Bruce Dickinson: confirmando que as coisas sempre são como Steve Harris quer que sejam
Por Bruce William
Postado em 20 de novembro de 2021
Durante conversa com a Loudersound, Bruce Dickinson explicou o processo de criação do Iron Maiden.
"Chegamos ao estúdio sem ter nada planejado, olhamos um para o outro e mandamos: 'Ok, o que você tem?'. Daí Steve ou Adrian mostram um riff ou parte de uma música e eu aprovo, incentivo a seguir em frente. O processo é como um cruzamento entre um jogo de tênis e uma exibição de malabarismo, no fim a gente vê o que vai sair. Steve é muito mais controlador sobre suas coisas, digamos. Ele pode pegar um riff de Janick (Gers) ou Adrian (Smith) e desaparecer por três ou quatro dias, daí ele ressurge e diz: 'Certo, tenho três músicas prontas!' A pressão que ele coloca sobre si mesmo é fenomenal, e ele sempre está à altura do desafio.
Bruce prossegue: "Quando Steve e eu nos sentamos para trabalhar nos vocais e linhas da melodia, ele está com os arranjos definidos com muita precisão e, muitas vezes, ele terá, em sua mente, um lugar muito específico para cada sílaba da letra. Como vocalista, meu trabalho é buscar os espaços onde possa me introduzir na performance. Se você pensar nisto como o horizonte de uma cidade, com blocos de arranha-céus, eu estou rolando e mergulhando, ondulando em torno dessa grade, encontrando meu próprio caminho. Ao longo de nossa carreira, aprendemos a trabalhar e ler um ao outro".
"Steve é muito exigente, mas eu entendo seu jeito", explica o cantor. "E com o passar dos anos minha voz ficou mais encorpada e muito mais sólida nos registros mais graves. Ganhei novas tonalidades à medida que envelheci, e isso abriu a possibilidade de criar uma série de novas vias de expressão. O que é empolgante, tanto para Steve quanto para mim, eu penso".
Daí o entrevistador pergunta: "E se você não gostar do que ele escreveu, existe uma votação democrática sobre quais ideias de músicas serão gravadas pela banda?": "No fim das contas a banda é do Steve, na verdade, (foi assim) desde o primeiro dia. Você já esteve com ele? Se ele quer uma música no álbum, esta música vai estar no álbum, acredite em mim" responde Bruce, entre risos.
FONTE: Loudersound
https://www.loudersound.com/features/the-art-of-war-how-iron-maiden-made-the-epic-senjutsu
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida


O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Paul Di'Anno em 2005 sobre Bruce Dickinson: "Não tem a voz para me substituir"
O clássico do Black Sabbath cantado por Dio que inspirou música do Iron Maiden


