Matérias Mais Lidas

imagemSlash falhou em seguir o conselho de Keith Richards, que mesmo assim foi lá e o apoiou

imagemA visionária melhor música do Genesis na opinião de Steve Hackett

imagemJulian Lennon relembra quando Paul McCartney escreveu "Hey Jude" para ele

imagemRandy Rhoads gostava de tocar as músicas do Black Sabbath?

imagemTony Iommi: surpreendendo ao eleger seu "Deus do Rock"

imagemA opinião de Rita Lee sobre a fenomenal Cássia Eller

imagemO dia que Ivete Sangalo arrasou cantando Slayer com João Gordo na TV aberta

imagemAmilcar Christófaro diz que chegou a sondar Vitor Rodrigues para retornar ao Torture Squad

imagemNoel Gallagher revela seu único arrependimento em sair do Oasis

imagemCinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa

imagemA hilária crítica de Roberto Frejat contra fala cheia de "pretensão" do Bon Jovi

imagem"Raimundos nunca quis ser manual de conduta para ninguém", diz Digão

imagemOs curiosos dois significados da expressão "Eu quero ver o oco", segundo Digão

imagemTuomas Holopainen achou que o Nightwish fosse acabar após saída de Marko Hietala

imagemDicionário do Metal: cinco bandas com a letra A


Samael Hypocrisy
Lift Detox

Ronnie James Dio: a real opinião dele sobre Ozzy Osbourne, resumida em entrevistas

Por Igor Miranda
Postado em 04 de novembro de 2021

Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio foram, certamente, os vocalistas mais marcantes que o Black Sabbath já teve. O primeiro, da formação original, gravou nove álbuns de estúdio com a banda. O segundo, responsável por substituir o anterior, esteve em três discos sob o nome do Sabbath e mais um com a alcunha Heaven & Hell.

Foto: Capa da Biografia Rainbow In The Dark
Foto: Capa da Biografia Rainbow In The Dark

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É de conhecimento público que havia uma certa rixa entre os dois cantores, mas existem poucas declarações na imprensa de um falando sobre o outro. Ciente disso, o site Rock and Roll Garage resgatou uma série de entrevistas onde Dio, geralmente um pouco mais aberto a falar sobre o tema, expressa sua opinião sobre Ozzy.

Ainda em 1985, quando já estava fora do Sabbath, Ronnie foi perguntado sobre seu antecessor na banda durante entrevista a Steve Newton. Na ocasião, o jornalista quis saber o que ele achava da carreira solo de Osbourne, que vivenciava uma alta em popularidade no período.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Acho que ele foi muito sortudo por ter Randy (Rhoads, guitarrista falecido em 1982) no início", declarou Dio. "Quando ele perdeu Randy, ele perdeu a maior parte disso, eu acho. Tiveram sorte de ter Bob Daisley (baixista e compositor) para mais dois álbuns e compor todo o material dele. Pois Ozzy notoriamente não compõe, embora tenha créditos a ele ali", completou.

Na época, Bob Daisley havia anunciado sua saída da banda de Ozzy Osbourne. Dio, então, comentou: "Vamos ver quem irá compor material para ele desta vez, pois Bob não está mais na banda. O material dele é bom, é bem feito, é interessante. Mas Ozzy tem muita personalidade e gosto bastante das coisas que ele fez".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Opinião forte com o passar dos anos

O discurso de Ronnie James Dio a respeito de Ozzy Osbourne mudou a partir da década de 1990, especialmente após seu breve retorno ao Black Sabbath para gravar o álbum "Dehumanizer" (1992). A reunião chegou ao fim justamente por causa do Madman: o Sabbath aceitou abrir dois shows que seriam a despedida de Ozzy dos palcos, pois o cantor havia sido diagnosticado com Parkinson - algo que ele descobriu não se aplicar naquele momento.

Já em 2002, em entrevista a Eric Blair transcrita pelo Rock and Roll Garage, Dio comentou que havia se recusado a participar daqueles shows desde o momento em que foi avisado. O vocalista demonstrou irritação ao lembrar-se de declarações anteriores de Osbourne sobre ele e seus colegas de Sabbath, incluindo uma alegação de que o guitarrista Tony Iommi seria homossexual.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Fizemos quase dois meses de turnê na América e eles ainda achavam que eu faria aqueles shows. Duas semanas antes, Geezer (Butler, baixista) perguntou se eu realmente iria fazer e eu disse: 'eu te falei, vou repetir, não farei - como você pode fazer isso para alguém que chamou seu guitarrista de homossexual, sabendo que ele não é?'", disse.

Ele completa: "Não me interessa a orientação sexual dos outros, mas Tony não é gay e isso deveria tê-lo chateado, por não ser verdade. Talvez nada chateasse Tony, pois talvez o dinheiro fosse mais importante. Mas isso me chateou. Também era minha banda e eu me recusava a aceitar isso. Fora as coisas horríveis que ele disse sobre mim. Não havia razão para eu 'demonstrar respeito a Ozzy'. Pra começar, eu não o respeitava".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Depois, mais calmo, Dio se corrigiu, mas seguiu afiado: "Não posso dizer que não respeito Ozzy, pois ele é um dos caras da banda que criou o heavy metal. Ozzy sempre foi um grande amigo meu enquanto eu não estava no Sabbath, mas quando eu estava, ele sempre agiu como um miserável que só falava mal de mim. E eu sempre falei coisas boas sobre ele. Ele não merece respeito devido à falta de respeito que me ofereceu. Depois de eu ter tanto anos de carreira, não é meu trabalho ficar ajoelhado em respeito a ele. Quando você conseguir cantar como eu, eu te mostro respeito".

The Osbournes

Ainda durante a entrevista a Eric Blair, Ronnie James Dio foi perguntado sobre a série The Osbournes, reality show em que Ozzy Osbourne mostrava a vida de sua família. A produção televisiva fez bastante sucesso na época, mas gerou críticas por parte de Dio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Não assisti. [...] Acho um pecado pegarem esse cara cujo legado deveria ser o que criou com o Black Sabbath e abri-lo como uma lata de sardinhas, tipo: 'aqui está, isso é o que você tem agora'. É triste. Eu o aplaudo por fazer o que quer. Nunca tive problema com isso. Mas saudá-lo e falar 'depois de todas as coisas que aconteceram'... não. Ele não merece isso de mim. Mas não falo coisas ruins dele. Por que deveria? Não vai mudar a vida de ninguém".

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Siga Whiplash.Net: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Receba as novidades do Whiplash.Net por WhatsApp


Stamp
Summer Breeze


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tony Iommi diz que Ronnie James Dio deu um sopro de vida ao Black Sabbath

Tony Iommi não queria mandar Ozzy Osbourne embora, mas demissão foi inevitável

O maior álbum de todos os tempos, na opinião do saudoso Ronnie James Dio

Black Sabbath lança versão deluxe de "Mob Rules", com faixas bônus

Ronnie James Dio agora também tem seu boneco Funko Pop

Quarentões: 10 discos de heavy metal que completarão 40 anos em 2023

O maior disco de heavy metal da história, na opinião de Doro Pesch

A reflexão de Ronnie James Dio sobre o papel da religião e o mal em sua música

Ronnie James Dio: "'Holy Diver' é sobre Cristo em outro lugar, não a Terra"

Ronnie James Dio: "Não sou satanista, mas aquele simbolismo é ótimo para a arte"

Dez álbuns clássicos do heavy metal que têm menos de dez faixas

Calendário do Rock: uma música por ano, de 1970 até 2022

A missão que Ronnie James Dio deu a Lzzy Hale após seu último show

Tobias Sammet revela seu cantor favorito, que para ele, é de outro mundo

Rob Halford exalta Ronnie James Dio como "deus do rock"

Ronnie James Dio: "Ozzy não canta como eu, Gillan ou Rob"

IGN Music: os álbuns de Metal mais influentes segundo o site

Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"

Aerosmith: curiosidades sobre a voz de Steven Tyler

Os dez maiores picaretas da música internacional


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda.