Steve Vai: músico pagou apenas 5 dólares em sua primeira guitarra
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de julho de 2021
O grande Steve Vai é um dos maiores nomes da história da guitarra e é (ou deveria ser) grande influência para praticamente todos os guitarristas, desde os anônimos até os mais conceituados.
Como todo grande representante de alguma arte, Steve Vai também tem os seus mestres e suas influências musicais. O guitarrista falou sobre este tema durante entrevista concedida à Paul Brannigan, que foi publicada no site da revista Classic Rock.
Steve revelou quais foram as músicas que transformaram sua vida. Entre as canções selecionadas, está "Heartbreaker", lançada pelo Led Zeppelin como faixa do segundo disco de estúdio da banda inglesa. Ao explicar sua escolha, o guitarrista disse que o referido álbum foi o responsável por despertar o desejo de tocar guitarra.
"Ouvir a cópia do ‘Led Zeppelin II’ da minha irmã Pam foi o momento decisivo para eu querer tocar guitarra. Esse disco era tudo para mim. Sempre pensei que uma guitarra era uma coisa linda e intocável que eu não merecia segurar, mas assim que ouvi o solo de ‘Heartbreaker’, algo mudou em mim, e pensei, não me importo com a minha insegurança, estou tocando guitarra".
Após decidir começar a tocar guitarra, faltava algo para o jovem Steve: comprar o instrumento. No problem. Ele conseguiu adquirir uma guitarra por um valor muito baixo, como revelou na sequência. "Comprei uma guitarra [da marca] Teisco Del Rey de um amigo por 5 dólares, comecei a aprender e tudo o que Jimmy Page [guitarrista do Led Zeppelin] representava era tudo que eu queria ser".
Caso você nunca tenha ouvido "Heartbreaker", confira a música no player a seguir. Porém, se depois de escutar a música alguém lhe oferecer uma guitarra por 5 dólares, desconfie.
As outras músicas que mudaram para sempre a vida de Steve Vai foram as seguintes: "The Rumble" (Leonard Bernstein), "Dance To The Music" (Sly And The Family Stone), "Burn Down The Mission" (Elton John), "Ogre Battle" (Queen), "Inca Roads" (Frank Zappa), "The Rite Of Spring" (Igor Stravinsky) e "House Where Nobody Lives" (Tom Waits).
FONTE: Classic Rock
https://www.loudersound.com/features/steve-vai-8-songs-that-changed-my-life
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
O cantor que Bob Dylan chamou de "o maior dos maiores"


O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
"Acho que o brasileiro se odeia, aqui parece que o cara só pode chegar a um certo nível"


