Sobre o que fala a letra de "Iron Man", clássico do Black Sabbath?
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de junho de 2021
O clássico "Iron Man", lançado pelo Black Sabbath no álbum "Paranoid" (1970), é uma das músicas mais famosas de toda a discografia da banda. Mas sobre o que fala a letra escrita pelo baixista Geezer Butler e interpretada por Ozzy Osbourne?
Black Sabbath - Mais Novidades
Em vídeo postado no seu canal, o youtuber e jornalista musical Gustavo Maiato explicou os principais pontos por trás da letra que conta a história de um homem que presenciou o fim da humanidade e resolveu voltar no tempo para avisar as pessoas e tentar reverter o quadro enquanto ainda havia tempo.
Ao voltar para o presente, entretanto, o homem acaba se transformando em um ser de metal (Iron Man) e não consegue se comunicar com as pessoas sobre a proximidade do apocalipse. A humanidade não leva a sério o que ele diz e isso faz com que ele se revolte. No final, ele descobre que foi justamente ele o responsável por causar a destruição prevista.
Iron Man e o conceito da "profecia autorrealizável"
A letra da música gira em torno de um conceito chamado "profecia autorrealizável". O termo foi desenvolvido na década de 1940 pelo sociólogo Robert Merton e explica como as crenças que você tem no presente influenciam em suas ações no futuro.
"Imagina que você tem uma viagem de férias marcada para daqui uns meses. Só que você fica imaginando que vai ficar doente bem no dia. Isso pode fazer com que os fatos se desenvolvam de acordo com essa crença e no final você realmente estará doente no dia", explicou Gustavo no vídeo.
Dessa forma, a visão do fim do mundo fez com que o homem agisse de forma a concretizar o que viu. O vídeo também traz uma explicação do próprio Geezer Butler sobre a letra:
"O homem de ferro da história quer fazer o que é certo. Porém, a forma com que as pessoas o tratam o levam a tomar medidas extremas", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps