Ronnie James Dio: por que a MTV e o Poison mataram o heavy metal, segundo ele
Por Igor Miranda
Postado em 19 de outubro de 2021
A MTV era vista como vilã do heavy metal por Ronnie James Dio. O saudoso vocalista, falecido em 2010, acreditava que a emissora havia sido a responsável por matar o gênero musical em questão.
Em uma entrevista em vídeo concedida na década de 2000, transcrita pelo site Rock and Roll Garage, Ronnie explicou seu ponto de vista e envolveu até mesmo as bandas do chamado hard rock oitentista, com uma menção especial ao Poison. Para o cantor, a dinâmica da MTV fazia com que grupos de metal mudassem sua essência em busca de espaço na programação.
"A MTV matou o Heavy Metal. Você tinha que ter um videoclipe, o que é verdade, senão você estava condenado. E acho que todos nós odiamos isso. Aqueles que não cresceram na era do vídeo odiavam, porque tínhamos que nos transformar em algo que competia com uma coisa que não gostávamos. Havia as bandas de hair metal surgindo", afirmou, inicialmente.
Na visão de Dio, as bandas de glam metal da década de 1980 eram "apenas sobre como era o visual, a quantas festas os integrantes conseguiam ir e quantas garotas de 14 anos eles conseguiam pegar depois dos shows". "A música deles era uma porcaria. Destruíram o que o resto de nós havia criado. Todos eram colocados no mesmo lugar na MTV", disse.
Dando nome aos bois, o vocalista prosseguiu: "Deveria haver uma placa dizendo: 'o Poison matou tudo'. Esse tipo de banda realmente fez isso. Essas 'coisas' de sair e usar maquiagem, sabe. O que é isso? Não é metal. Desculpe, não é. Virou mais o mundo do Bon Jovi do que o mundo do Led Zeppelin. De repente, ninguém sabe o que é. Quando comecei, por sorte, era uma forma de música, um hard rock. De repente, você não é mais o que era".
O trecho da entrevista em que Ronnie James Dio fala sobre a MTV e a "morte" do heavy metal pode ser assistido no vídeo a seguir, em inglês e sem legendas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
Bob Daisley esclarece rumores sobre saída de Randy Rhoads da banda de Ozzy
A banda famosa que Kurt Cobain dizia ter uma música que "era uma porcaria"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett

O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo James Hetfield do Metallica
Os 5 músicos com quem Gene Simmons comprou algumas das maiores brigas de sua carreira
O hino que Ronnie James Dio considerava a música perfeita de Rock clássico
O cantor favorito de Kerry King do Slayer: "Dio sempre foi meu número dois, desculpa cara!"


