Por que Kurt Cobain, do Nirvana, não curtia o clipe de "Smells Like Teen Spirit"
Por Igor Miranda
Postado em 20 de agosto de 2021
O videoclipe de "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, representou um marco para o rock na década de 1990. A música por si só já tinha uma aura de hit, mas a filmagem, dirigida por Samuel Bayer, trouxe uma estética que ditou tendências por anos.
Curiosamente, o vocalista e guitarrista do Nirvana, Kurt Cobain, não curtiu o clipe. Em uma entrevista à MTV exibida em 1994 (ano da morte de Cobain), legendada recentemente pelo canal Podcast Cortes e transcrita pelo Whiplash.Net, o líder da banda contou suas razões para não gostar do vídeo e revelou ter interferido na edição final, na tentativa de melhorar um pouco o resultado.
Inicialmente, Kurt diz que o Nirvana não teve grande controle na produção do vídeo. "Gosto desse vídeo em geral, mas não foi como imaginei na minha mente. Quando tenho ideias para vídeos, quero que seja produzido exatamente como o vejo em minha mente. Esse não foi assim. Não tivemos tempo suficiente, não nos preparamos o suficiente para ter o controle que queríamos", afirmou, conforme transcrito pelo Whiplash.Net.
O músico entendeu que a filmagem ficou muito artificial e remetia até mesmo a comerciais de TV exibidos na época.
"Tive reuniões com Sam Bayer e falei o que eu queria, tiramos fotos e tudo. Mas não era o que eu queria. Parecia um comercial de Time-Life (rede de lojas de discos e livros) para mim. Com um 'pano de fundo', ficou algo muito 'contemporâneo'. Sabe aqueles comerciais onde as pessoas estão sentadas, tentando vender algo como aspirinas em um comercial da AT&T (operadora de telefonia e internet)? É o que parecia para mim. Muito contemporâneo", comentou.
A edição feita por Samuel Bayer não convenceu Kurt Cobain, que interferiu no resultado e acrescentou cenas que, na visão dele, poderiam melhorar a produção.
"Sam editou, enviou para mim e eu não gostei. Voltei de última hora para Los Angeles e eu mesmo editei de novo. Coloquei cenas extras que estavam muito bem guardadas. Não quero me gabar, mas havia muitas cenas boas que não foram usadas. E se não tivessem sido usadas, teria sido um clipe ruim. A maior parte do material usado parecia artificial. Não houve espontaneidade. Então, coloquei partes espontâneas", disse.
Clipe de "Come as You Are"
O clipe de "Smells Like Teen Spirit" não agradou Kurt Cobain, mas a filmagem de "Come as You Are" deixou o músico bem satisfeito. A produção foi dirigida por Kevin Kerslake, que também trabalhou com a banda nos vídeos de "Lithium", "In Bloom" e "Sliver".
"As cores azuis e os roxos em meu rosto foram as minhas principais preocupações no vídeo de 'Come as You Are'. E eu quis um bebê debaixo d'água e um efeito de água. Em geral, eu diria que uma grande porcentagem desse vídeo ficou como eu havia pensado. Mas ele veio com a ideia de um cenário real, com as escadas, o lustre e coisas assim. Funcionou perfeitamente", declarou.
Por fim, Kurt destacou: "É ótimo trabalhar com alguém que também pode trazer suas próprias ideias e surpreender. Não é só chegar com a mesma visão que você já tem, mas traduzir isso e 'jogar' em suas próprias ideias. Faz funcionar ainda melhor, porque você tem mais coisas para se trabalhar".
O trecho da entrevista em que Kurt Cobain fala sobre videoclipes pode ser assistido, com legendas em português, no player a seguir.
A entrevista completa, em inglês e sem legendas, está disponível abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado

O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Como Kurt Cobain teve a ideia de escrever "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
A curiosa diferença entre Nirvana e Soundgarden no começo da carreira
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
O motivo por trás do ódio que Kurt Cobain sentia pelo fenomenal Phil Collins do Genesis
Para Kurt Cobain, Jon Bon Jovi era uma "pedaço de m*rda desesperado e sem talento"


