Como competição com Legião Urbana mudou estilo de composição de Cazuza?
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de janeiro de 2022
O compositor Cazuza, falecido em 1990, foi profundamente influenciado por Renato Russo e sua banda Legião Urbana. Em entrevista para a jornalista Marília Gabriela concedida em 1988, resgatada pelo canal do Ninho Moraes e com trechos reunidos pelo Podcortes Retrô, o músico conta como o surgimento do Legião e sua "inveja criativa" por Renato Russo influenciou sua maneira de compor músicas.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Eu compito com o Renato Russo. Quando ele pintou com o Legião Urbana, senti uma inveja, sabe? Esse cara era melhor que eu, que loucura! Ele estava fazendo uma coisa que eu queria fazer. Aí comecei a compor coisas diferentes. Você fica com inveja do trabalho do cara. Acha que é tão bom quanto o teu. É tipo uma ‘inveja criativa’. Meu trabalho cresceu tanto a partir dessa inveja. Comecei a escrever coisas diferentes. Saí daquela dor de cotovelo. Aquele nhem nhem nhem. O Renato falava muito da geração dele. Então pensei: ‘Vou falar da minha geração também!’. Quis falar sobre o Brasil", refletiu.
Em outra entrevista publicada pelo canal do Heliomar Nascimento, Renato Russo conta sua versão dessa influência na vida e obra de Cazuza.
"Sempre vou me lembrar do lançamento de 'Que País é Este', que o Cazuza foi. Nessa época, ele estava um pouco doente já. Achei muito bonito ele falar que quando ouviu 'Que País é Este' ele teve essa tal da 'inveja criativa'. Aí então ele escreveu 'Brasil'. Acho essa uma das maiores letras do nosso país", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps