Por que Kurt Cobain, do Nirvana, não curtia o clipe de "Smells Like Teen Spirit"
Por Igor Miranda
Postado em 20 de agosto de 2021
O videoclipe de "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, representou um marco para o rock na década de 1990. A música por si só já tinha uma aura de hit, mas a filmagem, dirigida por Samuel Bayer, trouxe uma estética que ditou tendências por anos.
Curiosamente, o vocalista e guitarrista do Nirvana, Kurt Cobain, não curtiu o clipe. Em uma entrevista à MTV exibida em 1994 (ano da morte de Cobain), legendada recentemente pelo canal Podcast Cortes e transcrita pelo Whiplash.Net, o líder da banda contou suas razões para não gostar do vídeo e revelou ter interferido na edição final, na tentativa de melhorar um pouco o resultado.
Inicialmente, Kurt diz que o Nirvana não teve grande controle na produção do vídeo. "Gosto desse vídeo em geral, mas não foi como imaginei na minha mente. Quando tenho ideias para vídeos, quero que seja produzido exatamente como o vejo em minha mente. Esse não foi assim. Não tivemos tempo suficiente, não nos preparamos o suficiente para ter o controle que queríamos", afirmou, conforme transcrito pelo Whiplash.Net.
O músico entendeu que a filmagem ficou muito artificial e remetia até mesmo a comerciais de TV exibidos na época.
"Tive reuniões com Sam Bayer e falei o que eu queria, tiramos fotos e tudo. Mas não era o que eu queria. Parecia um comercial de Time-Life (rede de lojas de discos e livros) para mim. Com um 'pano de fundo', ficou algo muito 'contemporâneo'. Sabe aqueles comerciais onde as pessoas estão sentadas, tentando vender algo como aspirinas em um comercial da AT&T (operadora de telefonia e internet)? É o que parecia para mim. Muito contemporâneo", comentou.
A edição feita por Samuel Bayer não convenceu Kurt Cobain, que interferiu no resultado e acrescentou cenas que, na visão dele, poderiam melhorar a produção.
"Sam editou, enviou para mim e eu não gostei. Voltei de última hora para Los Angeles e eu mesmo editei de novo. Coloquei cenas extras que estavam muito bem guardadas. Não quero me gabar, mas havia muitas cenas boas que não foram usadas. E se não tivessem sido usadas, teria sido um clipe ruim. A maior parte do material usado parecia artificial. Não houve espontaneidade. Então, coloquei partes espontâneas", disse.
Clipe de "Come as You Are"
O clipe de "Smells Like Teen Spirit" não agradou Kurt Cobain, mas a filmagem de "Come as You Are" deixou o músico bem satisfeito. A produção foi dirigida por Kevin Kerslake, que também trabalhou com a banda nos vídeos de "Lithium", "In Bloom" e "Sliver".
"As cores azuis e os roxos em meu rosto foram as minhas principais preocupações no vídeo de 'Come as You Are'. E eu quis um bebê debaixo d'água e um efeito de água. Em geral, eu diria que uma grande porcentagem desse vídeo ficou como eu havia pensado. Mas ele veio com a ideia de um cenário real, com as escadas, o lustre e coisas assim. Funcionou perfeitamente", declarou.
Por fim, Kurt destacou: "É ótimo trabalhar com alguém que também pode trazer suas próprias ideias e surpreender. Não é só chegar com a mesma visão que você já tem, mas traduzir isso e 'jogar' em suas próprias ideias. Faz funcionar ainda melhor, porque você tem mais coisas para se trabalhar".
O trecho da entrevista em que Kurt Cobain fala sobre videoclipes pode ser assistido, com legendas em português, no player a seguir.
A entrevista completa, em inglês e sem legendas, está disponível abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Quem inventou a frase "sexo, drogas e rock and roll"?
Como Max Cavalera reagiu ao primeiro encontro com o irmão Iggor em dez anos
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss


O que Kurt Cobain realmente pensava sobre as letras do Nirvana, segundo o próprio
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
O clássico que mudou o rock e tem bateria herdada da pista de dança dos anos 70
A música do Faith No More que nasceu no dia em que o mundo soube da morte de Kurt Cobain
O guitarrista britânico que Kurt Cobain não teria interesse em estudar, segundo Zakk Wylde
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain


