Steve Vai: músico pagou apenas 5 dólares em sua primeira guitarra
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de julho de 2021
O grande Steve Vai é um dos maiores nomes da história da guitarra e é (ou deveria ser) grande influência para praticamente todos os guitarristas, desde os anônimos até os mais conceituados.
Como todo grande representante de alguma arte, Steve Vai também tem os seus mestres e suas influências musicais. O guitarrista falou sobre este tema durante entrevista concedida à Paul Brannigan, que foi publicada no site da revista Classic Rock.
Steve revelou quais foram as músicas que transformaram sua vida. Entre as canções selecionadas, está "Heartbreaker", lançada pelo Led Zeppelin como faixa do segundo disco de estúdio da banda inglesa. Ao explicar sua escolha, o guitarrista disse que o referido álbum foi o responsável por despertar o desejo de tocar guitarra.
"Ouvir a cópia do ‘Led Zeppelin II’ da minha irmã Pam foi o momento decisivo para eu querer tocar guitarra. Esse disco era tudo para mim. Sempre pensei que uma guitarra era uma coisa linda e intocável que eu não merecia segurar, mas assim que ouvi o solo de ‘Heartbreaker’, algo mudou em mim, e pensei, não me importo com a minha insegurança, estou tocando guitarra".
Após decidir começar a tocar guitarra, faltava algo para o jovem Steve: comprar o instrumento. No problem. Ele conseguiu adquirir uma guitarra por um valor muito baixo, como revelou na sequência. "Comprei uma guitarra [da marca] Teisco Del Rey de um amigo por 5 dólares, comecei a aprender e tudo o que Jimmy Page [guitarrista do Led Zeppelin] representava era tudo que eu queria ser".
Caso você nunca tenha ouvido "Heartbreaker", confira a música no player a seguir. Porém, se depois de escutar a música alguém lhe oferecer uma guitarra por 5 dólares, desconfie.
As outras músicas que mudaram para sempre a vida de Steve Vai foram as seguintes: "The Rumble" (Leonard Bernstein), "Dance To The Music" (Sly And The Family Stone), "Burn Down The Mission" (Elton John), "Ogre Battle" (Queen), "Inca Roads" (Frank Zappa), "The Rite Of Spring" (Igor Stravinsky) e "House Where Nobody Lives" (Tom Waits).
FONTE: Classic Rock
https://www.loudersound.com/features/steve-vai-8-songs-that-changed-my-life
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
John Bush realiza primeiro show solo tocando material do Anthrax
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O maior baixista de todos os tempos, segundo o lendário produtor Rick Rubin
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial


Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Andreas Kisser: surpreendendo ao listar, de forma eclética, seus heróis na música


