Sepultura: Iggor explica como criou bateria de "Refuse/Resist", unindo metal e samba
Por Igor Miranda
Postado em 07 de maio de 2021
O baterista Iggor Cavalera, conhecido pelo trabalho com o Sepultura de 1984 até 2006, divulgou um vídeo em seu canal no YouTube sobre uma das músicas mais importantes de sua carreira. Trata-se de "Refuse/Resist", a faixa de abertura do álbum "Chaos A.D.", de 1993.
Na filmagem, que faz parte da série "Beneath the Drums", Iggor busca dissecar os detalhes da linha de bateria de "Refuse/Resist". O músico também tocou a música na íntegra, com câmeras focando em pontos cruciais de sua performance.
De acordo com Iggor, "Refuse/Resist" apresenta uma bateria com "combinação de batidas pesadas e elementos de samba. "Especialmente nos tons mais agudos (de 10"), toco percussão no estilo de tamborim. Foi uma das primeiras músicas em que misturei elementos pesados a batidas de samba", afirmou.
O baterista destacou que foi "divertido brincar com esses elementos". "São parte das minhas raízes na bateria, de quando eu era criança. Muitos desses elementos ainda estão comigo hoje em dia", disse.
A temática de "Refuse/Resist" também foi abordada por Iggor Cavalera, que definiu a música como "politicamente engajada, ainda relevante no momento em que vivemos". "Quando a escrevemos, estávamos nos referindo a coisas que aconteciam não só no Brasil, mas em outras partes do mundo, nos referindo ao controle da mídia, controle da polícia, sendo também uma forte afirmação contra o fascismo", comentou.
Retomando aspectos mais técnicos, Iggor Cavalera citou que a bateria no álbum "Chaos A.D." consiste em "bumbo duplo, surdo no meio e afinação aguda do tom e da caixa, trazendo à tona os elementos do samba". "Acho que foi o primeiro álbum em que experimentei tocar com surdo no meio", pontuou.
Assista ao vídeo completo, incluindo a performance de "Refuse/Resist", no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Crypta oficializa Victória Villarreal como a nova integrante efetiva
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
O que fez o Rage cancelar a turnê no Brasil? Banda enfim explica todos os detalhes
Cachorro Grande retorna e anuncia novo álbum após hiato
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
Andria Busic lança primeiro álbum solo "Life As It Is" pela Dynamo Records
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Iggor Cavalera: por que ele recusou convite para entrar no Guns N' Roses
Por que Max Cavalera não queria que Sepultura virasse "o novo Metallica"
Como foi feito "Arise", o álbum do Sepultura que Max Cavalera mais gosta
O que Greyson Nekrutman trouxe ao Sepultura que outros bateristas não tinham
Andreas Kisser não descarta futuros shows do Sepultura após a turnê de despedida
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
Andreas Kisser explica o que diferencia o Jota Quest e justifica eles serem tão bons
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil


