Por que Kurt Cobain, do Nirvana, não curtia o clipe de "Smells Like Teen Spirit"
Por Igor Miranda
Postado em 20 de agosto de 2021
O videoclipe de "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, representou um marco para o rock na década de 1990. A música por si só já tinha uma aura de hit, mas a filmagem, dirigida por Samuel Bayer, trouxe uma estética que ditou tendências por anos.
Curiosamente, o vocalista e guitarrista do Nirvana, Kurt Cobain, não curtiu o clipe. Em uma entrevista à MTV exibida em 1994 (ano da morte de Cobain), legendada recentemente pelo canal Podcast Cortes e transcrita pelo Whiplash.Net, o líder da banda contou suas razões para não gostar do vídeo e revelou ter interferido na edição final, na tentativa de melhorar um pouco o resultado.
Inicialmente, Kurt diz que o Nirvana não teve grande controle na produção do vídeo. "Gosto desse vídeo em geral, mas não foi como imaginei na minha mente. Quando tenho ideias para vídeos, quero que seja produzido exatamente como o vejo em minha mente. Esse não foi assim. Não tivemos tempo suficiente, não nos preparamos o suficiente para ter o controle que queríamos", afirmou, conforme transcrito pelo Whiplash.Net.
O músico entendeu que a filmagem ficou muito artificial e remetia até mesmo a comerciais de TV exibidos na época.
"Tive reuniões com Sam Bayer e falei o que eu queria, tiramos fotos e tudo. Mas não era o que eu queria. Parecia um comercial de Time-Life (rede de lojas de discos e livros) para mim. Com um 'pano de fundo', ficou algo muito 'contemporâneo'. Sabe aqueles comerciais onde as pessoas estão sentadas, tentando vender algo como aspirinas em um comercial da AT&T (operadora de telefonia e internet)? É o que parecia para mim. Muito contemporâneo", comentou.
A edição feita por Samuel Bayer não convenceu Kurt Cobain, que interferiu no resultado e acrescentou cenas que, na visão dele, poderiam melhorar a produção.
"Sam editou, enviou para mim e eu não gostei. Voltei de última hora para Los Angeles e eu mesmo editei de novo. Coloquei cenas extras que estavam muito bem guardadas. Não quero me gabar, mas havia muitas cenas boas que não foram usadas. E se não tivessem sido usadas, teria sido um clipe ruim. A maior parte do material usado parecia artificial. Não houve espontaneidade. Então, coloquei partes espontâneas", disse.
Clipe de "Come as You Are"
O clipe de "Smells Like Teen Spirit" não agradou Kurt Cobain, mas a filmagem de "Come as You Are" deixou o músico bem satisfeito. A produção foi dirigida por Kevin Kerslake, que também trabalhou com a banda nos vídeos de "Lithium", "In Bloom" e "Sliver".
"As cores azuis e os roxos em meu rosto foram as minhas principais preocupações no vídeo de 'Come as You Are'. E eu quis um bebê debaixo d'água e um efeito de água. Em geral, eu diria que uma grande porcentagem desse vídeo ficou como eu havia pensado. Mas ele veio com a ideia de um cenário real, com as escadas, o lustre e coisas assim. Funcionou perfeitamente", declarou.
Por fim, Kurt destacou: "É ótimo trabalhar com alguém que também pode trazer suas próprias ideias e surpreender. Não é só chegar com a mesma visão que você já tem, mas traduzir isso e 'jogar' em suas próprias ideias. Faz funcionar ainda melhor, porque você tem mais coisas para se trabalhar".
O trecho da entrevista em que Kurt Cobain fala sobre videoclipes pode ser assistido, com legendas em português, no player a seguir.
A entrevista completa, em inglês e sem legendas, está disponível abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
A música contra o capitalismo desenfreado que rendeu milhões para a banda
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum
Os 5 melhores discos do Slayer, segundo o Classic Rock History
Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?



Os momentos em que Eddie Vedder sempre acaba se lembrando de Kurt Cobain
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
A banda que "bateu" tão bem quanto o Nirvana, segundo Dave Grohl
10 discos dos anos 90 que são perfeitos, segundo o Classic Rock History
A arrepiante música do Nirvana que foi sua última gravação e último hit
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
Góticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80


