Metallica: "Éramos muito esnobes e detonamos", relembra Jason sobre o "Black Album"
Por Emanuel Seagal
Postado em 03 de setembro de 2021
Jason Newsted, ex-baixista do Metallica, falou à Kerrang sobre o enorme sucesso do "Black Album", do Metallica.
"Trinta anos depois, quantas milhares de bandas de todas as línguas, formas, cores e dialetos foram influenciadas pelo que fizemos? O AC/DC e o Iron Maiden derrubaram os muros, levando essa música a lugares que ela nunca tinha chegado. Isso nos deu a chance e nós detonamos.", afirmou Jason.
O baixista admitiu ter ficado receioso quando Bob Rock, produtor do Motley Crue foi sugerido para produzir o quinto álbum da banda, após três colaborações de sucesso com Flemming Rasmussen, nos discos "Ride The Lightning", "Master of Puppets" e "...And Justice For All".
"Esses planetas iriam colidir ou se alinhar? '...And Justice For All' vendeu muitos discos, nós nos saímos muito bem na turnê, então todos nós provavelmente nos tornamos multimilionários em 19 ou 20 meses. Então, estamos chegando como essas pessoas super esnobes, arrogantes e cheias de si. Mas ele é ele e já tem seu pedigree também. Há muitos que podem dizer: 'Eu posso fazer soar assim' e 'Você vai ser o próximo grande sucesso', mas há poucas pessoas que conseguem realmente fazer isso."
Segundo Jason Newsted, a faixa "Nothing Else Matters", que é criticada por fãs como prova de que o Metallica tenha ficado "suave", serviu como o porta de entrada para um grande número de novos fãs.
"Aquela música suave derruba todas as paredes para que 'Battery' e 'Fight Fire With Fire' cheguem até essas pessoas. Sem a música suave, isso tudo poderia ter acontecido? Sem a música suave, estaríamos falando sobre a relevância de tudo isso agora? Sem a música suave, teríamos sido capazes de levar o 'RAARGH!' para o mundo da maneira que fizemos?", questionou ele.
Segundo ele a banda não pensava "qual será a reação negativa disso?" mas sim "o que podemos realizar agora?".
"Eu lembro de olhar uma National Geographic e tinha um cara no meio de um campo de arroz no Vietnam com uma camiseta do Metallica. Como diabos eu poderia prever que nossa música chegaria até esse cara assim como a música dos nossos heróis chegaram até nós? Como eu, aos oito anos de idade, podia curtir Parliament e Funkadelic sendo um garoto branco como a neve no meio de uma fazenda em Michigan? Como isso acontece?"
Confira a matéria na íntegra na Kerrang.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
O álbum gravado sob intensa tristeza que se tornou um dos maiores do Queen, conforme Brian May


As músicas menos conhecidas do Metallica que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
A resposta do Metallica aos fãs após mudança misteriosa nas redes sociais
Metallica muda foto do perfil no Facebook e fãs especulam novidades
A música do Metallica que Jesse Leach (Killswitch Engage) adoraria regravar
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
O cantor que viu o Metallica ao vivo e achou que a banda não iria a lugar nenhum
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Classic Rock aponta a melhor música do Metallica nos anos 90 (e a escolha surpreende)
Kirk Hammett e Kiko Loureiro: "Não dá nem pra comparar", diz Bill Hudson, da NorthTale


