Ronnie James Dio: por que a MTV e o Poison mataram o heavy metal, segundo ele
Por Igor Miranda
Postado em 19 de outubro de 2021
A MTV era vista como vilã do heavy metal por Ronnie James Dio. O saudoso vocalista, falecido em 2010, acreditava que a emissora havia sido a responsável por matar o gênero musical em questão.
Em uma entrevista em vídeo concedida na década de 2000, transcrita pelo site Rock and Roll Garage, Ronnie explicou seu ponto de vista e envolveu até mesmo as bandas do chamado hard rock oitentista, com uma menção especial ao Poison. Para o cantor, a dinâmica da MTV fazia com que grupos de metal mudassem sua essência em busca de espaço na programação.
"A MTV matou o Heavy Metal. Você tinha que ter um videoclipe, o que é verdade, senão você estava condenado. E acho que todos nós odiamos isso. Aqueles que não cresceram na era do vídeo odiavam, porque tínhamos que nos transformar em algo que competia com uma coisa que não gostávamos. Havia as bandas de hair metal surgindo", afirmou, inicialmente.
Na visão de Dio, as bandas de glam metal da década de 1980 eram "apenas sobre como era o visual, a quantas festas os integrantes conseguiam ir e quantas garotas de 14 anos eles conseguiam pegar depois dos shows". "A música deles era uma porcaria. Destruíram o que o resto de nós havia criado. Todos eram colocados no mesmo lugar na MTV", disse.
Dando nome aos bois, o vocalista prosseguiu: "Deveria haver uma placa dizendo: 'o Poison matou tudo'. Esse tipo de banda realmente fez isso. Essas 'coisas' de sair e usar maquiagem, sabe. O que é isso? Não é metal. Desculpe, não é. Virou mais o mundo do Bon Jovi do que o mundo do Led Zeppelin. De repente, ninguém sabe o que é. Quando comecei, por sorte, era uma forma de música, um hard rock. De repente, você não é mais o que era".
O trecho da entrevista em que Ronnie James Dio fala sobre a MTV e a "morte" do heavy metal pode ser assistido no vídeo a seguir, em inglês e sem legendas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Pela primeira vez, Dave Grohl fala abertamente sobre morte de Taylor Hawkins
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
A única música do Motörhead que Lemmy Kilmister achava ruim
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco


Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
O vocalista que Paul Gilbert tentou recriar na guitarra; "não conseguia cantar como ele"
As músicas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio havia escrito para o Black Sabbath
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Mascotes do Metal: os dez maiores segundo The Gauntlet
As 10 músicas do Heavy Metal que moldaram o gênero nos anos 80


