídeo completo, incluindo a performance de "Refuse/Resist", no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
Membro fundador do Gwar, Chuck Varga morre de câncer
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
Iggor Cavalera: por que ele recusou convite para entrar no Guns N' Roses
Por que Max Cavalera não queria que Sepultura virasse "o novo Metallica"
Como foi feito "Arise", o álbum do Sepultura que Max Cavalera mais gosta
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Max Cavalera e o vergonhoso incidente que o fez deixar de usar drogas e beber


