Paulo Ricardo: as semelhanças e diferenças entre Renato Russo e Cazuza, segundo ele
Por Igor Miranda
Postado em 08 de setembro de 2021
Renato Russo, vocalista da Legião Urbana, e Cazuza, cantor do Barão Vermelho que lançou-se também em carreira solo, são dois dos maiores representantes do rock brasileiro. Os artistas ficaram populares inicialmente na década de 1980 e faleceram nos anos 1990, ambos devido ao vírus HIV, mas seguem venerados pelos fãs até os dias de hoje.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em entrevista ao Vênus Podcast, com transcrição do Whiplash.Net, o vocalista e baixista Paulo Ricardo, ex-RPM, refletiu brevemente sobre as semelhanças e diferenças entre Renato Russo e Cazuza. Os dois cantores eram muito "doces" e "cultos", mas tinham personalidades distintas, na visão de Paulo.
Inicialmente, o ex-frontman do RPM declarou: "Renato era um cara tipo 'vamos tomar um chá?'. Cazuza e ele tinham essa dupla personalidade: o Clark Kent e o Superman. Os dois eram muito doces, muito cultos".
Renato Russo e Cazuza não tinham grande diferença de idade - o primeiro era dois anos mais jovem que o segundo. Porém, a forma como eles agiam permitia, facilmente, pensar que o líder da Legião Urbana era mais velho que a voz do Barão Vermelho.
"O Renato parecia ter uma alma mais 'velha'. Cazuza, não. Parecia uma alma mais nova. Parecia aquele diabinho dos quadrinhos, o Brasinha. Era um demônio da tasmânia. Não parava quieto. Era irônico, debochado. O Renato, não: era mais sarcástico, com um humor mais fino", explicou Paulo.
Uma das grandes semelhanças entre os dois estava ligada a como eles agiam após consumirem bebidas alcoólicas, pontuou o vocalista/baixista. "Os dois, quando bebiam muito, ficavam incontroláveis", declarou, por fim, sem entrar em detalhes.
Na ocasião, Paulo Ricardo também se lembrou de quando gravou uma versão de "A Cruz e a Espada" junto de Renato Russo. Assista abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps