Bruce Dickinson: confirmando que as coisas sempre são como Steve Harris quer que sejam
Por Bruce William
Postado em 20 de novembro de 2021
Durante conversa com a Loudersound, Bruce Dickinson explicou o processo de criação do Iron Maiden.
"Chegamos ao estúdio sem ter nada planejado, olhamos um para o outro e mandamos: 'Ok, o que você tem?'. Daí Steve ou Adrian mostram um riff ou parte de uma música e eu aprovo, incentivo a seguir em frente. O processo é como um cruzamento entre um jogo de tênis e uma exibição de malabarismo, no fim a gente vê o que vai sair. Steve é muito mais controlador sobre suas coisas, digamos. Ele pode pegar um riff de Janick (Gers) ou Adrian (Smith) e desaparecer por três ou quatro dias, daí ele ressurge e diz: 'Certo, tenho três músicas prontas!' A pressão que ele coloca sobre si mesmo é fenomenal, e ele sempre está à altura do desafio.
Bruce prossegue: "Quando Steve e eu nos sentamos para trabalhar nos vocais e linhas da melodia, ele está com os arranjos definidos com muita precisão e, muitas vezes, ele terá, em sua mente, um lugar muito específico para cada sílaba da letra. Como vocalista, meu trabalho é buscar os espaços onde possa me introduzir na performance. Se você pensar nisto como o horizonte de uma cidade, com blocos de arranha-céus, eu estou rolando e mergulhando, ondulando em torno dessa grade, encontrando meu próprio caminho. Ao longo de nossa carreira, aprendemos a trabalhar e ler um ao outro".
"Steve é muito exigente, mas eu entendo seu jeito", explica o cantor. "E com o passar dos anos minha voz ficou mais encorpada e muito mais sólida nos registros mais graves. Ganhei novas tonalidades à medida que envelheci, e isso abriu a possibilidade de criar uma série de novas vias de expressão. O que é empolgante, tanto para Steve quanto para mim, eu penso".
Daí o entrevistador pergunta: "E se você não gostar do que ele escreveu, existe uma votação democrática sobre quais ideias de músicas serão gravadas pela banda?": "No fim das contas a banda é do Steve, na verdade, (foi assim) desde o primeiro dia. Você já esteve com ele? Se ele quer uma música no álbum, esta música vai estar no álbum, acredite em mim" responde Bruce, entre risos.
FONTE: Loudersound
https://www.loudersound.com/features/the-art-of-war-how-iron-maiden-made-the-epic-senjutsu
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
A profissão pós-Megadeth que Mustaine gostaria de seguir, e até cortaria o cabelo para tal
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"


Bruce Dickinson encontra "Dustin", de Stranger Things; "Coisas estranhas em New Jersey"
Os três baixistas que substituíram a figura paterna para Frank Bello (Anthrax)
As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
A resposta de Nicko McBrain a rumor sobre saída de Dave Murray
Adrian Smith quer aposentar música do UFO que serve como intro dos shows do Iron Maiden
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Iron Maiden: o vocal que quase substituiu Bruce Dickinson em 93
Andre Matos - "Não estava preparado para cantar no Maiden!"


