Blaze Bayley: "Diziam que o Nirvana seria o novo Judas Priest ou o novo Iron Maiden"
Por Emanuel Seagal
Postado em 09 de dezembro de 2021
O vocalista Blaze Bayley (Wolfsbane, ex-Iron Maiden) falou em conversa no podcast Metal Talk sobre como a ascensão do grunge no início dos anos 90 tirou a maioria das bandas de hard rock do rádio e da MTV, fazendo com que a venda de álbuns e ingressos para as turnês despencassem.
Quando o entrevistador mencionou que muitos fãs acreditam que Blaze não foi valorizado o suficiente pela sua importância no Iron Maiden, por ter assumido o grupo "em um período em que não se sabia se a banda iria sobreviver" e que havia uma dependência do Bruce Dickinson, Blaze disse: "É muito pior que isso. Esqueça a situação com o Bruce, ele tinha que fazer o que ele tinha que fazer, ele precisava dar um tempo. Nós estávamos enfrentando o grunge. No Reino Unido a imprensa britânica dizia: 'Iron Maiden é um dinossauro que não vai durar outro álbum'. É isso. No que lhes dizia respeito a banda estava acabada, e eles pegaram as facas e estavam apunhalando o Maiden nas costas o máximo que podiam e foi horrível, e eles estavam descartando o álbum 'The X Factor' antes mesmo de termos qualquer música. Steve Harris me disse: 'Não me importa quem faz as músicas, elas só tem que ser ótimas.' E nós trabalhamos e criamos um álbum, eu acho, de boa música."
Ele acrescentou: "No ano em que entrei para o Iron Maiden a EMI vendeu todas as fábricas que tinham para produzir vinis, CDs e fitas cassete. Eles estavam saindo da manufatura, que era o pilar da indústria da música. Pedaços de plástico que você entrava em uma loja de discos e comprava, seja vinil, cassete ou CD. Todos aqueles pedaços de plástico, de repente as vendas estavam despencando. A EMI se mandou. Eles pensaram que tudo seria digital. Agora sabemos que eles estavam fazendo acordos com a Apple e tudo mais, então, tudo estava indo mal. Tudo estava contra nós. A forma do mundo da música estava mudando. Quando fizemos 'The X Factor' e eles disseram que o Nirvana seria o novo Judas Priest ou o novo Iron Maiden, foi bizarro , mas era isso que estávamos enfrentando."
"Nós tocamos em Seattle no auge do grunge, e o público estava dividida, visivelmente, dos verdadeiros fãs de metal, que estavam nas primeiras cinco ou dez fileiras, 'Maiden é minha banda. Estou aqui para ver o Maiden. É isso. Eu vim para ouvir as novas músicas, e atrás estava o público 'Eu vim para ver o último show desse dinossauro. Quero dizer que vi a última turnê do Iron Maiden.' Foi horrível, absolutamente horrível e foi isso que aconteceu e foi o que estávamos enfrentando no 'The X Factor' e 'Virtual XI'. No Reino Unido, as revistas diziam 'Maiden está morto'. Estávamos tocando, em todo o mundo, para 10 mil pessoas por noite, estádios com 70 mil pessoas, 50 mil, sendo atração de festivais gigantes, mas no Reino Unido, em nossa casa, eles diziam: 'Maiden está morto. Maiden acabou.' Bem, onde eles estão agora? O grunge se foi. O heavy metal ficou, e o Maiden ficou. Sabe, o Black Sabbath teve uma reunião, o Deep Purple também, e a EMI pressionou a banda: 'Precisamos de uma reunião para recuperar o interesse no Iron Maiden.' E longe de mim de ficar no caminho. Bruce voltou e isso me deu uma oportunidade maravilhosa de começar minha carreira solo. É preciso ter um Iron Maiden no planeta Terra, é assim que eu sinto", concluiu.
Confira o bate-papo completo no player a seguir.
O último álbum solo de Blaze Bayley, "War Within Me", foi lançado em abril e pode ser ouvido abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Sepultura anuncia último show na Europa
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
Bruce Dickinson afirma não ter prestado muita atenção no Iron Maiden com Blaze Bayley
Em festival alemão, Blaze Bayley toca música que o Iron Maiden nunca executou ao vivo


